DESTINOS

MEU INTERCÂMBIO EM SAN DIEGO

A Bruna conta sobre o primeiro dia de aula e muito mais.

Published

on

Em seu depoimento para participar da promoção Free Experience, a viajante Bruna Silva Bassani conta como foi o seu intercâmbio em San Diego com o STB. Ela narra a sua experiência de conhecer uma nova cultura, novos amigos e o que levou de aprendizado.

Minha primeira viagem sozinha: meu intercâmbio em San Diego

Por Bruna Silva Bassani

Cheguei em San Diego no dia 3 de abril de 2016. Era um domingo extremamente lindo, não poderia ter sido recebida de melhor forma por essa cidade maravilhosa. Por mais que estivesse tudo dando certo, havia uma mistura de sentimentos dentro de mim que eu nem sei explicar.

Eu estava amando tudo aquilo, mas estava com medo também. Era a minha primeira viagem desacompanhada e eu não conhecia ninguém lá.

Por não ser uma pessoa muito extrovertida, passei o domingo todo caminhando sozinha, sem ir muito longe de casa, claro. Fiquei em um alojamento e não dividi quarto, então só precisei falar com um senhor muito gentil da recepção que me recebeu muito bem. Eu estava feliz e triste também. É uma loucura.

Meu primeiro dia de aula na Embassy

No dia seguinte, tive o meu primeiro dia de aula e fui sozinha até a escola – aliás, obrigada STB por sugerir a escola Embassy. Nunca gostei tanto de ir à aula!

Finalmente, conheci e me aproximei de alguns estudantes, o que me fez sentir o choque cultural que eu já aguardava.

Acabei sendo adotada por uma brasileira que ficaria apenas um mês lá e fomos descobrindo a cidade juntas. É muito bom ter alguém que te ajude ou descubra junto de você como fazer certas coisas do dia a dia, como lavar roupa, comprar o cartão de transporte público etc.

Um mês se passou e essa minha amiga foi embora. Eu não estava sozinha, mas durante esse primeiro mês me perguntava muito se eu aguentaria ficar cinco meses naquele lugar. Era tudo tão bom, mas alguma coisa faltava. Até que eu comecei a andar com um grupo de pessoas que continha brasileiros, turcos, alemãs e uma japonesa. Não vou dizer que o meu primeiro mês em San Diego foi horroroso – bem longe disso!-, mas a melhor experiência da minha vida começou mesmo quando eu encontrei esse grupo que hoje eu chamo de família.

É engraçado como pessoas de lugares totalmente diferentes, com culturas que, em alguns casos, arriscaria até chamar de opostas, poderiam se dar tão bem a ponto de se chamar de família. Todos se comunicando com um inglês fraco/intermediário/avançado, com a necessidade de dicionário em momentos em que nem a mímica pode ajudar.

Fizemos incontáveis passeios juntos, algumas viagens, passamos dificuldades juntos, rimos, nos reunimos praticamente todo dia no quarto de alguém, fomos em festas, descobrimos vários restaurantes legais, fomos à praia e muito mais! Quando reparei, agora eu quase nunca andava sozinha até a escola.

Posso concluir que a minha experiência não se tratou apenas de aprender inglês. Claro que eu melhorei o inglês – e muito -, mas fiz muito mais! Aprendi um pouco de outros idiomas, descobri novos costumes, convivi com diferentes culturas, classes sociais, fui respeitada, conversei, ensinei, enfim, vivi em plena diversidade.

Se eu chorei? Claro que sim! Senti muita saudade da minha família, cachorra e amigos. Porém, o que eu mais fiz foi sorrir, exatamente o que estou fazendo ao escrever esse texto e relembrar como foi bom me arriscar e viver longe de casa. Foram cinco meses por enquanto, mas foi só o começo… Eu quero voltar!

Quer fazer como a Bruna e turbinar o seu inglês enquanto conhece diferentes culturas? Faça um intercâmbio em San Diego, com o STB!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile