INTERCÂMBIO

GPA: O QUE É E COMO CALCULAR

Saiba tudo sobre o Grade Point Average

Published

on

O estudante brasileiro que deseja estudar em uma universidade nos Estados Unidos se depara com o termo GPA (Grade Point Average) logo no início de suas pesquisas. Apesar de pouco conhecido pelos brasileiros, os jovens americanos convivem com este termo desde a infância, pois ele é de extrema importância no sistema de ensino local e determinante para o futuro curricular.

O que é o GPA e para que ele serve?

O GPA é o histórico acadêmico do aluno, que consiste em uma média geral de todas as matérias do High School nos Estados Unidos, calculada dentro de uma escala que varia de 0 a 4.

Como o ensino médio americano tem 4 anos, no caso de alunos brasileiros que estejam aplicando para uma universidade nos Estados Unidos, o GPA será calculado com base nas notas dos 3 anos do Ensino Médio e o do último ano do Ensino Fundamental. Dessa forma, o GPA serve para medir o desempenho dos alunos em uma escala única.

Como Calcular o GPA?

Nos Estados Unidos, o sistema de notas é feito por meio de letras, sendo “A” a nota máxima e um “F” a mínima, que implica na reprovação do aluno. Cada letra representa um valor diferente para o cálculo do GPA, como mostra o quadro abaixo:

A 4
B 3
C 2
D 1
F 0

No total, este aluno teve uma pontuação de 48 (12 + 6 + 9 + 9 + 12). Para calcular o GPA, basta dividir 48 por 15 (número total de créditos), para um GPA final de 3.2.

MATÉRIA NOTA NÚMERO DE CRÉDITOS PONTUAÇÃO
Biologia A 3 (4×3) = 12
Pré-Cálculo C 3 (2×3) = 6
Redação B 3 (3×3) = 9
Literatura B 3 (3×3) = 9
História A 3 (4×3) = 12

A partir dessas notas, é realizada uma somatória da pontuação total de acordo com o número de créditos de cada matéria. Em seguida, essa pontuação é dividida pelo número total de créditos.

Por exemplo, vamos examinar o GPA do aluno que teve o seguinte desempenho:

No total, este aluno teve uma pontuação de 48 (12 + 6 + 9 + 9 + 12). Para calcular o GPA, basta dividir 48 por 15 (número total de créditos), para um GPA final de 3.2.

Como é feito o cálculo do GPA para estudantes brasileiros?

Como o Brasil usa um sistema de notas que varia de 0 a 10, é necessário convertê-lo para o sistema americano. Para isso, basta usar a seguinte tabela como referência:

NOTA NOS ESTADOS UNIDOS NOTA NO BRASIL
A 9 – 10
B 7 – 8,9
C 5 – 6,9
D 3 – 4,9
F 0 – 2,9

O que é exigido para entrar em uma universidade americana?

A partir dessa escala, as notas são convertidas e o GPA do aluno brasileiro é calculado da mesma forma, usando a pontuação referente a cada letra e considerando o número de carga horária.A reputação e o grau de dificuldade da escola não são levados em consideração no cálculo. 

Cada universidade faz as suas exigências em relação aos candidatos. E, quanto melhor a instituição, mais rigoroso é o processo seletivo e maior será o GPA requerido.

Mas, além dele, há outros itens importantes que ajudam na admissão das principais universidades, como o desempenho do aluno no SAT ou no ACT – os testes de aptidão mais aceitos no país –, as cartas de recomendação dos professores e, para estrangeiros, um bom resultado no exame de proficiência de inglês como TOEFL ou IELTS.

Agora que você já sabe como calcular, faça suas contas e veja qual é o seu GPA. Aproveite também para saber tudo sobre o intercâmbio nos Estados Unidos.

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.