Dia Mundial do Meio Ambiente: Iniciativas verdes de Nova York

Published

on

Para o ‘Dia Mundial do Meio Ambiente’ nós, STB Friends, nos mobilizamos a fim de apresentar as iniciativas sustentáveis e projetos que estão acontecendo nas nossas cidades.

Quem está atento às mudanças no mundo à nossa volta, visivelmente consegue perceber as agitações ambientais que estão acontecendo com nosso planeta Terra. O diálogo sobre os perigosos e as responsabilidades humanas está aberto, porém as mudanças realmente acontecem a passos de tartaruga. O que cada cidade e país está fazendo para contribuir com a saúde de nosso planeta? Existe algum antibiótico eficiente ou apenas machucados a serem cobertos?

Fiquei muito feliz quando soube da nova lei aprovada em São Paulo e Rio de Janeiro sobre a proibição de sacolas plásticas utilizadas em supermercados e lojas. Parece difícil acreditar e viver sem essa comodidade, mas na França e Coréia do Sul isso já é realidade há algum tempo.

Aqui nos EUA, é difícil se fazer acreditar quando digo que a ‘consciência sustentável está aumentando e diversas iniciativas estão sendo ativadas’, já que é o país que mais contribui com a poluição, com o desperdício, com o supérfluo, com o consumo descontrolado e com tantas e tantas outras causas.

O Central Park foi inteiramente uma obra do ‘homem’. Um parque projetado no coração de Manhattan.

Porém, acho que por isso mesmo, milhares de pessoas na ‘América’ estão se mobilizando e indo contra essa onda. É uma nova tribo. Não são hippies, nem vegans, nem hipster. São apenas pessoas com consciência ecológica, que amam o mundo e o próximo, que iniciam tendências sustentáveis e criam projetos locais que contribuem para um mundo mais verde. Pessoas que acreditam que as próximas gerações merecem um mundo melhor.

Comecei a notá-las aqui em Nova York, por meio de pequenas ações, projetos e diálogos. No metrô, nas ruas, na escola. Aqui em Nova York existem várias que pertencem a essa nova tribo, não sei se é coincidência ou não, mas a grande maioria vive no Brooklyn. Talvez Manhattan com sua selva de concreto e arranha-céus cause sufoco, ansiedade e essa sensação de ‘temos que fazer algo e ajudar o Planeta’.

Assim, diversos projetos pequenos, médios e grandes podem ser vistos pela grande Nova York.

 

– Highline Park: Projetos de revitalização de áreas deterioradas e transformação dessas mesmas em parques e áreas verdes também fazem parte das iniciativas sustentáveis de Nova York. Já falei sobre a ex-ferrovia que foi transformada em um parque chamado ‘Highline Park’ e seus projetos sociais, aqui. O parque continua em expansão, restaurando áreas abandonadas.

– Transporte e Biking Lanes: Nova York também é uma cidade que incentiva o uso de transporte alternativo, com metrô que funciona 24 horas, o Cab Corner e o Taxi Group Rides (iniciativas para planejar dividir um táxi, mesmo com estranhos), e as diversas Biking Lanes. Muitas (mas muitas) pessoas utilizam bikes como seu principal meio de transporte e existe um site mega completo que se dedica a esse assunto. Também tem o Ride the City, um site que funciona como Google Maps, mas te dá as melhores rotas de bike!

– Yoga to the People: Ajudar o meio-ambiente é também saber senti-lo e conectar-se com ele. É ser uma pessoa mais calma, relaxada e atenta com o que acontece ao seu redor. Não tem como negar os benefícios da Yoga e sua relação com o equilíbrio pessoal e com o planeta. ‘Yoga to the People’ é uma organização que oferece semanalmente diversas aulas de Yoga gratuitas na cidade de Nova York. O projeto também acontece em Seattle, San Francisco e Berkeley.

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.