De volta à Auckland!

Published

on

E finalmente cheguei na última parada da viagem pela Aoteaoroa: de volta à City of Sails, Auckland!

Já havia feito o city tour de apresentação da cidade logo quando cheguei – parte da programação de orientação para guias e estudantes, organizado pelo ConnectioNZ (veja o post ‘Auckland, City of Sails‘). Nesse tour focamos mais na parte central de Auckland e nos pontos de interesse turístico como o Mt. Eden e a Sky Tower.

Como dessa vez meu objetivo era visitar as escolas e casas de famílias dos estudantes STB, tive a oportunidade de ver a Auckland de quem mora na cidade. Pegar a Highway para o norte, ver os bairros residenciais, praias pouco frequentadas (e lindíssimas!) e centrinhos escondidos em comunidades à beira mar. Apaixonante!

Auckland é uma cidade grande, mas poderia ser uma coleção de cidades pequenas, uma grudada na outra. Cada uma com sua área residencial, sua rua comercial com restaurantes, cafés e pubs e praias frequentadas pelos moradores locais. Fiquei hospedado na agitada Queen Street (CityLife Auckland, 171 Queen St, Auckland)  com vista privilegiada da Sky Tower e da baía de Auckland. De lá você sente a vibração forte da cidade. A Queen é, provavelmente, o lugar mais ‘busy‘ da Nova Zelândia. Muita gente subindo e descendo a rua, muitas lojas, cinemas, casas de shows e muitos, muitos turistas registrando tudo. A rua, que muito bem poderia ser chamada de Avenida, não pára nem durante a noite. É lá que os notívagos vão comer o último snack da noite e onde boa parte dos hotéis está.

 

Sky Tower

 A cidade de Auckland foi eleita a 3ª melhor cidade do mundo em qualidade de vida pela Mercer Quality of Living Survey em 2011, e você percebe isso ao andar pela cidade: sempre tem alguém se exercitando. O ar é limpo, e a proximidade do litoral ajuda na prática de esportes e a liberar energia. Dificilmente você ouvirá o som de buzina em Auckland e sirenes são raridades que chamam atenção.

Dos quase 1.400.000 habitantes, 67% são descendentes de europeus, em geral britânicos. A comunidade Polinésia na cidade é grande – na realidade Auckland é a maior cidade Polinésia do mundo –  e os grupos asiáticos também são bem representados, sendo a porcentagem de asiáticos maior em Auckland do que a média do país. Claro, boa parte desses são estudantes das inúmeras High Schools, escolas de inglês e universidades.

O estilo de vida de Auckland é mais agitado do que no resto da Nova Zelândia, mas ainda assim mais tranquilo do que cidades grandes de outros países. O clima tem verões quentes mas agradáveis, e invernos com mínimas que dificilmente caem abaixo dos 5ºC. A chuva é bem distribuída durante todo o ano, sendo um pouco mais comum no inverno. Conhecida, como vocês já sabem, como City of Sails, Auckland tem 1 barco para cada 3 famílias – maior média mundial.

Auckland
 
Vista de Davenport, North Shore

As escolas que o STB e o ConnectioNZ tem parceria são distribuídas por algumas regiões da cidade, mas especialmente na área norte, cruzando a Harbour Bridge. Essa região é chamada de North Shore, e compreende diversas vizinhanças residenciais com alto poder aquisitivo e uma atmosfera que mistura perfeitamente urbanidade e o clima praiano da Ilha Norte. E são algumas das escolas dessa região que visitei e começo a contar nos próximos posts, os últimos dessa viagem maravilhosa.

Vista de Davenport, North Shore

 

Próxima parada: Takapuna Grammar School.

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.