Onde matar a saudade da comida brasileira em Londres!

Published

on

Não tem como morar em outro país e não sentir falta da comida do Brasil. Principalmente quando se mora em uma cidade como Londres, onde a comida é totalmente diferente da que a gente está acostumado. Um dos meus maiores desafios durante meu intercâmbio, é cozinhar todos os dias e ser criativa o bastante para conseguir comer bem e manter uma dieta saudável, porque é bem difícil se controlar. A gente vive zanzando pra lá e pra cá, sem muito tempo para comer uma comida apropriada. E a dieta dos ingleses é praticamente baseada em sanduíches naturais, saladas de macarrão ou frango ao curry. Tudo bem regado a pimenta, porque a comida deles é bem sem gosto.

Enfim, achei que seria de grande ajuda publicar um post listando alguns dos lugares onde podemos encontrar comida brasileira tanto para comprar e fazer em casa, quanto para comer fora. Essa é a parte boa de uma cidade cosmopolita: a quantidade de brasileiros é inacreditável, então é relativamente fácil achar comida brasileira.

Restaurantes

Não esperem o mesmo preço do Brasil, comida brasileira nos restaurantes de Londres é bem cara. E também costuma vir em porções inglesas, nada daquela abundância que a gente tem no Brasil, mas essa parte eu acho boa pois pra mim é sempre o suficiente. Não jogo comida no lixo! Veja abaixo a lista dos restaurantes que eu conheço por aqui:

Tia Maria

Acho que esse é o meu preferido! A comida é bem gostosa, principalmente a picanha. As carnes daqui são muito sem gosto, mas uma das garçonetes contou que o dono do restaurante sempre fez questão de ir comprar a carne da melhor qualidade. O legal é que de terça-feira, a partir das 17h, é happy hour e todos os pratos do cardápio saem pela metade do preço. Aí sim vale a pena! Outra coisa bacana é que eles também tem música ao vivo, então a gente acaba se sentindo muito no Brasil.

126 South Lambeth Road, Vauxhall, London SW8 1RB

Made in Brasil

A Taty, outra Embaxadoras STB na Inglaterra, fez um post completinho sobre esse restaurante. Acho que é um dos mais famosos, pois todo mundo comenta sobre ele comigo no Twitter. Fica numa zona bem turística de Londres, acho que é por isso. E quando você vai pra Camden Town é facinho de achar, fica perto da estação e do burburinho. Eu fui lá com a Baunilha, quando ela estava de férias aqui na Europa. Pedi um prato de feijoada e achei bem gostoso, mas o preço foi bem salgado. O pessoal que trabalha lá é brasileiro em sua maioria, e vale a pena conhecer o lugar num dia que você for visitar Camden Town.

48 Chalk Farm Road, London, NW1 8AJ

Canela

A comida do Canela é uma delícia, e o lugar é super bem decoradinho. A la carte, você pode escolher entre pratos brasileiros tradicionais, ou o ‘prato do dia’, que normalmente sai mais em conta. Eles também tem algumas comidas portuguesas, e se quiser dá até pra pedir brigadeiro de sobremesa. Não sei qual receita eles usam, mas o brigadeiro era meio diferente do que estamos acostumados no Brasil. Os pratos são super bonitos e também dá pra pedir e levar pra casa. O Canela tinha uma filial a kilo na Oxford Street, mas infelizmente fecharam.

33 Earlham St, Covent Garden, London WC2H 9LS

Lojas

As lojas também estão espalhadas pela cidade inteira, e tem vários tipos de produtos do Brasil. Em sua maioria, a variedade de produtos e preços são os mesmos, mas sempre bem mais altos. Mesmo assim, a saudade faz a gente pagar mais… Vale a pena para comer bem!

Tesco Canada Water

Em Londres você vai achar um Tesco a cada esquina. É a rede de supermercados mais famosa, mas a sessão brasileira você não acha em todos. A única que achei foi exatamente no Tesco perto de casa, no shopping Surrey Quays em Canada Water. É um Tesco gigante, 24 horas, com várias partes com comidas de outros países. A sessão brasileira é pequenininha mas dá pra comprar Guaraná, feijão, pipoca de microondas, polvilho para fazer pão de queijo, farinha para farofa, bolacha Bono… Um cantinho que faz a alegria dos brasileiros, e eu dei a sorte de morar super perto.

Surrey Quays Shopping Centre
Redriff Road, Rotherhithe, London SE16 7LL

Bermondsey Brazilian Shop

Essa é uma lojinha pequena que achei bem do lado de casa. Fica perto da estação Bermondsey e eles tem um monte de produtos brasileiros tipo feijão, pão de queijo, coxinha, paçoca, polvilho… E também dá pra ligar lá de manhã e reservar uma marmita, que tem um preço bem em conta e é sempre feita no mesmo dia. Um dia comprei um feijão de caixinha lá, pré pronto, para ver se ficava gostoso fazer em casa, já que feijão comum dá um super trabalho. A experiência até que deu certo, o feijão ficou bem gostoso, mas acabei achando que saía muito caro.

250 Jamaica Road, Bermondsay, London SE16 4BD

Casa Brasil

Essa é bem famosa, pois enquanto fazia uma busca na internet achei em vários lugares. Tem bastante comida brasileira e um dos diferenciais que achei lá, e ainda não tinha visto em nenhuma outra, é que eles vendem: FANDANGOS, hahaha! Eu amo esse salgadinho, então não pude esconder essa informação no post. Fica dentro de uma galeria, meio chatinha de achar, mas seguindo o mapa e perguntando lá por perto fica fácil. Na mesma galeria eles tem um restaurante brasileiro, onde eu comi uma coxinha bem gostosa. Não lembro o nome mas se você passar na Casa Brasil com certeza vai achar.

Unit L1A Queensway Market
23-25 Queensway, London, W2 4QJ

Espero que tenham gostado das dicas! Londres possui uma infinidade de restaurantes brasileiros e se você quiser indicar mais algum, por favor deixe nos comentários aqui no post. Vamos ajudar os brasileiros a terem uma vida mais feliz em Londres com aquela comidinha que a gente adora!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.