Sem categoria

Os principais desfiles de Nova York

Published

on

Não é apenas o Ano Novo Chinês que ganha uma parada exclusiva nas ruas de Nova York. As ruas da cidade são palco para uma porção de comemorações norte-americanas e internacionais. São diversas comemorações durante todo o ano, então montei um calendário anual para você não se esquecer de nenhuma delas! Ah, a cada ano algumas das datas mudam, pois algumas delas acontece durante o final de semana, porém a parada sempre acontece na mesma época.

Desfiles de Nova York:
Janeiro

– Parada do Ano Novo Lunar
A festividade em comemoração do Ano Novo Lunar acontece no Domingo após o primeiro dia do novo ano chinês. Mais de 5 mil pessoas participam desse desfile que traz balões elaborados, bonecos gigantes de leões e dragões, música asiática, mágicos e acrobatas. A festa toda acontece, como disse, em Chinatown e passa pelas ruas Mott, Canal, Bayard e East Broadway.

Março

– Parada de Saint Patrick’s Day
Desde 1762, Nova York recebe anualmente a Parada de Saint Patrick no dia 17 de Março. Esse, que é o desfile mais antigo herdado nos Estados Unidos, e conta com mais de 150.000 gaitas de fole, bandas e políticos marchando no desfile que vai da Rua 44 até a Rua 86 na Quinta Avenida. Aliás, no dia em que eu me mudei para os Estados Unidos, fui recebida com essa parada e até comentei nesse post Aqui! Depois do desfile, continue a festa no pub mais próximo!

– Parada de Independência da Grécia
No final de Março, Nova York acomoda um desfile comemorativa pela independência da Grécia. Bem diferente, menor e mais comportada que a Parada do Saint Patrick’s Day, o desfile grego traz carros alegóricos e Helenos pseudo-clássico. Ele também acontece na Quinta Avenida, entre as ruas 62 e 79.

Abril

– Parada da Páscoa
A Parada da Páscoa e o Festival do Chapéu da Páscoa (Easter Parade and Easter Bonnet Festival) acontecem todo Domingo de Páscoa em Março. A Quinta Avenida fica fechada para a comemoração, começando na Rua 49 e indo até a Rua 57, das 10 da manhã às 14 horas. Esse desfile não é ‘oficial’ e organizado, e sim, um desfile do povo, onde todos são convidados a vestirem seus exóticos chapéus super característicos da Páscoa norte-americana.

Maio

– Parada de Dança de Nova York
Essa grande festa que acontece nas ruas de Nova York, no Sábado, antes do Memorial Day, e reúne dançarinos, grupos de danças e entusiastas para celebrar a Dança! São mais de 40 gêneros diferentes tocando pela Broadway e por toda St. Markes Place. A Parada de Dança de Nova York (New York Dance Parade) acaba no Tompkins Square Park com aulas de danças e performances.

Junho

– Parada do Dia de Porto Rico
Essa é a celebração à herança e contribuição dos porto-riquenhos para a cultura de Nova York e é uma GRANDE festa que acontece no segundo Domingo de Junho. O desfile sobre a Quinta Avenida, começando na Rua 44 e indo até a Rua 86 na cidade de Nova York.

– A Parada das Sereias
No primeiro sábado depois do dia 21 de Junho, Coney Island, no Brooklyn, abriga a parada mais engraçada e divertida que você pode presenciar por Nova York. O desfile das sereias, ou Coney Island Mermaid Parade, é uma grande celebração ao começo do Verão que acontece pertinho da praia na Avenida do Surf entre as Ruas West 21 e West 22. Todos que se inscreverem dentro do prazo podem participar do desfile que conta com famílias, fantasias artísticas, carros antigos e carros alegóricos, mas algo bem ao estilo faça-você-mesmo que dá graça e cores à parada.

– Parada do Orgulho Gay de Nova York
A Parada do Orgulho Gay de Nova York é um dos eventos mais antigos relacionados ao orgulho gay. O desfile marcha descendo a Quinta Avenida, começando na Rua 36 até a Rua Christopher e a festa continuando pelas ruas do Greenwich Village. Bandas, fantasias, cores, arco-íris e muita alegria são bem-vindos! A festa acontece no último Domingo de Junho.

Setembro

– Parada Alemã de Nova York
A conhecida como a German-American Steuben Parade, acontece na cidade de Nova York todo terceiro Sábado de Setembro, a partir do meio-dia e segue pela Quinta Avenida, da Rua 64 até a Rua 86. Por mais de 50 anos, o desfile vem celebrando a cultura alemã com fantasias malucas, carros alegóricos, música e dança. A parada termina no Central Park na Festa de Amizade Germano-Americana, o maior festival de cerveja em NY com marcas alemãs de cervejas e a tradicional culinária local.

– Parada do Dia do Índio-americano do Oeste
No Dia do Trabalho acontece a West Indian-American Day Parade, uma dos maiores desfiles do Brooklyn e que atrai milhões de espectadores para assistir o festival. O ‘carnaval’ foi modelado nas festas de Trinidad e Tobago. Música, dança, carros alegóricos e pessoas em fantasias coloridas ao estilo caribenho.

Outubro

– Parada do Dia de Colombo
Conhecida como Columbus Day Parade, a festa se inicia na Quinta Avenida com a Rua 44, seguindo Norte até a Rua 79 e comemora a cultura ítalo-americana e, claro, a expedição de 1492 de Cristóvão Colombo à América. São mais de 35.000 participantes que marcham pelas ruas assistidos por cerca de um milhão de espectadores.

– Parada de Halloween do Village
Não há desculpa para não se fantasiar no Halloween! E já que já está fantasiado mesmo, não custa nada dar um pulo no desfile de Halloween do Village e participar como parte integrante da festa já que só é necessário estar fantasiado para desfilar. Qualquer um fantasiado aproveita para ir seguindo os diversos carros alegóricos, performances e bonecos pelas ruas do Greenwich Village. Subindo a Sexta Avenida da Rua Spring até a Rua 21, a parada acontece anualmente no ‘Dia das Bruxas’, dia 31 de Outubro.

Novembro

– Parada do Dia de Ação de Graças da Macys
Esse desfile patrocinado pela loja de departamento Macys talvez seja um dos mais conhecidos de Nova York. Sabem aquelas imagens de NY com balões gigantescos sobrevoando a cidade? Então, é esse desfile! São 3 horas de show, começando às 9 da manhã no Dia de Ação de Graças, onde é necessário acordar MUITO MUITO cedo para pegar um lugarzinho junto aos milhares de pessoas que aguardam ansiosamente o desfile. A parada acontece na Rua 77 com a Central Park West e termina na Rua 34 com a Sexta Avenida, bem na frente da loja Macys onde acontecem diversos shows de música.

– Parada do Dia dos Veteranos de Guerra
Esse desfile é em homenagem a todos os veteranos de guerra que serviram aos Estados Unidos. Ele acontece no dia 11 de Novembro, das 11 da manhã até as 14 horas, subindo a Quinta Avenida da Rua 23 até a Rua 59. Participantes do desfile incluem membros do serviço armado, grupos de veteranos de guerra e suas famílias.

Não importa em que canto de Nova York você esteja, se souber que está acontecendo uma celebração na rua, pare e corra para o desfile! As paradas são uma grande diversão recomendada para todas as idades.

Gostou do post? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário! Ah… E me siga no twitter para acompanhar a minha viagem em tempo real: @baunilha.

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile