Primeiras semanas do curso de cinema na NYFA

Published

on

Câmera Arriflex 16mm usada na produção dos dois primeiros curtas

Comecei o curso intensivo de oito semanas em Filmmaking na New York Film Academy (NYFA) e descobri que intensivo é apelido! As primeiras semanas foram de grande aprendizado e correria para produzir os dois primeiros curtas a serem gravados já na segunda semana de aula.

As aulas todas envolvem teoria e prática e são importantíssimas em toda a produção dos três projetos de curtas que cada um dos alunos produz durante o curso.

Dirigindo meu primeiro curta da NYFA

O primeiro projeto é um curta utilizando a técnica de continuidade, ou seja, se preocupar em manter a coerência entre ambiente, ângulos e atores mesmo durante os diferentes cortes. Ele deve possuir um excelente apelo visual, já que não é possível utilizar som.

O segundo projeto é um outro curta, dessa vez ao estilo videoclipe, que tanto pode ser uma montagem, uma história ou o que quiser, com a diferença da possibilidade de brincar com uma faixa de áudio.

E o terceiro e curta final é o grande trabalho de conclusão onde tudo é possível, até mesmo a utilização de câmeras digitais na filmagem, já que os dois primeiros só podem ser feitos com câmeras Arriflex 16mm.

 

As aulas incluem matérias como câmera 16mm, câmera digital, iluminação, ofício de direção, roteiro, direção de atores, casting, produção, edição, entre outros. Cada aula recebe a atenção de um professor diferente, relacionado à área em questão. Minhas aulas favoritas são de roteiro, edição e ofício de direção.

É incrível como em pouco tempo eu já me sinto absolutamente imersa em Filmmaking, como já mudou a maneira de eu pensar e ver um filme, das técnicas utilizadas, ângulos de câmera, cortes, orçamentos, locações, figurino, casting, entre as milhares de outras preocupações que se tem que ter em um set de filmagem.

NYFA exterior

NYFA interior

Sempre fui super fã de cinema, trabalhei na TV ESPM enquanto cursava a faculdade de publicidade e também escrevia, produzia e apresentava o Smelly Cast na MTV, então fazer esse curso para mim é algo natural e totalmente gratificante. Cada aula é uma descoberta de como fazer algo diferente e dá a maior vontade de fugir para Hollywood, se infiltrar em algum estúdio e trabalhar em uma super produção.

É um curso mega divertido também, já que cada aluno precisa colocar a mão na massa e produzir 3 curtas seus, além de trabalhar na equipe de produção de outros 9 curtas. Isso tudo em 2 meses. Sim, intenso!

Detalhe do mural nas paredes da NYFA

Vou dando updates para vocês assim que meus curtas forem ficando prontos. Em duas semanas de aula, já gravei os dois primeiros projetos.

Não deixe de conferir mais informações sobre o curso nesse meu outro post aqui!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.