AUSTRÁLIA

INTERCÂMBIO EM SYDNEY

Tudo o que você precisa saber para passar uma temporada em uma das cidades mais famosas da Austrália!

Published

on

A cidade mais animada da Austrália é um dos destinos favoritos dos brasileiros, por conta do clima agradável, das belas praias e das muitas oportunidades de estudo e trabalho em um país de primeiro mundo. Seu intercâmbio em Sydney pode ser o começo de um grande projeto de vida, dentro ou fora do Brasil. O que você está esperando?

Por que fazer um intercâmbio em Sydney?

Vista aérea de Sydney com Opera House e Harbour Bridge

Se você estudar inglês em Sydney, tem chance de ganhar outro idioma de bônus – é porque lá você terá contato com alunos do mundo todo. A maior cidade australiana é perfeita para quem valoriza natureza, graças às praias e parques nacionais belíssimos. O clima jovem predomina durante o dia e à noite também, com a animada vida noturna. Para completar, conheça de perto ícones arquitetônicos famosos mundialmente, como a Opera House e a Harbour Bridge.

Melhor época do ano para ir a Sydney

Sydney recebe turistas durante o ano inteiro e em todas as estações há inúmeras atividades e atrações. A melhor época para visitar Sydney é o fim do verão e o início do outono, principalmente entre março e abril, pois as temperaturas seguem amenas (entre 15°C a 25°C) e não chove tanto quanto nos meses anteriores. Além disso, os preços ficam mais em conta em relação ao ápice do verão.

Já o inverno em Sydney é frio, especialmente no mês de julho, com médias mínimas e máximas entre 7°C e 17°C. Se você pretende ir à praia, evite este período.

Informações úteis de Sydney

Informações úteis sobre Sydney

Telefone de Emergência: 000
Código DDI: 61
Código DDD: 2
Fuso Horário: +13 horas em relação à Brasília, sem contar o horário de verão
Temperatura: no verão, entre 15ºC e 28ºC. No inverno, entre -5ºC e 10ºC
Voltagem: 220V
Moeda: dólar australiano

O que fazer em Sydney

Surfista na Bondi Beach, em Sydney

Há uma infinidade de coisas para fazer em Sydney, a principal metrópole da Austrália e capital do estado de New South Wales. Depois de sediar as Olímpiadas de 2000, a cidade entrou definitivamente na rota turística internacional e se desenvolveu muito.

Para ter uma noção exata do tamanho da cidade e o que ela representa, comece pela Sydney Tower Eye. Nela, você sobe a 250 metros de altura e encontra um deck com lojas, escritórios, restaurante giratório e um observatório de 360°.

Lá de cima você vai ver a Opera House, o principal cartão-postal. Porém, esta maravilhosa casa de eventos merece receber uma visitinha mais apropriada. Vale a pena conferir de perto!

Ao chegar lá, inclusive, você estará no Circular Quay, a região mais turística desta metrópole. Por ali, você pode conhecer o distrito histórico de The Rocks e atravessar a Harbour Bridge em direção ao outro lado da baía.

Um dos principais atrativos de Sydney é o litoral. Suas praias são muito famosas e atraem visitantes do mundo inteiro em busca de areia fofa, surfe e um bom bronzeado. Não deixe de reservar pelo menos uma tarde para curtir tudo isso em Bondi Beach durante seu intercâmbio em Sydney!

Para saber mais sobre os pontos turísticos de Sydney e também descobrir dicas insiders, baixe o aplicativo de viagem Tripbox STB. Todas as informações deste post e muito mais estão disponíveis lá, gratuitamente. Encontre na App Store e no Google Play.

Como dar gorjeta na Austrália

Gorjeta em Sydney, na Austrália

A gorjeta aqui é opcional. Em bares e restaurantes, 10% de serviço é suficiente. Em táxis, você pode deixar o troco e, em hotéis, remunere serviços como camareiras e carregadores de malas com $ 1.

Onde ficar em Sydney

Onde ficar em Sydney para estudantes

Para escolher onde morar durante o seu intercâmbio em Sydney, vários fatores devem ser levados em consideração: onde você estudará, onde trabalhará (caso tenha arrumado um emprego por lá), a duração do seu intercâmbio e, claro, quanto pretende gastar.

O coração da cidade fica em Sydney City. Como é de se esperar, é a região que recebe o maior número de escolas, empresas, comércio, restaurantes e hospedagens, fazendo com que os preços sejam um pouco mais elevados. Contudo, a oferta de empregos também é maior, fator que facilita o pagamento de aluguel em áreas mais concorridas.

Bondi é o “cantinho” mais badalado de Sydney. Há muitos restaurantes, bares, baladas e cafés. Além disso, Bondi Beach é a praia mais procurada por jovens e surfistas. Os preços por hospedagem nesta região também tendem a ser altos. Outro ponto que deve ser levado em conta é a locomoção até Sydney City, por exemplo. Se precisar fazer este percurso com frequência, coloque na conta o tempo de viagem e os custos do transporte público.

Para quem procura uma acomodação em Sydney por um preço mais em conta, North Sydney pode ser uma ótima opção. Além de ser perto do centro, a vizinhança é mais tranquila, com alguns parques e opções de comércio.

Transporte público para o seu intercâmbio em Sydney

Transporte público em Sydney

A cidade possui meios de transporte terrestres e aquáticos. Para utilizá-los, você deve adquirir um Opal Card, cartão eletrônico recarregável que dá acesso aos principais meios de transporte público. O cartão possibilita ao usuário comprar passagens promocionais, como preço fixo para um dia ou uma semana e descontos para uso de trem fora do horário de pico. Veja mais no site www.sydneybuses.info/tickets.

Trem

Os trens da Cityrail servem toda a região metropolitana. No site www.sydneytrains.info há informações sobre rotas, horários e preços.

Ônibus

A boa malha de ônibus oferece mais uma opção para explorar a cidade. Os veículos são modernos, confortáveis e podem ser pagos com os passes. Veja informações completas sobre as rotas no site www.sydneybuses.info.

Monorail

É uma espécie de metrô que fica acima do nível das ruas. Ótimo para conhecer a cidade, pois passa por alguns pontos turísticos. Consulte rota e preços no site www.monorail.com.au.

Ferry

Se for ao norte de Sydney, utilize o ferry boat para atravessar a baía – assim, você transforma o percurso em um passeio e vê a cidade de ângulos diferentes. Acesse www.transportnsw.info para mais informações.

Onde comer em SydneyGelato Messina, em Sydney

A vibe cool e atlética da cidade Sydney reflete também na gastronomia local, que normalmente apresenta pratos leves e saudáveis. Por isso, ao procurar onde comer em Sydney, você encontrará restaurantes de todos os tipos.

O Nomad, em Surry Hills, por exemplo, é comandado pelo chef Nathan Sasi, que prefere não ter um cardápio fixo e experimenta métodos antigos: marinados, defumados e fermentados. Ele também faz os queijos ali mesmo.

Logo ao lado está o Longrain, onde o visitante senta em uma das longas mesas comunitárias e aprecia uma excelente comida oriental, mistura de sabores tailandeses e do sul da China. No bar, de quinta a domingo, DJs tocam soul, músicas africanas, latinas e muitas outras.

Em Newton, o restaurante vegetariano Lentil As Anything tem um conceito muito interessante: o estabelecimento não tem fins lucrativos e segue um modelo financeiro baseado na avaliação de quem o visita. Ou seja, o cliente paga o quanto achar que valeu a experiência.

Aos finais de semana, você pode optar por um brunch no Trio Cafe, em Bondi Beach, com uma vista panorâmica para o mar. Os pratos são inspirados nas culinárias mediterrânea e árabe.

Como sobremesa nunca pode faltar, que tal um sorvete? Em vários pontos da cidade, os do Gelato Messina são totalmente naturais, sem corantes, aromas artificiais ou conservantes.

Onde fazer compras em Sydney

Strand Hatters, loja de chapéu em Sydney

Sydney não é o destino mais famoso para fazer compras, mas há locais bem interessantes para visitar – e adquirir algumas coisas – durante o seu intercâmbio. Um bom exemplo é a Glebe Markets, uma espécie de feirinha alternativa que ocorre todos os sábados e conta com novidades da moda e do design. Por lá, você pode comprar acessórios, bijuterias, artesanato e souvenires (fugindo do tradicional canguru de pelúcia). Há também barracas de comida e música ao vivo no período da tarde.

Outra boa opção para quem quer peças inovadoras é a 100 Squared. Localizada no coração da cidade, o espaço – como o próprio nome sugere – conta com 100 m² repletos de roupas e acessórios de estilistas e designers novos locais.

Já para quem gosta de moda de luxo, a Cara & Co é o lugar ideal. São mais de 40 marcas locais e internacionais, tanto de moda como de design, perfumaria, joias e até gadgets.

Gosta de chapéu? A Strand Hatters, também no centro, é especialista no assunto e está na ativa há mais de 50 anos. Tem todos os tipos deste item essencial que protege o sol forte de Sydney: fedoras, sombreiros, panamás e um grande estoque da Akubras, marca australiana icônica. Para além das abas, dê uma olhada também nas gravatas, suspensórios e bengalas. Tudo bem old school, mas de muito bom gosto.

O que fazer à noite em Sydney

Balada The Island, floating bar em Sydney

Os australianos são conhecidos por serem animados e festeiros. Não é por acaso que há uma grande variedade de baladas em Sydney, de diferentes estilos musicais, gostos e bolsos. Curtir a noite da cidade é essencial – e uma experiência tipicamente aussie.

Se a sua ideia for uma noite mais leve, mas com movimento, o Glenmore é o lugar ideal. Situado no bairro The Rocks, este pub tem uma cobertura com vista privilegiada para o Opera House. O ambiente do andar do meio é mais aconchegante, com mesas de sinuca e sofás para você relaxar e descontrair. Também no bairro The Rocks, a The Argyle fica em um edifício de 1820, criando um mix de arquitetura histórica com uma decoração ultramoderna.

Já em Darling Harbour fica a Home Nightclub, com excelente sistema de som e os melhores DJs locais estão sempre tocando na casa.

O The Island é considerado o primeiro floating bar da Austrália, em Sydney Harbour. Para chegar, é necessário pegar water taxis. Os preços são elevados, claro, mas vale a pena separar um sábado de verão para ter uma experiência inesquecível como essa.

E, para quem quer um lugar com conceito único, a Ivy é a escolha certa. Eles mesmos se denominam “um sofisticado playground urbano para adultos”. O motivo: espalhados por seus diversos andares estão restaurantes, bares, lounges, baladas (incluindo uma franquia da Pacha) e um rooftop com direito à piscina!

Curiosidades sobre Sydney

Praia em Sydney com bandeira de sinalização

1. Se você não entender alguma coisa do inglês australiano, não tenha vergonha de perguntar aos seus mates. Eles estão acostumados.

2. Sabe quando você estende a mão para o bartender em V de vitória, para sinalizar que você quer mais duas cervejas? Faça com a palma da mão para fora. Com a palma para dentro, o sinal é um gesto obsceno. O mesmo vale para fotos!

3. Quer seguir a rotina dos locais? Então acorde cedo, porque quem vive em Sydney já correu na praia, nadou e tomou café da manhã antes das 8h. Se você experimentar, vai descobrir o por quê…

4. Se você for convidado para um churrasco, pergunte se deve levar sua própria carne. O esquema ‘bring your own meat‘ é bem comum na Austrália. Informe-se sobre bebidas também.

5. Quando for à praia, fique atento a avisos de tubarão na areia e bandeiras vermelhas e amarelas no mar. Elas indicam quando é (e quando não é) seguro nadar por ali.

Custo de vida

Preço da refeiçao em Sydney Refeição em restaurante estudantil: AUD 15
Preço do lanche em Sydney Mc Meal ou combo equivalente no Mc Donald’s: AUD 10
Preço do refrigerante em Sydney Coca-cola (300ml): AUD 3.17
Preço do pao em Sydney 1 baguete de pão: AUD 2.90
Preço do onibus em Sydney Ticket de ônibus (ida ou volta): AUD 4
Preço do taxi em Sydney Táxi (bandeirada): AUD 3.60

Quer fazer um intercâmbio em Sydney?

Estudantes fazem intercâmbio em SydneyE então, animado para fazer um intercâmbio em Sydney e aprimorar o idioma do outro lado do mundo? O STB oferece diversas opções de cursos na cidade australiana, com as melhores condições para passagens aéreas, acomodação e seguro. Você ainda viaja com o Tripbox, nosso incrível aplicativo de viagem!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.