CANADÁ

INTERCÂMBIO EM TORONTO

Guia completo para o seu intercâmbio em Toronto.

Published

on

A maior cidade do Canadá pode ser o cenário perfeito para o seu intercâmbio: tem qualidade de vida, segurança, diversas atrações e fica do lado de Nova York, com uma tal de Niagara Falls no caminho. Que tal? Fazer um intercâmbio em Toronto pode ser o melhor caminho para aprimorar seu inglês enquanto tem uma vivência no exterior inesquecível. Quer saber mais?

Por que fazer um intercâmbio em Toronto?

Toronto é um grande polo cultural – você ouvirá dezenas de idiomas nas ruas. Ela tem museus interessantes e um bairro artístico, o Distillery District, que abriga restaurantes, galerias e ateliês de designers. Quer saber o que mais? Que tal uma cidade subterrânea, com mais de 10km de lojas, bancos e restaurantes, para você não precisar enfrentar o inverno de graus negativos? Eles pensam em tudo! E tudo fica mais fácil quando você mora em uma das cidades mais seguras do continente americano.

Melhor época do ano para ir a Toronto

As estações do ano em Toronto são muito bem definidas. Portanto, avalie quais são seus objetivos e preferências antes de escolher uma data.

O inverno em Toronto é muito rigoroso, com temperaturas negativas e neve. A cidade tem toda uma estrutura adaptada para esta estação, com mais de 30 quilômetros de caminhos subterrâneos (chamados de Path) para evitar que os pedestres enfrentem o frio. Se o seu sonho for conhecer a neve e esquiar, vale a pena fazer o seu intercâmbio na cidade no inverno. Caso contrário, a melhor época para ir a Toronto é no verão, entre junho e agosto, quando a cidade fica repleta de atividades ao ar livre e as temperaturas médias ficam entre 15°C e 27°C.

Já o fim da primavera, em maio, e o começo do outono, em setembro, proporcionam clima ameno e muita beleza natural, com as cores das flores e folhas típicas de cada estação. Em ambas as épocas, os preços ficam mais em conta.

Informações úteis de Toronto

Telefone de Emergência: 911
Código DDI: 1
Código DDD: 416
Fuso Horário: -2 ou -3 horas em relação à Brasília, dependendo do horário de verão
Temperatura: no verão, a temperatura média fica entre 15ºC e 27ºC. No inverno, varia de -11ºC e 0ºC
Voltagem: 110V
Moeda: dólar canadense

O que fazer em Toronto

Se há uma certeza que você pode ter a respeito do seu intercâmbio em Toronto é a de que sempre haverá algo novo para fazer. Muito além da CN Tower (ícone da cidade e uma das mais altas torres do mundo), Toronto oferece opções de lazer para todas as idades e gostos – dos amantes de esporte aos consumistas compulsivos.

Na Casa Loma, por exemplo, você terá a chance de conhecer o estilo de vida da burguesia canadense no início do século passado. Já no Royal Ontario Museum, os mais de seis milhões de itens que compõem o acervo te levarão para uma viagem no tempo que passa por diversos pontos do globo. Para quem prefere exposições mais diferentes, o Bata Shoe Museum reúne uma enorme coleção de sapatos para contar a história, os hábitos e costumes da humanidade ao longo dos anos!

O Eaton Centre é o maior centro de compras de Toronto (são mais de 200 estabelecimentos comerciais!), mas, para quem prefere bater perna ao ar livre, a Yongee Dundas também não decepciona. Conhecida como a Times Square de Toronto, ela é palco de diversos shows e eventos, além de estar rodeada por diversas lojas. Não muito longe dali, no Ripley’s Aquarium, você poderá observar de perto mais de 450 espécies aquáticas diferentes – incluindo a maior coleção de tubarões da América do Norte.

E por falar em água, outro passeio imperdível é o que leva até as Ilhas de Toronto – de onde se tem uma visão privilegiada do skyline da cidade. A praia de Wasaga Beach também não pode ficar de fora do roteiro – já que, além de linda, é a maior praia de água doce do planeta.

Para saber mais sobre os pontos turísticos e também descobrir dicas insiders sobre o que fazer em Toronto, baixe o aplicativo Tripbox STB. Todas as informações deste post e muito mais estão disponíveis lá, gratuitamente. Encontre na App Store e no Google Play.

Como dar gorjeta em Toronto

Em restaurantes, o costume é remunerar o serviço em 15% – ou 20%, se for excepcional. A taxa pode vir cobrada direto na conta, então dê uma conferida antes de pagar. Em táxis e cabeleireiros, a mesma coisa: um acréscimo de 15% é esperado e pega bem. Em bares, deixe US$ 1 ou US$ 2 a cada bebida no balcão. O mesmo vale para carregadores de malas e camareiras em hotel.

Onde ficar em Toronto

Escolher onde se hospedar durante o seu intercâmbio em Toronto não será uma tarefa difícil. É que a região de Downtown, no centro da cidade, alia a enorme variedade de restaurantes, lojas, casas de shows e demais serviços com a conveniente proximidade aos principais pontos turísticos. Além disso, a área é conhecida pela excelência da segurança e dos transportes públicos.

O que você terá que escolher é em qual parte de Downtown deseja ficar – já que a região é subdividida em alguns distritos, de acordo com os pontos de interesse de cada um. No Entretainment District, por exemplo, está a maior concentração de teatros, casas noturnas, centros culturais e bares da região – isso sem falar na CN Tower, no Rogers Centre e no Ripley’s Aquarium. O Financial District, por sua vez, reúne os grandes bancos e empresas, enquanto o Discovery District abriga uma grande quantidade de hospitais e centros de pesquisa. Há ainda outros distritos. Informe-se para descobrir qual mais combina com você!

Transporte público para o seu intercâmbio em Toronto

Se pretende usar bastante transporte público, adquira passes semanais ou o metropass, que também dá desconto em compras. Confira todas as opções e preços no site oficial: www.ttc.ca

Metrô

O metrô de Toronto possui quatro linhas e mais de 60 estações. As principais linhas são a Yonge-University-Spadina, que cruza parte da cidade de norte a sul, e a Bloor-Danforth, que cruza parte da cidade de leste a oeste.

Ônibus

Não é necessário fazer sinal para o ônibus parar. Se precisar utilizar metrô e ônibus, você pode comprar nas máquinas automáticas um ticket de transfer, mais econômico. Veja as rotas no site www.ttc.ca.

Onde comer em Toronto

Assim como acontece na maior parte das cidades canadenses, a diversidade cultural de Toronto reflete diretamente na culinária de seus restaurantes – que servem desde comidas típicas (como poutine, prato com batatas fritas, molho e queijo; e o butter tart, pequenas tortas doces de manteiga) até os pratos mais exóticos da culinária oriental.

Ótima opção para começar o dia, o café da manhã servido na Aunties & Uncles, por exemplo, conta com panquecas de banana acompanhadas do tradicional maple syrup (xarope extraído da árvore cujas folhas estampam a bandeira canadense).

O Canoe também celebra a comida regional, mas a verdade é que o ponto alto do restaurante é a sua localização: no 54º andar do prédio do TD Bank, de onde se tem uma belíssima visão do Lago Ontário! Outra opção para quem gosta de almoçar desfrutando da bela vista da cidade é o 360 Restaurant, que fica no alto da torre mais famosa do país, a CN Tower, e tem uma estrutura que gira 360º lentamente, permitindo que o visitante admire todo o skyline da cidade.

Um dos italianos mais tradicionais da cidade, o Grazie serve massas, pizzas, bruschettas, risotos e outras delícias típicas há mais de 15 anos. Enquanto isso, para além dos pratos saborosos e devidamente apimentados, o mexicano El Catrin, em Distillery District, encanta pela decoração moderna e colorida.

Onde fazer compras em Toronto

Em downtown, Eaton Centre, maior centro de compras de Toronto, abriga mais de 230 estabelecimentos comerciais (entre restaurantes, lojas e escritórios). Algumas marcas que podem ser encontradas por lá são a MAC, a GAP e a Forever 21. Além disso, o maior shopping da cidade também conta com algumas obras de arte espalhadas pelo espaço – a exemplo dos famosos gansos canadenses que estão pendurados no último andar da construção.

Saindo da galeria pelo portão principal você encontrará a Dundas Square – que, além de abrigar eventos, shows e feiras culturais, é outra referência em compras na cidade.

Todos os domingos, a partir das 5h da manhã, acontece a tradicional feira de antiguidades de Toronto: a Sunday Antique Market, em St. Lawrence. De livros raros a joias, passando por chapéus, louças e peças modernistas dos anos 1950, o local promete agradar aos fãs da moda e da decoração retrô.

Mas também há opções para quem busca por objetos de decoração mais modernos. Aberta em 2007 no coração do Queen West District, a Umbra trabalha com peças inovadoras e, além da coleção própria, também confecciona móveis sob medida.

Outras lojas de rua bacanas de conhecer são as da rede Joe Fresh (marca de roupas que foi criada em Toronto em 2006) e a Drake General Store, que surgiu como gift shop do hotel homônimo e se espalhou pela cidade após o sucesso de seus produtos – que vão de souvenires criativos a roupas e acessórios.

O que fazer à noite em Toronto

Fósseis raros, armaduras ancestrais e outras relíquias do museu Royal Ontario viram cenário de balada. É o ROM Friday Night, aposta de um dos maiores museus do Canadá para atrair o público jovem ao espaço. A festa acontece sempre nas temporadas de primavera (maio e junho) e outono (outubro e novembro), além de alguns outros momentos do ano, como abertura de exposições. Outro lugar que se transforma durante as noites canadenses é o Drake Hotel, que recebe DJ’s e músicos para animar seus porões ao longo da semana.

Com a proposta de celebrar a “cultura do pingue-pongue” na América, surgiu o SPiN – um espaço descontraído onde pufes, mesas e bares dividem espaço com mais de dez mesas de pingue-pongue. O ambiente cool fez tanto sucesso que se espalhou por mais cinco cidades dos Estados Unidos.

Outro pub que ganhou a simpatia local é o Real Sports Bar & Grill. Considerado o melhor bar de esportes da América do Norte pela ESPN, o local conta com quase 200 TVs HD e um telão de cerca de 11 metros de comprimento para exibir partidas dos mais diversos esportes.

Opinião de quem fez intercâmbio em Toronto

“Com toda certeza, as cinco semanas que vivi em Toronto me transformaram! Lá, amadureci e vi que o mundo é muito maior do que imaginamos. Na escola, conheci pessoas de diversas partes do mundo, com quem mantenho contato até hoje por meio das redes sociais ou por chamadas de vídeo. O choque cultural é gigante e você logo passa a enxergar o seu país de forma diferente, mas vale a pena conversar com todos, experimentar tudo e absorver o que há de bom e de diferente – essa é uma das partes mais gostosas da viagem!
Eu fiquei hospedado na casa de uma senhora muito simpática, que me contava várias curiosidades sobre a cidade, além de indicar alguns passeios. A CN Tower, ícone de Toronto, é a terceira maior torre do mundo e pode ser observada de qualquer lugar da cidade.  À noite, quando seus mais de 550m de altura são iluminados, ela fica ainda mais bela – e vale a pena jantar em seu restaurante 360º ao menos uma vez.  Outro lugar que gostei muito de visitar foi a Casa Loma, que já serviu de locação para o filme do X-Men! Essa viagem me mostrou que existem lugares fantásticos e únicos e eu voltei para casa cheio de histórias e vontades de realizar novas aventuras”, Victor Henrique Pastana Hanioka, 21 anos, estudante de Publicidade e Propaganda. Fez curso de inglês na Eurocentres.

Curiosidades sobre Toronto

1. Não alugue um carro – é muito difícil achar estacionamento no centro da cidade. Se precisar, ande de táxi. Tem sempre um passando.

2. Faça reserva para jantar na sexta à noite. É quando todos os locais jantam fora – você verá o local people e escapará das filas de espera.

3. O povo em Toronto, apesar de gentil, tende a ser mais reservado. Dois assuntos que quebram o gelo: trabalho (lá não é indelicado perguntar!) e animais de estimação, porque they really love their pets.

4. Os canadenses são muito solícitos. Muito! Se você abrir um mapa na rua, provavelmente alguém te abordará para oferecer ajuda. E, se pedir direções, é possível que a pessoa te leve exatamente aonde você quer ir. Nice!

5. Mas a verdade é que você não vai encontrar uma grande identidade canadense. Toronto é uma cidade multicultural no sentido literal:  quase metade da população veio de outros países. Pelo menos, pense assim: você já chega parecendo um local!

Custo de vida em Toronto

Refeição em restaurante estudantil: CAD 15
Mc Meal ou combo equivalente no Mc Donald’s: CAD 9
Coca-cola (300ml): CAD 1.79
1 baguete de pão: CAD 2.64
Ticket de ônibus (ida ou volta): CAD 3.25
Táxi (bandeirada): CAD 3.75

Quer fazer um intercâmbio em Toronto?

E então, já está convencido a fazer um intercâmbio em Toronto? O STB te ajuda! Confira os melhores cursos de inglês em Toronto e até cursos profissionalizantes. Encontre também as melhores opções em passagens aéreas, acomodações e seguro de saúde.

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile