A brusca queda das temperaturas que acompanha o início do mês de junho é o primeiro sinal de que uma das mais aguardadas e tradicionais festas brasileiras está chegando. Junte a isso bandeiras multicoloridas, danças entorno da fogueira e uma infinidade de receitas derivadas do milho (como canjica, pipoca, bolo…) e pronto: eis uma festa junina tipicamente brasileira! Mas você sabia que a data também comemorada em outros países? Confira alguns deles abaixo!
Alicante – Espanha
As festas de São João acontecem em diversas cidades espanholas. Uma das mais tradicionais ocorre na cidade de Alicante, no sudoeste do país. Por lá, fogueiras gigantes (onde os moradores queimam objetos e móveis antigos num ritual que tem como objetivo “dar lugar ao novo”) e bonecos coloridos feitos de madeira e papelão caracterizam a festa, que tem duração de quatro dias.
A festa em Portugal é bastante semelhante à brasileira, com direito a balões de ar quente e arraiais regados a comidas e bebidas típicas. Especificamente em Porto, um costume bastante antigo relacionado a festa permanece vivo: o dar e receber “marteladas” de alho poró (ou, mais recentemente, de martelinhos de plástico) na cabeça.
Também é comum presentear seu par romântico com vasinhos de manjericão ou erva-cidreira. Dizem que estes costumes remontam a rituais de fertilidade realizados antes da cristianização da festa.
Quebec – Canadá
Desfiles, shows, fogos de artifício e fogueiras também fazem parte das comemorações em Quebec, no Canadá. Bastante atrelada a tradição católica, a festa acontece sempre no dia 24 de junho, quando se festeja o nascimento de São João Batista.