DICAS

FACULDADE NOS ESTADOS UNIDOS: 10 MATÉRIAS DIFERENTONAS

A grade curricular das faculdades americanas é muito diversa; descubra diferentes possibilidades

Published

on

Quem está pensando em fazer faculdade nos Estados Unidos pode desfrutar de muitas vantagens. Uma das principais é cursar uma grade diversa, com matérias específicas do major e outras que podem complementar a sua formação profissional.

VOCÊ PODE GOSTAR: TIPOS DE ENTRADA NAS FACULDADES DOS EUA

Entre elas estão disciplinas diferentonas que abordam temas históricos ou contemporâneos de maneira moderna, utilizando-se de assuntos diversos para ensinar sobre coisas, muitas vezes, complexas. Ficou curiosx? Neste texto, separamos algumas das matérias mais diferentes oferecidas por instituições parceiras do STB, como University of South Florida, Drew, UC Berkeley etc… Confira!

A Arte do Videogame

Na University of South Florida, os alunos podem cursar a disciplina que tem o objetivo de investigar o papel cada vez mais importante que a arte desempenha no design dos games. Além de pesquisar as conexões entre a prática da arte contemporânea e a indústria do videogame, é esperado que os estudantes sejam capazes de desenvolver o seu próprio jogo ao final do curso.

High School no Cinema

A UC Berkeley tem em sua grade de disciplinas diferentonas o curso sobre High School no Cinema. Durante as aulas, os estudantes analisam a maneira como as escolas são representadas no cinema, com o objetivo de compreender melhor as gerações passadas e atuais.

Food Writing

Na Drew University, os estudantes podem participar do curso de Food Writing, onde praticam a técnica da descrição em texto e se aprofundam na relação entre experiência, linguagem e desejo. De livros de receitas, revistas e sites para resenhas de restaurantes até os programas de TV, o papel da escrita é informar, aguçar a curiosidade e criar um desejo em quem a consome. Aperfeiçoar a técnica da escrita nessa área fortalece aspectos do ofício do escritor que podem ser utilizados para fazer textos sobre outros temas.

Múmia, Zumbis e Vampiros: Antropologia dos Mortos-Vivos

Uma das matérias mais inusitadas da University of Central Florida é Múmia, Zumbis e Vampiros: Antropologia dos Mortos-Vivos, que propõe uma exploração antropológica sobre o “fenômeno” dos mortos-vivos, sejam eles zumbis, vampiros ou múmias, e a fascinação das pessoas por esse assunto, que já foi tema de livros, filmes, séries e até mesmo de teses de mestrado.

Comunicação e Amor

Pode parecer um tema fofo, mas a disciplina Comunicação e Amor, oferecida pela University of South Florida, propõe reflexões profundas sobre a construção do amor na sociedade e a maneira com que ele impacta a comunicação. Durante a aula, os alunos poderão examinar conceitos de filosofia e teorias sobre o amor e a comunicação.

Cultura Pop Americana

Nesta aula oferecida pela Drew University, os alunos devem explorar o conceito de “ser americano” com base na cultura popular dos Estados Unidos. Filmes, músicas, esportes e até mesmo grandes campanhas publicitárias demonstram a diversidade de crenças, valores e experiências sociais e econômicas do país e são utilizados como material de aula. O objetivo é que, ao final do curso, os estudantes sejam capazes de avaliar criticamente o impacto global da cultura norte-americana.

Literatura Cristã: de Rei Arthur ao O Senhor dos Anéis

Com o objetivo de analisar a literatura cristã desde a sua formação medieval até o século 20, o curso oferecido pela Drew University utiliza obras de alguns dos principais autores do gênero (como Oscar Wilde, Charles Williams e J.R.R. Tolkein) para analisar como os elementos fantásticos são utilizados para explorar temas morais e teológicos em um contexto cristão.

Monstros, Gangsteres e a Grande Depressão

Usando filmes clássicos de gângster e monstros da década de 1930, o curso visa aumentar a compreensão dos alunos sobre as realidades históricas que influenciaram a narrativa das produções da época e que continuam inspirando o cinema até os dias de hoje. A disciplina é oferecida pela Drew University.

Literatura Inglesa: Estudos sobre Harry Potter

Já pensou ter aulas inteiramente dedicadas aos livros do Harry Potter? Pois bem, essa disciplina existe na University of Central Florida. Alunos com major em literatura inglesa podem aprender mais sobre as formas de narrativa e textos fantasiosos, analisando as obras da autora J.K. Rowling e suas adaptações.

Vozes das mulheres ao longo das eras

A maioria das universidades oferece uma vasta gama de disciplinas voltada para o estudo de questões de gênero e representação das mulheres ao longo dos anos. Nesta disciplina oferecida Drew University, é proposta uma leitura crítica de narrativas em prosa escritas por autoras francesas do século 17 ao 21 e como elas refletem os dilemas históricos sofridos pelas mulheres.

Agora que você sabe mais sobre a diversidade da grade curricular das faculdade americanas, que tal programar  o seu intercâmbio nos Estados Unidos? Fale com um especialista!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile