INTERCÂMBIO

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O TESTE DE RACIOCÍNIO GRE

Está pensando em fazer uma pós-graduação no exterior? Aprenda mais sobre o GRE!

Published

on

Por Team Hotcourses Brasil *

O GRE  Graduate Record Examination é um teste de raciocínio lógico administrado pelo Educational Testig Service (ETS) para estudantes interessados na admissão em uma pós-graduação nos Estados Unidos.

Objetivos do exame

Basicamente, o GRE serve como um teste de admissão para MBAs, especializações, mestrados e doutoradosem grad schools e business schools dos Estados Unidos e de outros lugares do mundo.

A prova é como um suplemento ao histórico acadêmico e experiência de trabalho, e testará as habilidades e a aptidões de raciocínio, análise e solução de problemas dos candidatos consideradas necessárias para o aprofundamento dos estudos acadêmicos em qualquer área.

Clique aqui para ver a lista de universidades dos Estados Unidos e do mundo que aceitam ou exigem um resultado no GRE durante o processo seletivo.

Tipos de prova: General Test e Subject Test

O GRE tem dois formatos diferentes: o “General Test”, mais comumente prestado e aceito pelas universidades dos EUA, que testa os conhecimentos gerais e necessários para uma pós-graduação; e o “Subject Test”, por área de estudo, para avaliar o conhecimento específico dos candidatos em uma das seis disciplinas disponíveis – biologia, química, literatura em inglês, matemática, física e psicologia.

Para saber qual dos dois tipos de GRE você deve prestar, é necessário verificar os requisitos de admissão da sua universidade no exterior.

Estrutura do GRE

O GRE é dividido entre as seções de Escrita Analítica, Raciocínio Verbal (duas partes) e Raciocínio Quantitativo (duas partes). No total, ele dura 3 horas e 45 minutos, com um intervalo de dez minutos.

SEÇÃO DURAÇÃO QUESTÕES TAREFAS
ESCRITA ANALÍTICA 60 minutos

 

(30 por tarefa)

2 tarefas Análise de uma questão e análise de um argumento.
RACIOCÍNIO VERBAL

 

(Duas partes)

60 minutos

 

(30 por seção)

40

 

(20 por seção)

Análise e avaliação de materiais escritos, síntese de informações, reconhecimento da relação entre conceitos, etc.
RACIOCÍNIO QUANTITATIVO

 

(Duas partes)

70 minutos

 

(35 por seção)

40

 

(20 por seção)

Solução de problemas com o uso de conceitos básicos de aritmética, álgebra, geometria e análise de dados.

A seção de Escrita Analítica é sempre a primeira no exame; as demais, aparecem em qualquer ordem, inclusive uma seção não pontuada (Unscored) incluída pelo ETS para testas novas questões e garantir a pontuação de próximas versões do texto – no entanto, o estudante não sabe qual valerá e qual não valerá nota, por isso, é importante se dedicar inteiramente.

  • Escrita Analítica

 A seção de Escrita Analítica tem duas tarefas que exigem que os candidatos analisem primeiramente uma questão e, depois, um argumento em respostas por escrito que serão avaliadas individualmente de 0 a 6.

Estas questões servem para avaliar a articulação de ideias, argumentação, uso de evidências, coerência, uso de exemplos relevantes, capacidade de dar suporte a uma ideia, uso correto do inglês escrito, entre outras habilidades.

  • Raciocínio Verbal

Esta seção é dividida em duas partes: na primeira, os estudantes deverão ler passagens escritas e depois responder sobre o conteúdo delas; e na segunda, terão de ler, interpretar e completar sentenças, grupos de sentenças ou parágrafos.

São avaliadas as competências de interpretação e compreensão de leitura, análise de materiais escritos, síntese de informações, compreensão da relação entre componentes de sentenças e entre palavras e conceitos.

  • Raciocínio Quantitativo

A seção de Raciocínio Quantitativo avalia quatro áreas de aptidão: aritmética, álgebra, geometria e análise de dados.

As questões tem quatro tipos de formatos diferentes – escolher uma alternativa de múltipla escolha, escolher uma ou mais alternativas de múltipla escolha, comparação quantitativa ou escrever resposta numérica. Algumas são puramente matemáticas, outras tratam de situações do mundo real.

Os candidatos serão avaliados em habilidades matemáticas básicas, compreensão de conceitos fundamentais e capacidade de modelar e solucionar problemas.

Pontuação

O GRE é avaliado com a seguinte pontuação:

SEÇÃO PONTUAÇÃO
Escrita Analítica 130 – 170
Raciocínio Verbal 130 – 170
Raciocínio Quantitativo 0 – 6

Ao prestar as duas seções de raciocínio, o software da prova GRE permite que você pule as questões que não souber para terminá-las mais tarde, e também marcá-las como Mark ou Review para saber quais precisam ser finalizadas ou revisadas antes de terminar a seção.

Nenhum ponto é descontado das respostas incorretas, apenas não contam na pontuação final. Assim, mesmo que você não saiba a resposta, não deixe nenhuma questão em branco.

No final do teste, você pode clicar em Report para ver o seu resultado não oficial nas seções de raciocínio.

O resultado oficial leva de dez a 15 dias para ser divulgado.

Onde prestar o GRE?

Para encontrar o centro autorizado mais próximo de você e as datas disponíveis para prestar o GRE, use a ferramenta de busca do site oficial do ETS aqui.

A inscrição também é feita pelo mesmo site. Primeiramente, você precisa criar a sua conta pessoal. Depois de encontrar o centro e a data adequados, basta finalizar a inscrição e pagar a taxa de registro.

O GRE General Test custa US$ 205.

*Hotcourses Brasil é um portal com dicas para ajudar o estudante brasileiro a encontrar a instituição, escola, faculdade ou universidade internacional na qual ele deseja estudar.

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.