DESTINOS

Intercâmbio em Cambridge

Um guia completo da cidade universitária da Inglaterra.

Published

on

Já pensou estudar em uma das cidades universitárias mais importantes do mundo? Durante seu intercâmbio em Cambridge, você terá a oportunidade de vivenciar uma atmosfera estudantil incomparável, ao lado de grandes gênios do presente e do futuro! A belíssima arquitetura e a proximidade a Londres ficam como brinde, é claro.

Por que fazer um intercâmbio em Cambridge?

Gosta da Inglaterra, mas procura uma cidade mais tranquila do que Londres, com belos campi, edifícios históricos e atmosfera universitária? Vem pra Cambridge! O sotaque inglês, aqui, vem acompanhado de muita segurança, locomoção tranquila a pé ou de bicicleta, grandes áreas verdes e paisagens cênicas. E o melhor: se der saudade da bagunça, Londres está a apenas 50 minutos.

Melhor época do ano para ir a Cambridge

Para saber qual é a melhor época do ano para fazer um intercâmbio em Cambridge, é necessário pensar no clima e nos preços, já que a libra esterlina é uma moeda cara. O ideal é procurar um meio termo entre as temporadas, balanceando um clima agradável com preços mais em conta. Setembro é o mês que melhor se encaixa nesta descrição e o mais indicado para estudantes brasileiros, pois a temperatura média fica em torno de 15°C.

De novembro a março, a média dificilmente passa dos 10°C, bem abaixo do padrão que os brasileiros estão acostumados em dias frios. Entre junho e agosto, o clima é bem mais agradável e propício para uma temporada de estudos, variando entre 15°C e 30°C, mas é o período do ano em que a cidade costuma lotar, já que os europeus também entram de férias.

Informações úteis de Cambridge

Tudo sobre Cambridge, Inglaterra

Telefone de Emergência: 999
Código DDI: 44
Código DDD: 1223
Fuso Horário: +3 horas em relação à Brasília, sem contar o horário de verão
Temperatura: no verão a temperatura média fica entre 10ºC e 22ºC e no inverno entre 1ºC e 8ºC
Voltagem: 240V
Moeda: libra

O que fazer em Cambridge

Punting tours, em Cambridge

Poder caminhar pelos campus onde estudaram Isaac Newton, Charles Darwin, Stephen Hawking e Alan Turning (para citar o básico) já seria motivo suficiente para tornar o seu intercâmbio em Cambridge inesquecível. Mas a pequena cidade de paisagem bucólica tem muito mais a oferecer: de imponentes museus a pubs históricos!

Exemplo de arquitetura neoclássica, a fachada do Fitzwilliam Museum esconde um acervo com mais de meio milhão de obras de arte; enquanto a Capela da King’s College (referência em arquitetura gótica) possui o maior teto abobadado em forma de leque do mundo! O Parker’s Piece, principal parque da cidade, tornou-se símbolo da diversidade cultural de Cambridge ao tornar-se ponto de encontro dos estudantes. Além disso, ele recebe shows, feirinhas e atrações exclusivas durante os festivais de verão. Mas nada disso traduz melhor o espírito da cidade do que navegar pelo charmoso Rio Cam a bordo dos tradicionais punts!

Para saber mais sobre os pontos turísticos de Cambridge e também descobrir dicas insiders, baixe o aplicativo Tripbox STB. Todas as informações deste post e muito mais estão disponíveis lá, gratuitamente. Encontre na App Store e no Google Play.

Como dar gorjeta em Cambridge

Como dar gorjeta em Cambridge

Não muito diferente do Brasil, no Reino Unido o serviço é opcional, de cerca de 10% ou 15% em restaurantes e bares. Mas é de bom tom remunerar, ok? Em táxis, basta arredondar o valor para cima. E, nos hotéis, o extra de 10% a 15% já vem incluído na conta.

Onde ficar em Cambridge

Onde ficar em Cambridge

Muito além de universitária, Cambridge é uma cidade internacional – repleta de jovens estudantes vindos das mais diversas partes do mundo. Justamente por isso, a estrutura da região é bem preparada para receber estas pessoas: de hotéis de luxo a repúblicas estudantis, não faltam são opções de hospedagem para o seu intercâmbio.

Optando pela região central durante seu intercâmbio em Cambridge, você estará a uma curta distância do Parker’s Piece, principal área verde da cidade; do Fitzwilliam Museum, considerado um dos melhores museus regionais de toda a Europa; da área onde têm início os puntings tours; dos tradicionais pubs ingleses e do principal cartão postal da cidade: a King’s College.

Já as áreas circundantes, caracterizadas pela paisagem rural e pelas belas casas de campo, oferecem a paz e a tranquilidade que só a proximidade com a natureza pode proporcionar. Ainda assim, hospedar-se nestas regiões não significa ficar muito longe das atrações turísticas – que podem ser rápida e facilmente acessadas via transporte público e (por que não?) bicicleta.

Transporte público para o seu intercâmbio em Cambridge

Bicicletas como transporte em Cambridge, Inglaterra

Cambridge é uma cidade pequena e com muito patrimônio histórico. Conhecê-la de bicicleta é a melhor opção. Há vários locais onde você pode alugar uma, inclusive nas estações de trem. Para saber onde encontrar, entre no site Rutland Cycles. Consulte também o site da Cycle Streets, que tem informações bacanas e sugestões de rotas.

Ônibus

Se não quiser pedalar, o sistema de ônibus é super eficiente. Você pode comprar um passe nas ticket machines localizadas nos principais pontos ou diretamente com o motorista, que poderá te informar sobre a opção mais econômica para o seu trajeto. Lembre-se que os ônibus não circulam por algumas ruas do centro da cidade.

Onde comer em Cambridge

Pratos do restaurante Cau, em Cambridge

Cambridge respira história, educação, imponência e cultura. Mas a gastronomia local, por outro lado, não é reconhecida entre as melhores do mundo. Mesmo assim, isso não impede que a cidade receba ótimos restaurantes que farão o seu intercâmbio ainda mais saboroso.

Quando sentir saudades daquela carne grelhada que só encontramos na América do Sul, você pode fazer a sua refeição no Cau, inspirado nos famosos restaurantes de Palermo, em Buenos Aires. Ele alia a cozinha argentina com influências gastronômicas do mundo todo. O serviço também se destaca por ser alegre e atencioso.

Mas, se você fizer questão de agir com um legítimo inglês, visite o Harriets Cafe Tea Room e tome um chá da tarde acompanhado de outras bebidas quentes, doces e canapés em um ambiente bem tradicional.

Mesmo em uma cidade estudantil como Cambridge há espaço para bom gosto e sofisticação. A prova disso é o Hotel du Vin & Bistro. A casa é charmosa, de culinária francesa, serviço atencioso e mantém apenas ingredientes locais e orgânicos.

O Revolution Bar mantém o charme e a pompa, mas o ambiente é mais descontraído. Lugar ideal para tomar uns drinques da casa (+18) no rooftop com os amigos. Fique atento às roupas, eles têm dress code para entrar.

Onde fazer compras em Cambridge

Fachada da Cambdrige University Press Bookshop

Um ótimo lugar para garimpar ofertas de todos os tipos (mesmo) é o Cambridge Market, mercado de rua que abre todos os dias no centro da cidade. Lá você encontra livros, discos, CDs, roupas, joias, artigos de segunda mão, eletrônicos, acessórios, frutas, vegetais, peixes, comidas saudáveis e muito mais. Vale a pena conferir.

Para guardar aquela recordação de Cambridge para sempre com você, no Jacks on Trinity, na Trinity St., bem no centro, é possível encontrar de tudo quando o assunto é souvenir: imãs de geladeira, moletons oficiais da Universidade de Cambridge, canecas, carteiras, quadros, almofadas, brinquedos, fones de ouvido, estojos, livros, canetas, bolsas e muito mais.

E, por falar em bolsas, se você quer comprar a clássica e tradicional bolsa carteiro retangular – e acompanhar a moda dos alunos britânicos – visite a The Cambridge Satchel Company, ao lado do King’s College.

No número 1 da Trinity Street, bem no coração da cidade, você encontra a livraria mais antiga do país. Funcionando pelo menos desde 1581, a University Press Bookshop conta com grande variedade de livros, que vão de filosofia à ciência da computação – passando por astrologia, medicina, política e religião, entre outros. Mesmo sem a intenção de comprar um livro, a visita já vale a pena pelo local histórico.

Gosta de doces? A Hardys Sweetshop, também no centro de Cambridge, é perfeita para você. Aqui, o visitante tem a impressão de que está dentro da fábrica do Willy Wonka, tamanha a variedade de chocolates e doces.

O que fazer à noite em Cambridge

Balada Ballare, em Cambridge

Como é de se esperar em uma cidade universitária, a vida noturna em Cambridge também é agitada. Buscando uma folga no puxado calendário letivo, os estudantes se reúnem nos pubs e baladas que dominam a região, principalmente aos finais de semana.

Ao lado dos campi da Universidade de Cambridge, o The Regal chama a atenção do público universitário por ter os drinques mais baratos da região. Construído para ser um cinema de luxo na década de 1930 – e com uma que fachada permanece assim até hoje -, na parte interna, o ambiente conta com dois andares, uma pista de dança e inúmeras mesinhas de madeira espalhadas sobre os carpetes.

Na mesma região, a Ballare tem a maior pista e o melhor sound system da cidade – não é por acaso que o lugar está cheio desde a década de 1970! Já o Fez Club proporciona ao visitante um gostinho de Ibiza em plena Inglaterra – e os melhores DJs sempre tocam por ali. Vá cedo, pois costuma lotar.

Para os fãs de história e ciência, o pub The Eagle, também localizado no centro de Cambridge, é parada obrigatória. Além de ser um dos mais antigos da cidade, de 1667, foi nele que, em 28 de fevereiro de 1953, os cientistas Francis Crick e James Watson anunciaram ao mundo sua mais nova descoberta: a estrutura do DNA! Só isso já vale uma visita, mas ele ainda conta com muitas opções de bebidas e refeições.

Curiosidades sobre Cambridge

Curiosidades sobre Cambridge

1. Bicicletas! Fazem parte da vida e da cultura de Cambridge, e você verá muitas nas ruas. Entre no clima e alugue a sua.

2. Se estiver andando a pé, tome cuidado: as ruas do centro são fechadas para carros e parecem calçadões, mas são ruas de verdade – e se você andar distraído, pode (e vai) trombar com ciclistas.

3. Mas se você não quiser meeesmo andar de bicicleta, use os excelentes ônibus. E não se esqueça de cumprimentar o motorista, como eles sempre fazem.

4. Mergulhe na vida universitária. Há diversas faculdades em Cambridge, muitas delas centenárias, e a maioria permite a entrada de visitantes. A arquitetura e a atmosfera estudantil são imperdíveis.

Custo de vida em Cambridge

Preço da refeiçao em Cambridge Refeição em restaurante estudantil: 15 libras
Preço do lanche em Cambridge Mc Meal ou combo equivalente no Mc Donald’s: 5.39 libras
Preço do refrigerante em Cambridge Coca-cola (300ml): 1,25 libras
Preço do pao em Cambridge 1 baguete de pão: 1,12 libras
Preço do onibus em Cambridge Ticket de ônibus (ida ou volta): 2,50 libras
Preço do taxi em Cambridge Táxi (bandeirada): 4 libras

Quer fazer um intercâmbio em Cambridge?

Quer fazer um intercambio em CambridgeGostou da ideia de estudar em uma cidade universitária inglesa? Então fale com o STB! Você pode fazer um curso de idiomas ou voltado pra carreira! E ainda vai embarcar com o Tripbox, melhor aplicativo de viagem do Brasil. Boa viagem!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.