DICAS

Dicas sobre o SAT: como se preparar para a prova

Published

on

Por Team Hotcourses Brasil *

Recentemente, uma das provas de admissão mais prestadas nos Estados Unidos passou por uma reforma. O Scholastic Assessment Test, mais conhecido como SAT, agora tem apenas duas seções obrigatórias, as de Matemática e Verbal (dividida entre Leitura e Escrita). A seção de Essay (Redação) passou a ser opcional, com pontuação separada. As respostas incorretas não serão mais penalizadas e cada questão passa a ter quatro alternativas de respostas ao invés de cinco. O conteúdo também foi atualizado: as palavras difíceis fora de contexto na seção Verbal foram eliminadas, e as que ainda aparecerem farão parte do enunciado e terão um texto de apoio ou gráfico para contextualizar o estudante.

O SAT é um exame educacional padrão nos Estados Unidos usado com propósitos similares aos dos nossos vestibulares. O processo de seleção norte-americano é holístico, ou seja, analisa cada um de seus estudantes por completo: histórico escolar, proficiência no inglês, atividades extracurriculares, cartas de referências etc. O SAT, assim como o ACT, outra prova de admissão bastante reconhecida pelas instituições de ensino superior nos EUA, serve para comprovar o aprendizado dos candidatos durante o ensino médio e verificar se estão preparados para a educação superior.

Se você pretende se inscrever para uma graduação nos Estados Unidos, muito provavelmente terá que prestar a prova. No Brasil, ela é oferecida seis vezes ao ano em 20 centros brasileiros autorizados a aplicar a prova.

Como se preparar para o SAT

Com quanta antecedência devo começar a me preparar?

De acordo com Carolina Pantoliano, orientadora educacional do STB e especialista em Universidades no Exterior, o ideal é que o estudante comece a se preparar para prova com dois anos de antecedência, ou seja, no segundo ano do ensino médio. “Já nesta fase, o estudante pode fazer a prova para conhecer o formato e ir se familiarizando com o tempo de cada parte”, diz Carolina.

O que eu devo estudar?

O SAT abrange conteúdos e habilidades que devem ter sido adquiridos durante o colegial. Mas, ao invés de focar em tópicos específicos, a prova avalia se o estudante “adquiriu características de pensamento lógico, crítico e ágil”, como explica a orientadora do STB. Basicamente, ela é uma prova de raciocínio. Por isso é interessante que o estudante faça simulados do SAT com frequência para que compreenda os conteúdos e as práticas estratégicas em relação aos tipos de questão da prova.

Devo cursar um preparatório ou posso estudar por conta própria?

É possível estudar por conta própria, principalmente via simulados. Há vários deles disponíveis na web, de graça: o site Khan Academy (do próprio College Board, responsável pelo SAT), por exemplo, disponibiliza materiais para estudos e simulados completos. Você pode ainda usar as ferramentas disponíveis no site oficial do SAT, inclusive o aplicativo Daily Practice.

No entanto, há também diferentes cursos preparatórios para o SAT disponíveis no Brasil e no exterior (os chamados “SAT Prep Course”). A vantagem é que, por eles, você consegue focar no formato do teste. “O preparatório nada mais é que um meio de entender o formato da prova e um meio de o aluno se tornar o melhor possível na modalidade”, explica Carolina.

Normalmente, em cursos preparatórios, o estudante faz exercícios práticos e tarefas que exemplifiquem os conceitos-chave e estratégias para a prova, além do feedback em relação ao seu desempenho e desenvolvimento e também em relação às redações escritas durante o curso. O mesmo acontece em cursos preparatórios no exterior, com o adicional de estudar diretamente na língua inglesa.

Como me preparar para o dia da prova?

Para o dia da prova, as dicas são: dormir bem, se alimentar bem e levar um ‘snack’ para o intervalo” diz Carolina. “Ainda indicamos que o aluno não estude e nem faça simulados três dias antes da prova”.

 

 

*Hotcourses Brasil é um portal com dicas para ajudar o estudante brasileiro a encontrar a instituição, escola, faculdade ou universidade internacional na qual ele deseja estudar.

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile