DESTINOS

COMO É A EDUCAÇÃO EM TÓQUIO

Published

on

Na Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, um fato ocorrido nas arquibancadas dos estádios chamou a atenção da imprensa e de pessoas do mundo inteiro. Felizmente, dessa vez não vamos falar de hooligans se agredindo, mas do exemplo dado pelos japoneses ao término de cada partida do país: eles se juntavam para recolher o lixo deixado por eles mesmos e por outros torcedores.

Este exemplo de civilidade não partiu de uma campanha de conscientização, mas é algo que vem do berço. Nos ensinos fundamental e médio das escolas do Japão, os alunos aprendem atividades de limpeza e organização.

Orientados pelos professores, os jovens se dividem para varrer o chão, passar pano, lavar o banheiro e servir a merenda aos colegas. Essa prática desenvolve inúmeros conceitos que servem para o resto da vida: consciência social, responsabilidade, coletividade e organização.

O resultado desse sistema desenvolvido há décadas e que atravessa gerações é facilmente notado: ruas limpas, pessoas educadas e solícitas e uma organização de dar inveja (mesmo em uma cidade com mais de 13 milhões de habitantes, como é o caso de Tóquio).

Crianças japonesas limpando a sala de aula

A educação é um dos pilares do desenvolvimento do Japão. Não é por acaso que eles contam com profissionais de altíssimo nível em todas as áreas, fazendo com que o país seja moderno, tecnológico e com uma economia forte. E agora sabemos onde tudo isso começa. O Brasil poderia seguir este exemplo, né?

**

Se empolgou para conhecer de perto essa realidade? No Tripbox STB tem muito mais informações e dicas de Tóquio. Cadastre-se no site: www.apptripboxstb.com.br.

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.