Minha experiência em um Stand-up Comedy em Nova York

Published

on

Em um post anterior, contei um pouco sobre os clubes de comédia stand-up aqui de Nova York. Contei sobre os comediantes que começaram aqui, como é a dinâmica dos shows, o conteúdo, a média de preços. No post você encontra também os melhores clubes de comédia de NYC.

Mas como é assistir a um stand-up comedy em Nova York para uma tupiniquim?

Vou te contar que estava com medinho de ir em um show desses por aqui. Mesmo já morando em NY há um tempinho e tendo melhorado MUITO meu inglês (que agora ganhou independência e vive por conta própria), os shows de comédia me assustavam.

Isso porque quando você assiste um filme ou vê uma peça de teatro, mesmo que seja em outra língua, existe uma grande produção por trás, cenários e atores interagindo. Por mais que você não saiba todas as palavras e se perca um pouquinho, você consegue sacar o contexto e saber o que está acontecendo. Um show de stand-up já não conta com essas facilidades. É apenas o comediante, um palco e seu microfone. Sua atenção tem que estar 100% no que ele fala, em entender tudinho e imaginar a história que ele está contando. Não é tão simples não…

Além disso, outro ponto que me preocupava era o conteúdo das piadas. Não que eu seja totalmente puritana e estava com medo de ele ofender alguém, longe disso. Eu estava é com receio de não entender as piadas por não ter ‘referências norte-americanas ou nova-iorquinas’ suficientes. Imagina no Brasil, um comediante faz piadas sobre os ‘portugueses’, sobre a vida de um jogador de futebol, políticos corruptos, crianças fazendo malabarismos no sinal, emos da Rua Augusta, etc, etc, uma porção de piadas internas que estrangeiro nenhum entenderia. Mesmo que nosso mundo hoje seja super ‘Americanizado’, existem referências que, somente quem vive o dia-a-dia da cultura americana e sabe das tradições do país, entende.

Mas eu queria muito ir em um comedy club. Eu sou fã de Seinfeld e adoro Lucky Louie e seria um grande pecado morar em NY e não ir a um comedy club. Então eu fui…

Não sentei tão perto do palco como queria porque o local já estava meio cheio. A mesa que eu e meus amigos pegamos era para 10 pessoas e como estávamos em 4, também sentaram conosco outras pessoas desconhecidas. Como comentei no post anterior, a maioria dos clubes cobra um mínimo de 2 drinks por pessoa, ou seja, você tem que pedir algo para beber e a maioria das pessoas acaba pedindo bebidas alcoólicas. Isso não é problema para a grande maioria dos adultos, mas existe sempre um espertinho que bebe além da conta e depois fica fazendo piada alto durante o show e tentando interagir com o comediante. Nesse caso, esse espertinho estava na minha mesa (não era nenhum dos meus amigos!). Foi meio irritante, mas o cara foi embora logo e o show seguiu mais tranquilo depois disso.

O show em si foi bem bacana. Alguns comediantes eram hilários e sensacionais, outros não tinham muita graça não. Tive que dedicar minha completa atenção ao palco o tempo inteiro para conseguir acompanhar, coisa super complicada para mim que me distraio super fácil com Twitter, Instagram, conversas paralelas e companhia.

Eu diria que compreendi de 70% a 80% do conteúdo. Viver em Nova York e observar a Manhattan ao meu redor me deu grande repertório para isso. Foram contadas diversas piadas sobre o metrô de NY, os turistas, lugares da cidade, comportamentos típicos de nova-iorquinos e referências a programas de televisão e filmes. Algumas poucas piadas sobre costumes, estereótipos de raças e política (ah, sim, eu detesto política!), eu realmente não entendi e perguntava para meus amigos americanos me explicarem porque todos estavam rindo tanto.

É realmente necessário ter um inglês mais avançado para entender bem um show de comédia em Nova York, mas é uma experiência super divertida de qualquer maneira. Fui no Broadway Comedy Club e quero muito visitar outros clubes para ver as diferenças. Nova York possui características únicas e pessoas tão extremamente excêntricas que fica fácil fazer piada boa sobre a cidade!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.