Está proibido falar português em Londres!

Published

on

Gente, tenho conhecido muitas pessoas novas aqui em Londres ultimamente e descobri que PRECISO dar uma dica valiosa a vocês: não falem português se vierem fazer intercâmbio em Londres!

Vocês não tem noção da quantidade de brasileiros que tem aqui, que já moram há anos na cidade, e falam inglês pior do que eu que estou há 8 meses. Brasileiro tem essa coisa de se identificar, ser simpático quando encontra um conterrâneo ou querer falar um pouco sobre a terrinha só para se sentir em casa ou matar a saudade do seu próprio país. O problema é que a gente é tão amigável que acaba nem percebendo que, mesmo morando em Londres, estamos falando mais português do que inglês.

Eu já escrevi um post inteiro dando dicas pra quem quer turbinar o inglês em um curto período de tempo, mas evitar de falar com brasileiros é indispensável, diria até que é a dica mais importante.

Vou tentar dar um exemplo: você mora no Brasil, numa cidade do interior, e resolve ir morar em São Paulo. Quando você chega lá, não conhece ninguém, todos são diferentes, tudo pra você é novo, grande e incrível. Até aí ok. Mas o começo é bem difícil, não é? A gente sente falta da família, dos amigos, quer estar com as pessoas que a gente ama para compartilhar todos aqueles momentos incríveis da nossa vida nova. Mas a gente logo se adapta pois começamos a ‘falar a mesma língua’ das pessoas que moram lá e quando menos esperamos já somos praticamente paulistas!

Morar em Londres não é tão diferente, a única coisa que muda é que você demora beeem mais para virar um ‘Londoner’. Não é fácil se familiarizar 100% com uma língua que não é a sua língua nativa, então mesmo que você se acostume com a cidade, inglês sempre vai ser um obstáculo. Eu já estou há 8 meses aqui, considero meu inglês bom, mas ainda assim, não é a mesma coisa quando converso em português. As piadas traduzidas não funcionam, o humor é diferente, a cultura é totalmente outra. Então a gente demora mais para conseguir ir pegando o jeitinho da cidade e ficar cada vez menos estrangeiro. Mas precisamos tentar, porque se não tentarmos a brazilidade vai virando uma bola de neve e o intercâmbio acaba não servindo de nada.

O que eu quero dizer é que chega uma hora que falar inglês cansa. Sabe quando dá vontade de só conversar em português e voltar a ser você mesmo? É por isso que os brasileiros daqui sempre andam com brasileiros e é muito fácil ir fazendo contatos. Você está na rua, no pub, no shopping e escuta português em qualquer lugar, então não tem como fugir. Mas o que podemos fazer é: IGNORAR.

Prefira fazer um intercâmbio sozinho a fazer com mais um amigo. Por mais que vocês tentem sempre falar inglês, vão sempre acabar no português.

Numa turma grande, opte por sair com nativos ou, no máximo, estrangeiros, pois você vai ser obrigado a conversar em inglês com eles. Ah! Vale lembrar que espanhóis e italianos tem uma língua similar a nossa, então acaba sendo fácil se virar se você não sabe muito bem o inglês. Por isso, na minha turma da escola, eu sempre faço questão de chamar alguém de um país não latino, pois acho que a conversa acaba rendendo mais (se quisermos melhorar nosso inglês).

Faça questão de aprender a pronúncia certa das palavras. A gente tende a aprender o inglês do nosso jeito, mas acaba vendo que o brasileiro tem sim sotaque no inglês, então quanto mais você treinar e se esforçar para falar do jeito certo, mais natural parecerá o seu inglês. Aliás, essa é uma das vantagens em sair com ingleses mesmo, pois a gente vai ouvindo o jeito que eles falam e tentando copiar.

Se você acha que não vai dar conta de fugir dos brasileiros durante o seu intercâmbio, aqui vai uma dica: passe no STB e fale que quer vir estudar inglês no Reino Unido mas em uma cidade menor, que não seja Londres. Eles tem um monte de cidades charmosinhas que ficam a apenas algumas horas de trem de Londres, então você poderá viver mais a cultura inglesa e mesmo assim ir para Londres de trem! Aliás, a cultura inglesa aqui acaba ficando um pouco perdida pela quantidade de outras nacionalidades que a gente pode encontrar.

 

Se tiverem dúvidas ou precisarem de mais dicas, vou ficar feliz em ajudar vocês.

 

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.