a-melhor-experiencia-de-viagem-970x300_semtxt.jpg

Planejar uma viagem é simples, o extraordinário é construir experiências!

O que é o programa de Foundation?

O Foundation é um programa acadêmico elaborado para qualificar e preparar estudantes internacionais para a admissão em universidades do Reino Unido.  É ideal para alunos que não possuem os pré-requisitos para a aplicação direta e para aqueles que preferem investir em um período de adaptação antes de iniciar a vida universitária no exterior.

Especialmente projetado para estudantes de diferentes nacionalidades alinharem suas qualificações ao sistema educacional do país no qual pretendem estudar, o Foundation é indispensável para candidatos que finalizaram o ensino médio no Brasil e desejam estudar em uma universidade na Inglaterra, por exemplo.

Isso porque o ensino médio britânico tem inúmeras diferenças em relação ao brasileiro. A principal delas é o currículo acadêmico do ensino médio na Inglaterra, que conta com um período adicional de preparação para a universidade, conhecido como Sixth Form, e, com isso, passa a ter quatro anos de duração, um ano a mais do que a escola no Brasil.

É por isso que a maioria dos estudantes brasileiros precisa complementar o seu currículo educacional antes de se aplicar para uma instituição de ensino em países do Reino Unido por meio de programas como o Foundation – a exceção são os alunos que cursaram uma escola IB – International Baccalaureate, que já contempla os quatro anos de ensino médio.

Como é o Foundation na prática?

Diferentemente da grade de um cursinho pré-universitário padrão, as aulas do Foundation são focadas na área de interesse que o estudante pretende seguir na universidade. Desta forma, supondo que o aluno queira obter o seu diploma em engenharia, as matérias do programa serão todas focadas nessa área, com aulas que podem abordar, por exemplo, princípios básicos da engenharia e aspectos relevantes de ciências, matemática, desenhos técnicos etc.

Foi o que aconteceu com o estudante Luigi Garcia Salamone, 20 anos, que participou do programa de Foundation focado em Business da Cass Business School – City University of London. “Meu programa era composto por cinco matérias: economia, negócios, contabilidade, matemática e inglês. Justamente por ter me introduzido a essas matérias e também ao ambiente universitário em geral, acredito que este programa foi perfeito para mim”, conta ele, que atualmente se prepara para iniciar o curso de Business na mesma universidade.

O Foundation tem a duração média de nove meses, geralmente distribuídos em termos de três meses de aulas e um mês de intervalo ao final de cada termo.  No entanto, esse período pode variar para mais ou para menos de acordo com o desempenho do estudante ao longo do programa.

Tabela mostra a duração média do programa de Foundation

As avaliações para determinar a extensão exata do programa são feitas de maneira personalizada pela instituição de ensino, assim o perfil e o nível acadêmico de cada candidato podem ser analisados com precisão. Este sistema de avaliação pode incluir exames e projetos individuais.

Para se preparar, os estudantes contam, ao decorrer do programa, com uma média de 20 horas de estudo em sala de aula por semana, que costumam ser complementadas por aproximadamente 20 horas de dedicação em casa.  “As aulas eram divididas em dois tipos: seminários e ‘aulões’. Os ‘aulões’ eram onde os professores passavam a matéria propriamente dita. Os seminários eram onde os professores (em classes menores) nos davam exercícios e tiravam dúvidas sobre as matérias que tivemos anteriormente”, explica Luigi Salamone.

O desempenho e as notas obtidas ao final do programa são fundamentais para garantir a progressão do estudante para a universidade desejada. Portanto, quanto mais o aluno se dedicar, maiores serão as suas chances de conseguir a vaga que deseja na universidade.

Como é feita a progressão para a universidade?

A aceitação na instituição de ensino superior britânica está condicionada à performance do estudante durante o Foundation. Ao completar o programa, a progressão é garantida desde que ele tenha concluído o programa com sucesso e obtido as notas exigidas pela universidade selecionada.

Por isso, é importante que o candidato escolha a sua área de interesse e também a universidade pretendida ao se matricular no Foundation, tornando possível medir se o seu desempenho está alinhado ao seu objetivo.

Quais são as vantagens do Foundation?

Proficiência do inglês

Além de aprender mais sobre a área de interesse que pretendem seguir na universidade, durante o programa, os Estudantes durante o programa Foundation.jpgestudantes terão a oportunidade de aprimorar o inglês para o ambiente acadêmico, desenvolvendo o seu potencial de redigir textos, apresentar trabalhos e fazer pesquisas, preparando-se melhor para o ambiente universitário no exterior.

Facilita a adaptação

Passar um ano no país onde pretende viver e estudar pelos próximos anos também pode facilitar o processo de mudança do aluno durante a universidade. Deste modo, o processo de adaptação tende a ser muito mais leve. Além disso, o período é perfeito para que o estudante descubra mais sobre o estilo de vida e cultura do país, podendo utilizar esse tempo para decidir se aquele é mesmo o lugar ideal para seus objetivos. 

Preparação para a universidade

Muitos estudantes optam pelo programa de Foundation para ajudá-los no processo de preparação psicológica para o primeiro ano de estudos em uma universidade no exterior. Durante esse período, ele poderá trabalhar habilidades pessoais, como independência e flexibilidade. É muito mais fácil se inserir no ambiente e também se adaptar a uma nova rotina intensa de estudos quando o aluno já está familiarizado com o local onde vai estudar e já tem amigos na nova cidade.

Qualificação acadêmica

O programa de Foundation vai ajudar o estudante a construir um grupo específico de habilidades e conhecimentos necessários para a manutenção do seu futuro em uma universidade no exterior. Essa preparação personalizada vai facilitar o estudo durante o curso, além de fornecer uma vantagem única sobre outros estudantes internacionais.

Quero fazer o Foundation, e agora?

Para se matricular no programa de Foundation basta ter finalizado o ensino médio. O estudante precisará apresentar o histórico escolar com tradução juramentada, além de apresentar o resultado do IELTS módulo acadêmico com nota igual ou superior a 5 (a nota pode variar de acordo com a universidade pretendida).

Existe, ainda, a possibilidade de o estudante cursar módulos de inglês acadêmico durante o programa de Foundation para melhorar a sua nota no IELTS e melhorar a sua qualificação para a universidade.  Estas aulas acontecem dentro de universidades, permitindo que o aluno seja cativado pelo ambiente universitário e tenha motivação para se dedicar.

Quer saber mais sobre o Foundation?

FALE COM UM ESPECIALISTA EM INTERCÂMBIO

 

STB

STB

Fundado em 1971, o STB Student Travel Bureau é líder no segmento de educação internacional no Brasil, oferecendo as opções certas para cada fase da sua vida. Quem você quer ser? Conte-nos onde quer chegar e nós traçamos o caminho.

Deixe um comentário

BUSCAR RESULTADOS PARA: