Vai estudar na Inglaterra? Saiba os mitos e verdades do país

Published

on

Já estou morando no Reino Unido há quase 6 meses, então já deu para sentir bem como é o povo inglês e, o que é, e não é verdade do que a gente escuta por aí. Resolvi escrever um post esclarecendo todas as dúvidas que vocês têm sobre a Terra da Rainha, principalmente voltadas para Londres, que é a cidade que tem me acolhido e me dado mil motivos para me apaixonar a cada dia que passo aqui!

rebiscoito pelas ruas de Londres

Fiz uma listinha dos mitos e verdades que ouço bastante (se estiver faltando algum seria bacana vocês colocarem nos comentários) porque depois posso fazer um update no post. Vamos lá? 😀

 Ingleses são frios como todos falam?

Verdade. Mas isso não quer dizer que seja impossível fazer amizade com eles. A gente, que é brasileiro, está acostumado a puxar assunto, a olhar para quem está sentado do nosso lado no ônibus, palpitar sobre a vida de pessoas que a gente mal conhece…

Já os ingleses são bem diferentes, mas isso é questão de cultura, por isso a gente estranha tanto. Eles se respeitam muito e são reservados. No metrô por exemplo, cada um lê seu jornal, livro, mexe no celular, lê algo no Kindle… Mas apesar de não se olharem, eles são super educados uns com os outros.

☞ Dica: os pubs ou as baladas são os melhores lugares para conhecer ingleses e tentar fazer amizades aqui em Londres. Lá o clima é mais descontraído, as pessoas estão bebendo e ficam mais alegrinhas… Isso acaba dando uma abertura para chegar e conversar, nem que seja para começar a conversa perguntando se a pessoa sabe o que banda está tocando. Eu pelo menos sempre invento alguma coisa, pois é ótimo para treinar o meu inglês!

Ingleses são muito educados

Verdade. Acho que a palavra que eles mais usam aqui é ‘sorry’ e ‘thank you’ (ou ‘cheers’, que também é muito usado para agradecer de maneira mais informal), mas isso não quer dizer que eles são simpáticos.

Ao pedir uma informação na rua, não espere que a pessoa vá rir de suas piadas e ser calorosa demais com você, como os brasileiros.

Eles são sérios, fazem de tudo para ajudar, mas geralmente continuam sendo reservados. Depois que você consegue vencer a barreira que separa você de um inglês, eles podem ser as pessoas mais amáveis do mundo com você!

Portanto, se seu objetivo for fazer um curso de inglês na Inglaterra prepare-se. Vai ser uma experiência agradável e surpreendente. 

Os ingleses têm os dentes podres

 Mito. Juro que quando cheguei aqui tentei reparar bastante nos dentes das pessoas e não achei tantos dentes podres não… Claro que eles existem, mas assim como vemos no Brasil.

Depende da classe social e não vi nenhuma diferença muito gritante. O povo inglês é bonito e dente podre não é algo tão característico deles quanto falam por aí.

O tempo em Londres é sempre cinza e chuvoso…

Mito (mas pode ser verdade). Desde que eu cheguei aqui, em agosto do ano passado, acho que dei uma sorte danada em relação ao tempo. Cheguei no fim do verão, que foi um dos mais frios em anos, mas mesmo assim os dias eram lindos e não chovia.

Foi chegando o inverno, esperei neve, muita chuva e nada… As temperaturas do inverno daqui estão sendo de 6˚ a 11˚ e a temperatura mais baixa que eu já peguei foi de -1˚, um dia que acordei bem cedinho para fazer o IELTS.

Claro, para nós brasileiros essas temperaturas são bem baixas, mas nada se compara com os invernos passados em Londres quando a temperatura estava bem abaixo de zero. Mais da metade dos dias que passei aqui em quase 6 meses foram ensolarados, e só agora em dezembro e no comecinho de janeiro que começou a chover frequentemente e o tempo se apresentou cinza. Mas olha… Não tenho do que reclamar, viu? Acho que acabei dando sorte mesmo!

 A comida na Inglaterra é horrível.

Verdade. Uma das coisas que eu mais odeio aqui é comer. Os ingleses não têm pratos típicos, a não ser o famoso Fish & Chips (que é um peixe empanado frito com batata frita), sanduíches naturais (que aqui eles comem MUITO) e o café da manhã inglês, que é bem tradicional e famoso.

O resto é composto por comidas de outras partes do mundo como por exemplo o tempero Curry, que vem da cozinha indiana (aqui a gente acha um restaurante indiano em cada esquina), comida chinesa, japonesa, italiana e até restaurantes brasileiros.

Mas comer aqui é caro e eu acho tudo super sem gosto. Até o gosto do sal eu acho ruim! Eles comem muito frango e macarrão, que são mais em conta no preço, mas ai… Chega uma hora que enjoa né? 

Então dá aquela tristeza você ter que pagar tão caro por um prato que você sabe que não vai gostar tanto. No geral, a comida é ruim mesmo. Mas quem tem uma graninha boa para gastar e/ou procura bastante e explora a cidade, consegue sim achar restaurantes gostosos que não fazem jus a essa fama de Londres.

Mas né, tem que procurar muito bem! hehehe ☞ Dica: achei um blog bem bacana que fala dos melhores restaurantes em vários lugares do mundo. Vejam as dicas de Londres: From the World

A comida é um dos principais desafios para quem faz intercâmbio na Inglaterra, mas ela faz parte de todo esse processo de aprendizado. Então, maos à obra para procurar lugares legais e que caibam no bolso de vocês. Dá para encontrar… 

Londres é uma cidade cara para morar

 Verdade. Mas quem procura, acha. Quem quer procurar apartamento ou casa para dividir, deve fazer uma pesquisa muito bem feita na internet que pode acabar resultando em um bom custo benefício.

Mas morar em Londres em geral é bem caro. A gente consegue alugar um quarto em um apartamento ou dividir uma casa com outras pessoas, por um preço que, no Brasil, conseguiríamos morar sozinhos. ☞ Dica: escrevi um post sobre alugar apartamentos, com as melhores dicas para quando você está procurando um lugar para morar aqui! Como alugar apartamento em Londres?

Os ingleses só tomam chá

Mito. Eles tomam chá assim como tomam café, cerveja e vinho. Tem um monte de cafés charmosinhos na cidade e o mito sobre os ingleses só tomarem chá as 5 da tarde é realmente uma lenda antiga.

Ingleses são muito pontuais…

Verdade e mito. Digo os dois porque depende. O transporte público por exemplo, é bem pontual. Se você quer pegar um trem que tem hora para chegar, chegou meio minutinho atrasado, o trem já está com as portas fechadas e saindo, daí você tem que esperar o próximo.

Mas em shows por exemplo, eu já cheguei na hora achando que ia começar pontualmente e o show demorou umas horinhas. No geral, a pontualidade britânica não é um mito. Aqui eu aprendi a ser muito mais pontual do que era no Brasil. Mas somos humanos, né? Então sempre tem aquelas exceções!

 Os ingleses bebem muito!

Verdade. Os pubs aqui costumam fechar às 23h e pouco, então quando pegamos o metrô para voltar pra casa antes da meia noite, é muito comum ver ingleses bêbados sentados nos vagões.

E o mais engraçado é que não são só os ingleses pés de chinelo não! A gente vê até executivos, de terno e gravata, dando vexame no metrô por estarem bêbados. Mulheres, homens, jovens e idosos… Adoram um pint e mandam ver quando o assunto é copo!

Nas baladas, a mesma coisa: se você quiser flertar com alguém em uma festa, é melhor agir rápido, pois se bobear, o seu alvo vai estar trançando as pernas e não vai conseguir nem conversar com você de tão bêbado!

As ruas de Londres são limpas e Perfeitas

 Mito. Uma coisa que me decepcionou bastante aqui em Londres foi ver que a cidade é suja. No metrô não tem cestos de lixo por causa de um atentado com bomba há alguns anos.

Então as pessoas entram com copos de café tipo Starbucks, lanche do McDonalds ou batatinha frita dessas que a gente compra em saco, e simplesmente deixam dentro dos vagões ou nos corredores do metrô para que alguém limpar.

O problema é que eu raramente vejo pessoas limpando, então o metrô é sempre super sujo. Nas ruas, mesma coisa: a quantidade de latas de lixo não é suficiente e as ruas e calçadas são bem sujas, tirando um pouco da beleza da cidade.

 Na Inglaterra, tem um pub a cada esquina…

Verdade. É incrível a quantidade e diversidade de pubs por aqui. Eu acho uma delícia, pois adoro cerveja e tenho explorado o máximo de pubs que eu consigo.

Desde pubs mais pés de chinelo, até aqueles mais chiques e carésimos, eles estão sempre cheios e são fáceis de serem encontrados onde quer que você esteja na Inglaterra.

Na Inglaterra tudo fecha cedo.

Verdade. Eu sou de São Paulo e estou acostumada com uma cidade 24h, com tudo funcionando sempre e cheio de opções para quem tem uma vida noturna mais ativa. Aqui a maioria das lojas fecha às 18h ou 19h, e os restaurantes e pubs fecham antes da meia noite.

É muito comum você estar num pub se divertindo à beça e ouvir um sino tocando, mais ou menos às 23h30 para anunciar que aquela é a última rodada de bebida que eles estão servindo.

Então, normalmente, as pessoas voltam pra casa de metrô, antes da meia-noite. Nas baladas acontece a mesma coisa. Muitas festas começam as 19h, 20h e acabam antes da meia noite, ou, no máximo umas 2, 3h da manhã.

Acho isso estranho pois as melhores baladas em São Paulo são no meio da semana, mas aqui em Londres é difícil achar uma festa que ultrapasse a meia-noite em um dia útil. E aí, curtiu saber mais um pouquinho sobre os ingleses?

Continuem acompanhando o blog e me sigam no Twitter para conferir a minha viagem em tempo real! @rebiscoito

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.