As Grandes Écoles da França

Published

on

Por Team Hotcourses Brasil *

Além das universidades e faculdades, a França tem um tipo bastante popular de instituição de ensino superior: as Grandes Écoles. As “grandes escolas” são especializadas nas áreas de estudo de negócios, engenharia e ciências políticas, entre outras áreas.

Segundo o Campus France, há aproximadamente 250 “grandes escolas” na França, tanto públicas quanto particulares, membros da Conferénce des Grandes Écoles (CGE), conferência criada em 1973 para manter os padrões de excelência das instituições e fomentar as discussões e trabalhos de ensino, educação e pesquisa no país. A Conferência é formada, na sua maioria, por escolas de engenharia, seguidas por escolas de gestão, escolas de outras especializações, instituições estrangeiras e empresas.

O diploma acadêmico principal das grandes écoles é o de mestrado com duração média de cinco anos. Ele pode ser um Mestrado de Ciências (MSc), um Mestrado de Administração de Empresas (MBA) ou um Mestrado Especializado (Mastère Spécialisé, que exige um ano adicional de estudos).

Os diplomas outorgados pelas grandes escolas francesas têm o mesmo status que os diplomas de uma universidade pública e são monitorados pelo Ministério da Educação da França. A principal diferença entre este tipo de instituição e as universidades é que as grandes écoles costumam ser menores, possibilitando a interação direta entre estudante e corpo docente, e a seleção é mais rígida. O treinamento acadêmico oferecido tem como objetivo ajudar seus alunos a atingir o nível de excelência relevante às demandas do mundo empresarial.

Na França, os cursos das grandes escolas servem também como um preparo para os concursos públicos nacionais, para os estudantes interessados em tornarem-se funcionários públicos nas “grandes instituições do Estado” francesas.

As vagas nestas instituições são bastante concorridas. O caminho tradicional para os estudantes interessados em um curso em uma grande école é cursar primeiramente um preparatório para prestar o exame de admissão. Estes preparatórios são chamados de préparatoires aux grandes écoles e são oferecidos aos estudantes recém-formados no ensino médio. Os alunos admitidos nas grandes écoles passam por três anos de estudos cada vez mais especializados na área de estudo escolhida.

O preço anual das grandes escolas varia de acordo com a localização, o curso e se a instituição for pública ou privada. Normalmente, segundo o Campus France, vão de € 500 a € 10.000.

 

*Hotcourses Brasil é um portal com dicas que facilitem ao estudante brasileiro encontrar a instituição, escola, faculdade ou universidade internacional na qual desejam estudar.

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.