NYFA: Luz, câmera, ação!

Published

on

Com frio ou muito frio, as aulas de Filmmaking continuam aquecendo minhas manhãs, tardes e, às vezes, noites aqui na New York Film Academy. Estou fazendo o curso intensivo de oito semanas em Filmmaking na New York Film Academy (NYFA).

O curso é realmente genial.  Aprendi muito em pouco tempo e agora estou finalizando a produção do meu terceiro e último curta. Dessa vez usei a câmera digital da NYFA, uma DVX100.

O último curta não é tão corrido quanto os dois primeiros. Existe mais tempo para se dedicar a pré-produção, produção e filmagem e pós-produção do filme. Mas mesmo assim, 3 semanas para fazer um curta com budget limitado (no meu caso, mas cada um gasta quanto puder na produção do seu filme) ainda é pouco tempo.

Agora no meu grupo sou eu e mais duas meninas, a Tiffany e a Juliana, e nós rotacionamos as funções de Diretor, Diretor de Fotografia e Assistente de Câmera. Na vez de filmar o meu curta, eu sou a diretora e as outras pessoas do grupo revezam as outras funções.

Encontrar uma locação ideal é o mais complicado pois, a) está muito frio para filmar muitas cenas exteriores; b) para todos os locais privados é preciso ter autorização. Assim, desenvolvi meu roteiro com base no local que eu consegui: o apartamento do Anthony, um amigo meu.

Roteiro escrito, e localização selecionada, era hora de procurar os atores. Para fazer o casting dos atores é necessário analisar muito bem seu personagem. No meu filme, eu precisava de uma bela mulher entre 20 a 25 anos e um homem entre 25 a 30 anos meio creepy e esquisito.

Assim, coloquei anúncios na rede interna de atores da NYFA, no Craigslist e no Mandy, um site específico para encontrar atores e equipes de produções.

Mesmo sendo um curta metragem de uma estudante, mesmo eu não oferecendo grana para o cachê, em 2 dias, recebi mais de 60 emails de potenciais atores com o currículo, reel e fotografia. Isso porque, atores que estão iniciando agora, ou mesmo que ainda não tiveram um grande papel em suas mãos, vêem curtas metragens como uma oportunidade de mostrar o seu trabalho e montar seu portfolio.

Por exemplo, por mais que seja muito mais legal estar em Gossip Girl ou alguma outra série ou filme gravado em Nova York, em um desses lugares, muitas vezes sua participação será limitada a aparecer como figurante no cenário.

Já em uma produção de um estudante, o seu papel será fundamental para a trama.

Conseguimos gravar tudo em apenas um dia intenso de filmagens. Depois me arrependi de não ter gravado novamente algumas cenas e de alguns ângulos diferentes. Por isso, o planejamento é fundamental.

Na hora da filmagem, são tantas as coisas para se preocupar que é super comum esquecer algumas. Depois você tem que se virar para resolver na edição.

Como disse anteriormente, além do seu próprio filme, você será envolvido em outras produções de curtas. Cada um do grupo tem sua chance de filmar, assim dependendo do número de pessoas do seu grupo, você estará em mais 2 ou 3 projetos.

Além de poder se envolver espontaneamente em outros projetos dos estudantes da sua classe.

Essas fotografias aqui desse post, eu tirei das filmagens dos 3 projetos finais do meu grupo.

Leia mais sobre minha experiência e o curso da NYFA aqui:

– Cinema na NYFA: Meu primeiro curta ‘Scrabble’

– Primeiras semanas do curso de cinema na NYFA

– Cinema: Curso de férias na NYFA

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.