DESTINOS

INTERCÂMBIO EM SAN FRANCISCO

Um guia completo para o seu intercâmbio na cidade da famosa Golden Gate Bridge.

Published

on

Imagina só ter a belíssima Golden Gate Bridge como cenário do seu intercâmbio? Neste guia, contamos tudo o que você precisa saber para fazer um intercâmbio em San Francisco e aprimorar o inglês na cidade mais bonita da Califórnia. As informações são do Tripbox, aplicativo de viagem desenvolvido pelo STB.

Por que fazer um intercâmbio em San Francisco?

Intercâmbio em San Francisco

Califórnia, sim, mas completamente diferente de Hollywood. San Francisco é uma cidade cênica, famosa pela fotogênica Golden Gate Bridge e pelos simpáticos cable cars, que transportam moradores e turistas pelas ladeiras mais íngremes.

A topografia é uma atração à parte, e o belo skyline formado por mais de 40 colinas é a prova disso. A cidade tem diversos parques e espaços verdes, boa gastronomia, animada vida noturna e fica ao lado de polos intelectuais como Berkeley e Vale do Silício.

Melhor época do ano para ir a San Francisco

Apesar do céu azul intenso (quando o famoso fog local não toma conta da paisagem) e de fazer parte da Califórnia, San Francisco é uma cidade tipicamente fria. Até mesmo no verão, época do ano em que a região lota de turistas, a temperatura mínima pode atingir 10°C.

A melhor época do ano para ir a San Francisco é no início outono, entre o fim de setembro e o mês de novembro. Nesta época, o clima varia de 12°C a 21°C e é majoritariamente seco, ideal para passear na rua e aproveitar as paisagens da estação e seus parques repletos de folhas vermelhas, amarelas e laranjas.

Informações úteis de San Francisco

San Francisco Painted Ladies

Telefone de Emergência: 911
Código DDI: 1
Código DDD: 628
Fuso Horário: -5 horas em relação à Brasília, sem contar o horário de verão
Temperatura: no verão, entre 12ºC e 22ºC. No inverno, a média fica entre 8ºC e 15ºC
Voltagem: 110V
Moeda: dólar

O que fazer em San Francisco

O que fazer em San Francisco

Já imaginou conhecer um presídio de segurança máxima? Em San Francisco essa experiência está a apenas um passeio de barco de distância, na Ilha de Alcatraz. Mas para quem prefere manter os pés em terra firme, a dica é subir a bordo dos famosos cable cars (aqueles bondinhos elétricos que são símbolo da cidade) e começar a explorar a região.

O colorido bairro de Castro, maior destino gay-friendly de San Francisco, vai te surpreender pela animação, as cores e as noções de tolerância e diversidade que pairam no ar. Já a região da Union Square promete levar qualquer shopaholic ao êxtase com suas lojas e boutiques que vão das mais populares a algumas das maiores grifes mundiais. O Píer 39 fica na baía de San Francisco e conta com 14 restaurantes e mais de 90 atrações populares para atrair a atenção dos turistas – mas nada supera a comunidade de leões marinhos que vive no seu entorno!

A praia mais famosa da cidade é a Baker Beach, de onde se tem uma visão privilegiada para o maior cartão postal da cidade: a Golden Gate Bridge, que pode ser vista de diversos outros pontos de San Francisco também. E no gigantesco parque homônimo, o Golden Gate Park, monumentos, lagos, jardins e museus prometem um passeio cultural próximo à natureza. Nada mal para o seu intercâmbio em San Francisco, não?

Para saber mais sobre os pontos turísticos de San Francisco e também descobrir dicas insiders sobre o que fazer em San Francisco, baixe o aplicativo Tripbox STB. Todas as informações deste post e muito mais estão disponíveis lá, gratuitamente. Encontre na App Store e no Google Play.

Como dar gorjeta em San Francisco

Gorjeta em dólares em San Francisco

Como é de praxe nos Estados Unidos, é esperada uma gorjeta. Algo entre 15% e 20% para garçons, 15% para taxistas e cabeleireiros, e uma caixinha de US$ 1 ou US$ 2 para carregadores de malas, camareiras e manobristas.

Onde ficar em San Francisco

Onde ficar em San Francisco, pôr do sol em Painted ladies

Union Square: a vida noturna agitada, o fácil acesso ao transporte público e a rica variedade de lojas, bares e restaurantes fazem desta região uma das mais procuradas para hospedagem. Considerada o coração financeiro da cidade, a área reúne lojas de departamento (como H&M e Macy’s) e marcas de grife (como Prada, Gucci e Chanel).

Trata-se de um paraíso para os amantes de compras e ótima opção para seu intercâmbio em San Francisco. Além disso, a região é ponto inicial de duas linhas dos cable cars e está próxima a diversos pontos de interesse na cidade, como o Museu de Arte Moderna, o Golden Gate Park e o centro cultural Yerba Buena Center of Arts. Por outro lado, é preciso levar em conta que a Union Square está sempre lotada e que, por isso, os preços dos hotéis por lá costumam ser bem mais altos do que nas demais regiões da cidade.

Fisherman’s Warf: localizada à beira da baía de San Francisco, a região reflete um estilo de vida mais calmo e desencanado, mas totalmente turístico. Se decidir se hospedar por lá durante o seu intercâmbio, aproveite para observar os leões marinhos que vivem ao redor do Píer 39 e para provar os tradicionais “caranguejos gigantes” em algum dos inúmeros restaurantes da região.

Lembre-se, também, de que o acesso à Ilha de Alcatraz se faz através do Píer 33, de onde partem os ferries. Mas tenha em mente que hospedar-se aqui significa estar longe dos demais pontos turísticos da cidade (e que a oferta de transporte público na região é bem menor do que na Union Square).

Transporte público para o seu intercâmbio em San Francisco

Transporte público e Cabe Car em San Francisco

Para economizar no transporte público de San Francisco, adquira o Clipper Card, um bilhete eletrônico que lhe dá descontos nas viagens. Você pode comprá-lo on-line ou em máquinas automáticas em estações conveniadas. Veja mais no site www.clippercard.com.

Metrô

Em San Francisco, o metrô é o BART, que possui mais de 40 estações. Fique atento aos horários de funcionamento, que variam de acordo com os dias da semana: de segunda à sexta das 4h à 0h, aos sábados das 6h à 0h e aos domingos das 8h à 0h.

Muni

É uma espécie de veículo elétrico rápido que percorre Downtown/Financial, District/Union Square, South of Market (SoMa), China Basin, Embarcadero, Castro, Duboce Triangle, Mission, Noe Valley e Cole Valley/Haight Street. Veja rotas e preços no site oficial: www.sfmta.com.

Bonde elétrico

Conhecido como cable car, é um meio de transporte voltado ao turismo e, portanto, mais caro. Os bondinhos circulam pelos trechos principais da cidade, como Russian Hill, Nob Hill, Chinatown, North Beach, Fisherman’s Wharf, Downtown/Union Square/Financial District e Pacific Heights.

Onde comer em San Francisco

Craftsman Wolves, restaurante em San Francisco

San Francisco é um dos berços da contracultura americana surgida na década de 1960, refletida até hoje no modo de pensar e agir de seus habitantes. Por lá, quase tudo tem um toque único e especial, o que se reflete também nos restaurantes e lanchonetes. Separamos alguns lugares bem interessantes que farão sua experiência gastronômica em San Francisco ser tão peculiar quanto a história da cidade:

Começando pelo café da manhã, uma ótima opção é Craftsman and Wolves, em Mission District. Além do cardápio delicioso (experimente os muffins!), ao lado do café há uma série de lojinhas de designers locais que valem a visita.

A menos de dez minutos a pé dali está o Foreign Cinema, um mix de restaurante e cinema. Nesse lugar, você saboreia os pratos mediterrâneos e do norte da África, assiste a um filme indie no pátio externo e ainda pode estender a noite no Laszlo, uma balada logo ao lado.

Já o Burritt Room + Tavern, como todo tesouro, fica bem escondido. Subindo as escadas do Mystic Hotel by Charlie Palmer, localizado na região central da cidade, você pode tomar drinques clássicos ou pedir um especial para você aos atendentes. E, tudo isso, ao som de jazz.

Em Japantown, os locais ficam às vezes até três horas na fila de espera para provar o menu de estilo californiano do State Bird Provisions, que oferece porções pequenas, inventivas e com ingredientes frescos.

Já no restaurante mexicano Nopalito, em Inner Sunset, a ideia de taqueria ganha um ingrediente especial: todos os ingredientes são orgânicos, produzidos localmente.

Onde fazer compras em San Francisco

Tresure Island Flea Market em San Francisco

Em seu intercâmbio em San Francisco, além de conhecer os bairros tradicionais, os principais pontos turísticos e os restaurantes mais peculiares, você também terá a oportunidade de ver de perto a moda da região e suas características únicas.

O melhor lugar para conhecer a cultura de San Francisco traduzida em produtos é o Treasure Island Flea, uma feirinha mensal que acontece na ilha artificial de mesmo nome e reúne o melhor da produção independente local. Desde 2001, os vendedores apresentam seus produtos handmade e vintages. Tudo isso sob o som de bandas ao vivo e a vista da baía ao fundo.

Falando em vintage, San Francisco é uma cidade famosa por itens deste tipo. A No Shop é uma loja que se destaca pela curadoria e pela organização das peças por estilos e décadas, com foco nos anos 1980 e 1990. E o mais importante: a maioria dos produtos custa entre USD 15 e USD 50.

A Califórnia também é mundialmente famosa por seus vinhos, mas os azeites merecem uma chance. Premiada, a Stonehouse California Olive Oil, em Embarcadero, produz excelentes azeites e os vende diretamente. É uma ótima opção para presentes para os amigos e familiares.

O que fazer à noite em San Francisco

Balada The Endup, em San Francisco

San Francisco é um dos berços do free-speech, do movimento gay no mundo e onde a qualidade de vida vem em primeiro lugar. Não surpreende, portanto, o fato de que a cidade também tem uma vida noturna variada e divertida.

Uma das baladas mais animadas da região é a El Rio, em Mission District. Inaugurada em 1978 com o nome de Leather Brazilian Gay Bar, a casa mantém o mesmo clima até os dias atuais, ao som de ritmos country e latinos (com músicas brasileiras para os que sentirem saudades de casa). Predominantemente frequentada pelo público LGBT, ela abre as portas para todo mundo – incluindo pets.

Outra balada que se destaca na cena noturna da cidade é a The EndUp, em SoMA. Inaugurada em 1973, ela segue na vanguarda há mais de 40 anos e está longe de perder seu posto. Além da programação eclética, a casa é famosa por suas noites de sábado, que só terminam nas segundas-feiras!

Se a sua pegada for ver gente mais estilosa, a Wish, na mesma região, é uma excelente opção. É um lounge de estilo nova-iorquino, mais intimista e escuro. Para quem gosta de música boa, é bom saber: o local é famoso por ter o melhor line-up de house music da cidade.

Uma ótima sugestão também é terminar a noite no Chambers, em Tenderloin. O bar, que fica em um antigo hotel dos anos 1950, foi reformado recentemente e é conhecido por ser frequentado por integrantes de bandas como Pearl Jam e Red Hot Chili Peppers.

Curiosidades sobre San Francisco

Golden gate bridge com névoa em San Francisco

1. Até o dia mais ensolarado pode terminar em neblina gelada – por isso sempre ande com uma jaqueta, especialmente se planeja ficar até altas horas na rua.

2. Live and let live: San Francisco é famosa por ser open minded e receber gente de todos os tipos. Por isso, não encare e muito menos tire fotos sem perguntar caso veja alguém com um estilo diferente do que você está acostumado a ver.

3. Aproveite o ótimo transporte público da cidade para circular gastando pouco. Só siga as regrinhas locais: não fique parado nas portas dos ônibus, sempre vá para o fundo do veículo se ele estiver cheio e, nas escadas rolantes do BART, não fique parado do lado esquerdo. Ok, essas regras não são tão locais assim, mas é que lá todo mundo respeita mesmo.

4. Se preferir alugar um carro – boa opção para viajar pelos arredores – tome muito cuidado com os ciclistas.

5. Falou em arredores? Não deixe de conhecer Sausalito, que fica a 15 km dali. Você pode ir de bicicleta e voltar de ferry.

Custo de vida em San Francisco

Preço da refeiçao em San Francisco Refeição em restaurante estudantil: US$ 15
Preço do lanche em San Francisco Mc Meal ou combo equivalente no Mc Donald’s: US$ 8
Preço do refrigerante em San Francisco Coca-cola (300ml): US$ 2.03
Preço do pão em San Francisco 1 baguete de pão: US$ 3.78
Preço do onibus em San Francisco Ticket de ônibus (ida ou volta): US$ 2.25
Preço do taxi em San Francisco Táxi (bandeirada): US$ 3.50

Quer fazer um intercâmbio em San Francisco?

Fazer intercâmbio em San FranciscoE então, o que acha de viver em uma cidade cosmopolita e cheia de cultura em plena Califórnia? Programe seu intercâmbio em San Francisco com o STB, que oferece cursos de inglês, universidades, profissionalizantes e muito mais.

Viaje com todo o apoio da maior especialista do Brasil, e ainda aproveite as dicas do nosso aplicativo de viagem, o Tripbox STB.

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.