a-melhor-experiencia-de-viagem-970x300_semtxt.jpg

Planejar uma viagem é simples, o extraordinário é construir experiências!

BannerHome_Destinos_JAN17_Dublin-1-750x368.jpg

Intercâmbio em Dublin

Tem o sonho de viver uma experiência incrível na Europa? Chegou a hora de realizá-lo em grande estilo, fazendo um intercâmbio em Dublin! Neste guia, temos o que você precisa saber sobre a capital irlandesa antes de embarcar nesta aventura. Seja curso de inglês ou estudo e trabalho em Dublin, pode ter certeza: você voltará diferente e muito mais preparado para encarar o mundo!

Por que fazer um intercâmbio em Dublin?Tudo sobre Dublin

A capital da Irlanda é um dos lugares preferidos dos brasileiros por vários motivos: é permitido estudar e trabalhar em Dublin, a população é jovem, animada e calorosa, além de dispor de diversas atrações turísticas, culturais e históricas. Por isso mesmo, gente de todos os lugares aterrissa nessas terras chuvosas em busca de oportunidade e diversão.

Melhor época do ano para ir a Dublin

A capital da Irlanda é bem chuvosa e fria durante boa parte do ano. Na maioria dos meses, chove por mais de 20 dias. No período mais quente, entre a primavera e o verão, há diversas atrações ao ar livre, principalmente nos parques. Os meses entre junho e agosto são ideais para conhecer Dublin, pois apresentam temperaturas relativamente amenas (entre 10°C a 20°C e um menor índice de chuvas).

Embora março seja um mês mais frio, com temperaturas entre 3°C a 9°C, há um motivo especial para conhecer Dublin neste período: no dia 17 de março, há uma grande celebração que toma conta das ruas da cidade, o St. Patrick’s Day, em homenagem ao padroeiro da Irlanda. É um festival bem interessante e que atrai muitos turistas ao país.

Informações úteis de Dublin

Informações úteis sobre Dublin, capital da Irlanda

Telefone de Emergência: 999 ou 112
Código DDI: 353
Código DDD: 1
Fuso Horário: +3 ou +4 horas em relação à Brasília, dependendo do horário de verão
Temperatura: no verão, entre 15ºC e 22ºC. No inverno, de 0ºC a 10ºC.
Voltagem: 220V
Moeda: euro

O que fazer em Dublin

O que fazer em DublinDurante o seu intercâmbio em Dublin, você vai ter a oportunidade de conhecer uma das capitais mais animadas da Europa! Apesar do clima pouco ameno, a cidade oferece uma gama de opções interessantes para curtir durante o dia e à noite. Na região central, é possível encontrar de tudo. Partindo do monumento Spire of Dublin, você pode atravessar o Rio Liffey em uma das pontes da cidade (dica: vá pela decorada Ha’penny Bridge) e caminhar pelas ruas da margem oposta em direção à Christ Church, à St. Patrick’s Cathedral e ao Dublin Castle. Se tiver com tempo, visite o museu Dublinia (dentro da Christ Church), que mostra o legado viking deixado no país.

Outra região imperdível da cidade é o Temple Bar. Lá, você encontra ruazinhas estilosas, uma cena cultural forte e diversas opções de casas culturais. Para fechar a noite, não deixe de tomar um pint de Guinness (+ 18) no famoso The Temple Bar Pub!

Para saber mais sobre os pontos turísticos e também descobrir dicas insiders sobre o que fazer em Dublin, baixe o aplicativo Tripbox STB. Todas as informações deste post e muito mais estão disponíveis lá, gratuitamente. Encontre na App Store e no Google Play.

Como dar gorjeta em Dublin

Como dar gorjeta em DublinÉ costume dar gorjetas em restaurantes, entre 10% e 20%, de acordo com a qualidade do atendimento. Em táxis não é preciso se preocupar tanto, basta arredondar a conta. Em pubs, a gorjeta é esperada apenas quando há serviço de mesa (de 5% a 10%), mas não quando você beber no balcão.

Onde ficar em Dublin

Intercambistas andando de bicicleta em Dublin

Antes de tudo, é preciso entender como Dublin é dividida. O modo mais fácil de se localizar na cidade é por meio dos números das regiões postais (são 21 ao todo). Como é de se esperar, a área mais concorrida fica ao redor das duas margens do Rio Liffey, por ser mais turística e central. Por isso mesmo elas recebem os números 1 e 2. A hospedagem por estes lados é normalmente mais cara e menos confortável, justamente por conta de sua ótima localização, ficando aproximadamente em € 1,5 mil por mês.

A melhor forma de evitar os preços mais elevados durante seu intercâmbio em Dublin é sair da região e buscar os bairros mais periféricos. Na zona norte da cidade, os valores tendem a ser menores, como nas áreas 5, 7 ou 9. Mas não se engane, ainda assim há certo consenso de que a capital da Irlanda não oferece moradias a baixo custo devido à grande procura de pessoas comparada à quantidade de ofertas disponíveis.

Por isso, a nossa recomendação é que você pesquise bastante antes de fechar negócio e conte com o auxílio dos consultores experts em intercâmbio do STB.

Transporte público para seu intercâmbio em Dublin

Luas, transporte público de Dublin

Durante a sua estadia em Dublin, você provavelmente vai utilizar o transporte público, mesmo que a cidade seja relativamente pequena e as principais atrações fiquem na região central. De qualquer forma, a capital é bem servida de trams e ônibus, facilitando o acesso aos locais mais afastados – normalmente residenciais.

Tram

Conhecido como Luas, o tram possui duas linhas: Green e Red, que servem o centro da cidade e os arredores. No site oficial da TFI, você confere todas as paradas de cada linha, rotas, horários e preços. Lá você também encontrará informações sobre o Leap Card, cartão que oferece passagens de metrô e ônibus com tarifas mais econômicas.

Ônibus

É fácil chegar aos principais pontos turísticos de Dublin de ônibus. Os motoristas estão prontos para te ajudar, dando informações sobre as paradas. Consulte o site www.dublinbus.ie

Onde comer em Dublin

The Greenhouse, restaurante em Dublin

Ok, a Irlanda não é conhecida por ter uma gastronomia refinada, como a italiana ou a francesa. Mesmo assim, há bons lugares para comer em Dublin, de diferentes estilos, preços e gostos.  

O Fallon & Byrne, por exemplo, não é a opção mais barata, mas ainda assim é muito interessante. Bem perto da Ha’penny Bridge, do lado oposto ao The Spire, o restaurante tem quatro andares com estilos gastronômicos diferentes, como um movimentado wine bar com tapas no primeiro andar e um restaurante internacional no último.

Se você estiver em um dia mais corrido, a Bunsen, na região de Dublin 2, é a melhor hamburgueria de Dublin, contando com sabores clássicos e até opções sem glúten.

Já para quem prefere uma refeição mais sofisticada, o The Greenhouse, também em Dublin 2, é a melhor escolha. O chef finlandês Mikael Viljanen é adepto da gastronomia molecular e combina ingredientes sazonais irlandeses com um toque nórdico, mistura que faz lotar o pequeno salão para 40 pessoas. Por isso, reserve com antecedência.

Se você quer aproveitar o intercâmbio em Dublin para fazer como um irlandês e aproveitar um brunch aos finais de semana, o Whitefriar Grill, é o local: clima cool, menu especial, DJ e um ótimo serviço.

Onde fazer compras em Dublin

Fachada do shopping George's Street Arcade, em Dublin

As ruas animadas de Dublin são um convite mais do que especial para andar muito, comprar lembrancinhas, provar comidas de rua e ver performances de artistas independentes. E a O’Connell Street é o local perfeito para isso! Lá, há lojas de todos os tipos: de marcas famosas, de departamentos, de souvenires, de itens artesanais e muito mais. Pode ter certeza, em seu intercâmbio em Dublin você vai passar muitas vezes por aqui.

Outra atração das ruas do centro de Dublin é o Cow’s Lane Market, uma feirinha que acontece todo sábado, das 10h às 17h, e promove o encontro entre os visitantes e designers locais que exibem suas produções. Eles costumam receber pessoalmente os clientes e contar sobre os processos de criação.

Nas proximidades, o George’s Street Arcade é um shopping center que se destaca por sua fachada de tijolos vermelhos da Era Vitoriana. Nele, tem de tudo: roupas vintage, acessórios, joias, arte, cafés e muito mais.

Ainda na região central há diversas lojas de souvenires, daquelas bem tradicionais. Mas se você quiser comprar uma lembrancinha um pouco diferente e que remeta à cidade, a Designist é uma opção interessante. Ela conta com brinquedos, canecas, itens artesanais e todos os tipos de criações de designers locais.

O que fazer à noite em Dublin

Button Factory, balada em Dublin

Dublin é uma cidade que transpira animação, seja nas ruas, nos pubs ou nas baladas. Essa característica típica dos irlandeses contrasta com o tempo e aquece um pouco os corações de quem chegar, mesmo em meio à garoa fina e o frio cortante.

Com mais de 170 anos de história, o pub mais famoso da cidade – e o que atrai o maior número de turistas – é o The Temple Bar Pub, localizado em uma região bem central.

A menos de cinco minutos dali está a Button Factory, balada eletrônica de Dublin com ótima seleção de DJs e bandas - e um sound system de primeira linha.  

Ainda na mesma área, o The Front Lounge é o clássico bar gay-friendly de Dublin, presente na cidade desde 1990. O som é bem eclético: de bandas de jazz a karaokê, passando por algumas noites eletrônicas.

Curiosidades sobre DublinIrlandesa

  1. Os irlandeses são calorosos. Vão conversar se você puxar papo e talvez toquem seus braços e ombros de vez em quando. Não leve a mal nem entenda como xaveco.
  2. Os pubs fazem parte da cultura de Dublin. Na verdade, muita gente vai a pubs para beber um refrigerante ou lime and soda, uma mistura de suco de limão e água com gás. E em cidades menores, o espaço muitas vezes também funciona como loja ou correios.
  3. Aliás, não saia com a expectativa de beber a noite inteira em um pub. A maioria fecha às 23h30 durante a semana e à 1h aos sábados e domingos.
  4. No verão, os pontos turísticos ficam bem cheios. Você vai aproveitar muito melhor se conseguir ir cedo - isso vale especialmente para a sempre lotada Grafton Street.
  5. Você adora arquitetura? Então vai se apaixonar pelo bairro de Merion Square, onde Oscar Wilde passou boa parte de sua juventude. Ali, você verá detalhes preciosos em fachadas, luminárias, maçanetas...

Custo de vida

Preço de uma refeição em Dublin Refeição em restaurante estudantil: € 15
Preço do lanche em Dublin Mc Meal ou combo equivalente no Mc Donald’s: € 7.60
Preço de um refrigerante em Dublin Coca-cola (300ml): € 1.55
Preço de um pão em Dublin 1 baguete de pão: € 1.28
Preço do onibus em Dublin Ticket de ônibus (ida ou volta): € 2.70
Preço do taxi em Dublin Táxi (bandeirada): € 4

 

Quer fazer um intercâmbio em Dublin?

Biblioteca em DublinSTB oferece diversas opções de cursos em Dublin, tanto curso de inglês quanto específicos para profissões. Você também pode optar por acomodação em casa de família, residência estudantil, hotel ou apartamento. Descubra o caminho para seu intercâmbio em Dublin com o STB e vá turbinado com nosso app de viagem, o Tripbox.

 

 FALE COM UM ESPECIALISTA EM INTERCÂMBIO

Tripbox STB

Tripbox STB

O Tripbox é um app de viagem criado pelo STB para viajantes, com organizador de compromissos, porta-documentos e dicas insiders das principais cidades do mundo. O aplicativo conta com uma equipe de jornalistas curiosos, nerds, inquietos e apaixonados por viagem que trabalha intensamente para oferecer o melhor aos viajantes. Quer saber mais? Baixe o aplicativo na App Store ou no Google Play. É grátis ;)

Deixe uma resposta

BUSCAR RESULTADOS PARA: