No último sábado estive visitando o Museum of the Moving Image (Museu da Imagem em Movimento) no Queens, em Nova York. Foi a segunda vez que visitei, a primeira depois do re-lançamento do museu e sua expansão. O MOVI continua sendo um excelente ponto turístico para todos os amantes de Cinema e Televisão.
É um museu relativamente pequeno se comparado com o Metropolitan e MoMA, porém conta com um grande acervo contendo mais de 130.000 objetos contando a história do cinema, incluindo fotografias, equipamentos, figurinos, maquiagens, maquetes e muitos outros artefatos relacionados, de diversos filmes e seriados da televisão norte-americana.
O Museu da Imagem em Movimento avança a compreensão do público e apreciação da arte, história, técnica e tecnologia de cinema, televisão e mídia digital. Além de oferecer programas educacionais para alunos, professores e público em geral. O Museu conta ainda com diversas palestras, workshops e exibição de filmes com convidados importantes como Oliver Stone. O brasileiro ‘Besouro’ será exibido no teatro do Museu no dia 17 de Abril!
Desde a sua inauguração em 1988, o Museu da Imagem em Movimento tem sido reconhecido internacionalmente como uma instituição importante à manter viva a história do Cinema e é o único museu nos Estados Unidos dedicado a explorar a arte, história e tecnologia da imagem em movimento.
Não apenas o museu conta um pouco da história, mas ele também a carrega dentro de si. Ele ocupa um dos treze edifícios que compunham o antigo complexo dos Estúdios Astoria. Originalmente construído pela Famous Players-Lasky, conhecida logo depois como Paramount, em 1927. Nos corredores do museu funcionavam os estúdios onde centenas de filmes mudo foram gravados e onde aconteceram as primeiras produções cinematográficas com som. Isso tudo antes da maior parte da indústria do Cinema migrar de Nova York para Hollywood. Sim, Nova York já foi a capital do cinema!
O MOVI foi reaberto agora no início de 2011, depois de passar por uma expansão e renovação que custou mais de US$67 milhões, então não há melhor hora para visitá-lo. E não há apenas aparatos do cinema, como também videogames e diversas instalações interativas! Aliás, nada mais moderno e tecnológico que a nova exposição sobre realidade virtual que estará no museu até o dia 12 de Junho.
Mais afastado do centro de Manhattan, Times Square e região, o MOVI é super acessível de metrô, localizado perto das linhas R/M (Estação ‘Steinway Street’) e Q/N (Estação ’36 Avenue – Astoria’). Uma ótima desculpa para conhecer um bairro novo e fazer um passeio pelo Queens.
Endereço: 36-01 35 Avenue – Astoria, Queens – NY Preço: Adulto: $10 Estudantes/Idosos: $7,50 Crianças entre 3 a 8 anos: $5 Grátis para membros do museu e crianças menores de 3 anos Horário: Terça-Feira a Quinta-Feira: 10:30am as 5:00pm Sexta-Feira: 10:30am as 8:00pm Sábados e Domingos: 10:30am as 7:00pm Fechado de Segunda-Feira e Feriados Mais informações no site do museu.