Mitos e Verdades: Nova York

Published

on

Lembra quando fizemos pelo Facebook a campanha Mitos e Verdades do intercâmbio onde o Maestro Billy e a Victoria Bastos discutiam as diferentes percepções de um intercâmbio para o exterior? Agora chegou a vez dos próprios STB Friends discutirem os mitos e verdades em relação às suas cidades de intercâmbio!

Afinal, quando a gente não conhece muito bem um lugar, a gente sempre acaba acreditando nos ‘eu ouvi falar’ que correm solto. Quais são os pré-conceitos em relação à Nova York? O que é verdade e o que é mentira?

Nesse post, vou brincar um pouco de MythBusters trazendo algumas das ideias que ‘eu ouvi falar’ sobre Nova York e apresentando a minha percepção a partir da experiência que estou tendo aqui em Nova York como STBFriend!

Fique a vontade em concordar, discordar ou sugerir novos mitos nos comentários (e não apenas sobre Nova York, mas sim sobre os americanos ou o país em si também) para podermos intensificar esse debate e esclarecer algumas dessas impressões que temos e que, muitas vezes, acabam sendo errôneas!

Vamos lá…

 

– Não importa onde você esteja em Manhattan, você consegue ver a Estátua da Liberdade.

MENTIRA! Acho que até por conta do nosso monumento mais famoso, o Cristo Redentor, muitos brasileiros (eu inclusa) achavam que a Estátua da Liberdade era facilmente encontrada e avistada por toda Nova York. Infelizmente, essa afirmação é totalmente falsa! Chega a ser até mesmo decepcionante não ter aquela visão majestosa dos filmes da Estátua da Liberdade, podendo vê-la apenas ao estar muito perto da borda de baixo da ilha de Manhattan, Oeste do Brooklyn e Leste de New Jersey. E ainda assim, a estátua aparece aos nossos olhos bem pequena. Para uma visão ideal, recomendo o passeio até a ilha da Estátua da Liberdade ou um passeio de barco pelo rio.

Estátua da Liberdade

– É sempre muito frio em Nova York.

MENTIRA! Talvez pelos inúmeros filmes de Natal que têm NY como set, quando pensamos em Nova York, veem a nossa cabeça neve e casacos de pele. Mas não é bem assim… Existe sim um período de inverno forte que vai de Dezembro à Fevereiro e as temperaturas giram em torno dos números negativos. Porém, nem neva muito, por exemplo nesse inverno nevou apenas dois dias! Além disso, Nova York pode ficar muito quente no verão, mais ainda do que no Brasil, acredita? Em 2011, Nova York chegou a ter uma sensação térmica de 46º!!!

Central Park

– Nova York nunca dorme.

VERDADE! A cidade não para! Dia ou noite, você irá encontrar muita gente e muitos carros pelas ruas. É claro que o movimento diminui com o passar das horas, mas existem diversos estabelecimentos que ficam abertos 24 horas. Bares e baladas fecham por volta das 3:00 e 4:00 da manhã, mas alguns lugares – como a Pacha – continuam abertos até umas 6:00 am. Mas muitas farmácias, supermercados, pizzarias, restaurantes e, até mesmo, lojas continuam abertos durante as 24 horas do dia.

– Nova York é uma cidade perigosa.

MENTIRA! Nova York já foi uma cidade muito perigosa há algumas décadas atrás. Felizmente, isso é coisa do passado e, hoje, Nova York é um lugar super seguro. Claro que, como em toda grande capital, crimes existem e é preciso sempre tomar certo cuidado. Porém, para alguém que morava em São Paulo e ficava o tempo todo preocupada em assaltos e sequestros, achei Nova York uma cidade muito tranquila e segura quanto a isso. Aqui existe policiais por toda a parte e você pode confiar totalmente no trabalho da polícia. Para se ter uma noção da diferença, as pessoas podem usar seus ipods, ipads e macbooks no metrô com total confiança.

– É barato andar de táxi em Nova York.

VERDADE! Quer dizer, se você estiver sozinho é mais barato andar de metrô. Porém, dentro de Nova York, não é tão mais caro andar de táxi não. Ainda mais se está em um grupo já que o total se divide! Ahhh, mas a maioria dos táxis de Nova York só aceita grupos de até 4 pessoas. Em todo caso, acaba saindo mais barato andar de táxi do que ter um carro na cidade já que as vagas são escassas e os estacionamentos ultra caros.

Taxi em New York

– As pessoas em Nova York são muito rudes e antipáticas.

MENTIRA! Os nova-iorquinos adoram conhecer gente nova e ajudar outras pessoas. No metrô mesmo é comum você começar uma conversa super intensa com alguém totalmente desconhecido e ir para um bar sozinho não é problema, em pouco tempo você conhecerá alguém super interessante de conversar. Americanos adoram o Brasil e conversar com um brasileiro é quase que uma honra para eles que perguntam, entusiasmados, sobre nosso futebol e Carnaval.

– Nova York é uma cidade para adultos.

VERDADE E MENTIRA. Nova York é uma cidade para jovens! É um paraíso cultural para os interessados em ampliar seus horizontes. As opções para crianças existem, mas não é como a Disney! Existem espetáculos infantis, parques e circos, porém Nova York é conhecida mesmo não como uma cidade para trazer os pequeninos e sim para os jovens e adultos, que encontram aqui ilimitadas opções de entretenimento e compras.

– Existe uma Starbucks em cada esquina de Nova York.

VERDADE! Não em toda esquina, mas existem centenas de Starbucks espalhadas pela pequena ilha de Manhattan, até mesmo dentro de hotéis e escolas você pode tomar um café da Starbucks. A empresa é parte constante da cultura nova-iorquina e é costume de quase todo americano por aqui pegar seu Starbucks antes de começar mais um dia de trabalho. Aquilo que se vê nos filmes é pura verdade!

Starbucks

– A maioria dos prédios não tem porteiro, nem elevador.

VERDADE! A grande maioria dos prédios em Nova York são aqueles característicos de tijolo aparente e escadas e não possuem porteiro. Apenas os prédios mais novos (ou os mais antigos e chiques do Upper East e West Side) possuem o que eles chamam de ‘doorman’.

– Se come mal em Nova York.

MENTIRA! A ilha é um mix gigantesco de culturas de todo o mundo, um ‘melting pot’ como eles chamam. Assim, a culinária de todos esses países também está presente na cidade. A 9th Avenue em Hell’s Kitchen é a grande prova disso! Nesse post aqui eu mostrei diversas opções de restaurantes onde é possível sair do circuito de fast food, hambúrgueres e fritas, e conhecer um pouco mais sobre a culinária do mundo inteiro sem sair da mesma avenida. Além disso, os mais famosos chefs do mundo possuem pelo menos um restaurante em Manhattan!

.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:

Espero que tenham curtido esse post e desmistificado alguns dos pré-conceitos que temos sobre a cidade de Nova York! Fiquem atentos para mais mitos e verdades sobre as outras cidades que nossos Friends estão vivendo. Qualquer dúvida, sugestão ou outros mitos, a área de comentários do blog está aí para isso!

Acompanhe o meu intercâmbio por Nova York, assim como dicas sobre a vida de intercambista e a cidade de Nova York, aqui pelo blog #STBFriends ou pelo meu Twitter: @baunilha!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.