DESTINOS

O que fazer em Londres? – #2 STB WEEKEND SERIES

Confira um roteiro incrível para passar um final de semana explorando a cidade mais famosa da Terra da Rainha

Published

on

Conferir tudo que Londres oferece em apenas um fim de semana é missão impossível. Nestas dicas sobre o que fazer em Londres, separamos o lado mais descolado da capital inglesa, cheio de dicas insider para você: a região de East London!

‘Quando um homem se cansa de Londres, ele se cansa da vida, pois há em Londres tudo o que a vida pode oferecer’. A frase é do escritor inglês Samuel Johnson, que já no século XVIII cantava as vantagens da capital britânica. Quase 300 anos depois, ela continua mais atual que nunca: de fato, Londres tem muito a oferecer. Tanto, que fica até difícil fazer um roteiro para a cidade.

Dessa vez, portanto, o Weekend Series STB não vai fazer um roteiro de Londres toda, mas de uma de suas regiões mais legais, East London. Composta por distritos como Bow, Hackney e Redbridge, é East London o reduto londrino mais descolado atualmente, reunindo cultura, gastronomia, artes e compras por preços [relativamente] acessíveis.

Parques, atrações ao ar livre, lojas, livraria e uma gastronomia de influências internacionais… tudo pra você curtir Londres como um nativo. Mas acerte os ponteiros: mesmo em um fim de semana, chegar no horário é imprescindível para conferir toda a lista. Pontualidade britânica, sabe como é…

O que fazer em Londres no SÁBADO:

Breakfast @ Pavilion Café:

Seu fim de semana começa no Victoria Park, mais precisamente à beira do West Boating Lake, onde você confere um delicioso breakfast no Pavilion Café. O cenário é o destaque aqui, com direito a mesinhas do lado de fora, tudo pra ficar mais perto da natureza em meio à metrópole. No cardápio, Eggs Royale, uma espécie de ovos Benedict com salmão defumado, fazem o ‘bom dia’ dos visitantes, normalmente acompanhados por um latte.

Lunch + Shop @ Broadway Market:

Saindo pelo oeste do parque, você segue pela King Edward’s Road/Westgate St, uma gostosa caminhada de dez minutos até o Broadway Market. Chegando ali você já entende que provavelmente ocupará o resto da manhã: a música ao ar livre e o comércio intenso fazem o público perder a hora. A melhor parte? Se procurar direito, você encontra acessórios e roupas vintage, discos e artigos de decoração a preços reduzidos – o que não costuma ser regra em Londres. Mesmo por isso, o local é agitado, mas mesmo assim vale fazer um break para o lunch por aqui. O pedido fica por sua conta: são muitas opções, dentre os diversos cafés e barracas de comida internacional. Sem gourmetização, curta esse almoço como um londrino!

Books @ Broadway Bookshop:

A próxima parada, especial para amantes de livros, fica na sequência do Broadway Market, quase na altura do Regent’s Canal: é a Broadway Bookshop, essa livraria pequena e alternativa, com curadoria apurada e totalmente dedicada aos livros. Aqui você não deve encontrar música ou filmes à venda: o espaço foca apenas em títulos com boas críticas e indicações personalizadas. Se você curte encontrar boa literatura, reserve um tempo para perder aqui.


Beer @ Crate Brewery:

De volta à rua, seu destino é a Crate Brewery, cervejaria famosa por seus rótulos próprios, por suas pizzas, mas principalmente por sua localização, à beira do canal River Lee, logo à frente do Queen Elizabeth Olympic Park (foto abaixo). Em Londres, parques funcionam como uma boa pedida para programas ao ar livre. No espaço, de decoração rústica e público hipster, aproveite o entardecer. Para contornar aquela fominha, a pedida é a pizza Honey Mushroom (cogumelos e mel).

Art @ Shoreditch:

Atrações ao ar livre continuam sendo perfeitas para essa noite, quando nosso roteiro encontra Shoreditch, spot mais descolado do roteiro até agora. Com arte urbana espalhada, tanto por murais quanto em galerias, essa região marginalizada
passou a ser um centro criativo, com estilo urbano e público artsy. Não raro, se encontra uma intervenção de Banksy aqui. Nos fins de semana, a festa é na rua até umas 2 a.m., onde drinks e cervejinhas saem a preço justo. Se prefere um ambiente mais reservado, pode curtir o rooftop do Queen of Hoxton, que recebe outdoor barbecue no verão e cinema ao ar livre esporadicamente. A turma da moda também pode curtir o Hoi Polloi, restaurante escandinavo de temática fashionista do The Ace Hotel.

Party @ Cargo & Village Underground:

Ainda tem pique? Quer ir para a balada? Então a pedida é a Cargo, esse club/lounge/restaurante construído em uma estação de trem desativada. Uma proposta superurbana, que ainda reserva um terraço para quem prefere um programa mais leve. Se o que prefere é uma pegada mais intensa, outra opção é o Village Underground, o VU, que, a apenas três quadras da Cargo, tem movimento dia e noite com suas propostas diferentes de festa e arte. Espere festas, música, exposições e peças de teatro nesse club que é um dos melhores da região!

 Noite em Shoreditch: agito nas ruas

O que fazer em Londres no DOMINGO

Brunch @ Dishoom:

O domingo começa com pegada bollywood no Dishoom, esse restaurante inspirado nos tradicionais cafés indianos. Sua comida, normalmente apimentada, faz a fama do local, que aposta em releituras e mesmo em receitas tradicionais da culinária indiana. A dica é pedir o Kejriwal, uma torrada com queijo, chilli e ovos fritos (um prato nativo), ou ainda Bombay Omelette, versão veggie do prato clássico, com cebola coentro e chilli verde servido em uma torrada com tomate grelhado.

Shops @ Redchurch St, Aesop, APC Store & Boxpark:

O Dishoon fica logo na esquina da Redchurch St, nossa próxima parada, onde você confere uma versão diferente do agitado comércio de rua londrino. Aqui, produtos cool e premium disputam espaço com raridades e peças vintage. A ideia é aproveitar, mas sem perder a mão nas compras. É aqui na Redchurch, por exemplo, que você encontra lojas como a Aesop, marca de cosméticos à base de plantas; a APC Store, filial da marca francesa de roupas minimalistas, de cortes retos; e o Boxpark, um dos primeiros shoppings pop-up do mundo, construído em uma estrutura com mais de 60 contêineres.

Restaurants @ Brick Lane:

Logo após a Redchurch St., a pedida é conhecer Brick Lane. A região, originalmente marginal e de ocupação judaica, abriga hoje parte da comunidade de Bangladesh, que pode ser percebida principalmente por restaurantes locais. Um deles, o Brick Lane Beigel Bake, é famoso por abrir 24 horas por dia. Em seu cardápio, a sensação é o bagel de carne salgada, com mostarda e gherkin. Vale experimentar – mas essa ainda não é a parada do almoço.


Seguindo pela Brick Lane até o nº 91, você encontra o Old Truman Brewery, destilaria onde se concentram várias opções de restaurantes com influência internacional, além de mostras e até exibição de filmes de tempos em tempos. Boliche, bares e cafés completam o espaço.

Ainda no Old Truman Brewery, amantes de música não podem deixar de conhecer o Rough Trade East, essa meca dos LPs, que reúne desde clássicos e álbuns raros até os lançamentos mais recentes do mercado no tradicional formato bolachão. Vale dizer que, apesar de ser underground por excelência, a loja também empresta um selo fonográfico reconhecido no meio musical.

Shoptime! A três quadras do Old Trumam, na Horner Square, sua parada é o Old Spittalfields Market. Aberto sete dias por semana, esse mercado reúne desde peças de grandes marcas com preços camaradas, até criações de novos designers, peças de second hand e acessórios. O resultado marca o estilo londrino.

Culture @ White Chapel Gallery:

Para quem curte um programinha cultural, a pedida é a White Chapel Gallery, que fica na White Chapel Road, a menos de 10 minutos de caminhada, saindo da Old Truman. Símbolo londrino da pop art dos anos 1960, a galeria reabriu recentemente, apostando em novas manifestações de arte contemporânea. Até janeiro de 2016, a pedida é a mostra da artista ítalo-palestina Emily Jacir, “Europa” trata de sua relação com o continente europeu, a Itália e o Mediterrâneo em especial. Vale conferir!

Uma dica bônus, pra quem vai com os pequenos, é conhecer o Victoria & Albert Museum of Childhood. A versão ‘kids’ do famoso museu mistura arte e cultura de uma maneira lúdica, disponibilizando também espaços para brincadeiras criativas. Com um ônibus que passa na frente da White Chapel Gallery, o trajeto é de 15 minutos.

Dinner @ Tay do Cafe:

Dinner time, direto de Hoxton. A pedida é o Tay Do Cafe, restaurante vietnamita tradicional e um dos melhores de Londres. Conhecido por suas saladas, o local também oferece receitas orientais originais, como o Vietnam Spring Roll, o rolinho primavera; e o Pho (lê-se ‘phã’), uma espécie de sopa típica.

Night @ Old Truman Brewery:

Para quem aguentar e ainda topar cair na noite, voltar ao Old Truman Brewery pode ser o canal: nosso local do almoço, com suas muitas lojas e atrações, também abriga uma balada à la matinê nas noites de domingo. Público open minded e agitado se reúne no coração do East London para abrir a nova semana em altíssimo estilo!

Aproveite as dicas sobre o que fazer em Londres para passar uma temporada conhecendo o melhor da capital inglesa. Conheça os programas de intercâmbio e cursos de inglês em Londres e viaje com o STB!

SERVIÇO

Pavilion Café
20 8980

Victoria Park
London E9 7DE

Broadway Market
London E8 4PQ

Broadway Bookshop
20 7241 1626
6 Broadway Market
London E8 4QJ

CRATE Brewery & Pizzeria
20 8533 3331
7, The White Building, Queen’s Yard
London E9 5EN

Queen of Hoxton
20 7422 0958
1 Curtain Rd
London EC2A 3JX

Hoi Polloi
20 8880 6100
Ace Hotel, 100 Shoreditch High St
London E1 6JQ

Cargo
20 7739 3440
83 Rivington St, Shoreditch
London EC2A 3AY

Village Underground
20 7422 7505
54 Holywell Lane, Shoreditch
London EC2A 3PQ

Dishoom Shoreditch
20 7420 9324
7 Boundary Street
London E2 7JE

Aesop Shoreditch
20 7613 3793
44 Redchurch St
London E2 7DP

A.P.C.
20 7729 7727
15 Redchurch St
London E2 7DJ

BOXPARK Shoreditch
20 7033 2899
2-10 Bethnal Green Rd
London E1 6GY

Beigel Bake
20 7729 0616
159 Brick Ln, London E1 6SB

Old Truman Brewery/Rough Trade East
20 7770 6001
91 Brick Ln
London E1 6QL

Old Spitalfields Market
20 7375 2963
16 Horner Square, Spitalfields
London E1 6EW

White Chapel Gallery
20 7522 7888
77-82 Whitechapel High St
London E1 7QX

Victoria & Albert Museum of Childhood
20 8983 5200
Cambridge Heath Rd
London E2 9PA

Tay Do Cafe
20 7729 7223
65 Kingsland Rd
London E2 8AG

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile