INTERCÂMBIO

Conheça as melhores cidades para estudar em 2025 

Ranking revela as melhores cidades para estudar em 2025 de acordo com estudantes internacionais

Published

on

Para quem está planejando um intercâmbio, é essencial conhecer a opinião de outros estudantes que vivem no exterior. Por isso, o QS Ranking divulgou um estudo com as melhores cidades para estudar em 2025

Com uma lista de 150 destinos, a organização utiliza importantes indicadores para a avaliação, como a classificação de universidades, acessibilidade, oportunidades de emprego e diversidade. 

Alemanha e Austrália foram os países com mais cidades entre as primeiras colocadas, cada um com duas. Conheça abaixo as 10 melhores cidades para estudar em 2025: 

1) Londres 

No topo do ranking há seis edições, a capital do Reino Unido se destaca principalmente por suas universidades de renome. Considerada uma das cidades mais diversas do mundo, Londres abriga espaços verdes, museus e vida noturna agitada. 

O que estudar em Londres? 

Curso de Inglês para Negócios 

Esse curso é ideal para quem já possui nível intermediário de inglês e deseja desenvolver habilidades para uma comunicação mais fluida. Com foco no mercado de trabalho, abrange uma variedade de tópicos relevantes, como networking, marketing, comunicação, negociação e linguagem profissional. 

Leia também: Por que estudar em Londres? 

2) Tokyo 

Mantendo a vice-liderança global, e o primeiro lugar na Ásia, Tokyo oferece ao estudante um estilo de vida cosmopolita, oportunidades profissionais e excelentes opções de mobilidade urbana. 

O aluno que busca uma cidade global, mas um pouco mais compacta, pode encontrar em Kobe, a pouco mais de 500km de Tokyo (apenas 3h com trem bala), a oportunidade ideal para fazer um intercâmbio! Importante centro econômico japonês, com um dos maiores portos do mundo, movimenta a maior parte do comércio internacional do país. Conhecido por seus parques, montanhas e carne bovina, o destino é ideal para quem quer estudar o idioma e mergulhar na cultura oriental. 

 O que estudar em Kobe? 

Curso de Japonês 

Com aulas de manhã e atividades na parte da tarde, o curso combina conversação, escrita, leitura, audição e gramática. As aulas são baseadas em um livro e complementadas com materiais reais, garantindo que o idioma aprendido em sala de aula seja útil para a comunicação cotidiana. 

3) Seul 

Dominando o World University Rankings, Seul reúne cultura, história e criatividade, oferecendo ao aluno oportunidades de carreira, principalmente nas áreas de tecnologia e varejo. 

O que estudar em Seul? 

Curso de Coreano 

O curso de coreano vai do básico ao avançado, trabalhando as principais habilidades de comunicação para o dia a dia. Com uma metodologia centrada no aluno, oferece tous pela cidade, workshops de culinária local, aula de K-art, caligrafia, entre outros. 

4) Munique 

Considerada uma das cidades mais acessíveis e desejadas pelos estudantes, Munique encanta pela possibilidade de viver em um destino de alto padrão, com preços mais acessíveis que em outras metrópoles europeias. 

Com uma excelente infraestrutura e rede de transportes, é lembrada pelas belas paisagens, com jardins e alpes, além de sua diversidade. 

O que estudar em Munique? 

Curso de Alemão para Negócios 

O curso é ideal para desenvolver habilidades de comunicação no contexto dos negócios, permitindo que o aluno se sinta mais confiante para lidar com situações da rotina de trabalho em uma empresa multinacional. O conteúdo pode variar de acordo com a área do estudante, além disso, a escola incentiva que o aluno participe de uma série de atividades extraclasse para complementar os estudos, como passeios guiados e eventos. 

5) Melbourne 

Uma das cidades mais diversas e acolhedoras do mundo, Melbourne conta com uma extensa rede de trens, bondes e ônibus, sendo o segundo melhor destino para viver, de acordo com a avaliação dos estudantes. Além disso, a metrópole leva o título de capital cultural e gastronômica da Austrália. 

O que estudar em Melbourne? 

Curso de Inglês com Permissão de Trabalho 

Com forte enfoque em escuta e conversação, o curso desenvolve o aluno em diferentes habilidades, de acordo com a área de interesse. As aulas são totalmente flexíveis e podem ser personalizadas pelo estudante, que monta a grade de acordo com as skills que quer evoluir.  Além disso, a escola auxilia os alunos com preparação de CV, entrevistas, entre outros. 

Você pode se interessar: Por que escolher a Austrália?  

6) Sydney 

Segurança, qualidade de vida, diversidade e receptividade local colocam Sydney como a sexta cidade mais querida pelos estudantes. A metrópole também se destaca pelo clima ameno, belas praias e reservas naturais, excelente sistema de transporte e a presença de grandes corporações.  

Com dois escritórios no destino, um em Sydney e outro em Gold Coast, o STB dá todo o suporte necessário aos estudantes, desde a chegada à cidade, e até mesmo, com workshop de produção de currículo e na adaptação ao país. 

O que estudar em Sydney? 

Diploma em Gestão de Projetos 

Esse diploma é destinado a alunos que estão em busca de melhorar as competências profissionais, pensando na evolução de sua carreira para seguir em um cargo executivo. O programa desenvolve o pensamento crítico, comunicação e habilidades de gestão, incluindo palestras online, workshops presenciais, sessões de suporte e avaliação, além de encontros presenciais com a equipe docente. 

7) Paris 

A capital francesa se destaca por ser um importante centro de educação internacional, lar de importantes filósofos, teóricos, cientistas, políticos e líderes empresariais, além de importantes movimentos artísticos e culturais. As boas perspectivas em relação à carreira colocam Paris em sétimo lugar no ranking, sendo lembrada ainda por seus monumentos históricos, gastronomia e vida noturna. 

O que estudar em Paris? 

Curso de Francês 

Com aulas interativas e envolventes, o curso proporciona uma experiência de aprendizado dinâmica, permitindo que os alunos melhorem as habilidades de comunicação no idioma. O curso tem uma abordagem pedagógica focada no aluno, trabalhando temas atuais para desenvolver uma compreensão sólida do idioma. 

8) Zurique  

De acordo com os estudantes que responderam à pesquisa, Zurique tem a combinação perfeita entre vida urbana e natureza, se destaca pela qualidade de vida e empregabilidade. Considerada uma potência econômica, é a maior cidade da Suíça e uma das mais ricas da Europa, também conhecida pela qualidade de sua educação a nível global. 

O que estudar em Zurique? 

Curso de Alemão 

Com uma abordagem prática, o curso aborda gramática, vocabulário e pronúncia, promovendo confiança e fluência no idioma. Os alunos estudam em um ambiente multicultural, o que contribui para o desenvolvimento de habilidades de soft skills. Além disso, a escola também oferece uma extensa programação cultural e social, com atividades extracurriculares. 

9) Berlim 

Com o aumento da popularidade da Alemanha como destino de estudo no exterior, Berlim aparece como a segunda cidade mais buscada do país, atrás apenas de Munique. Ocupando o posto de melhor cidade em relação ao feedback dos alunos, se destaca pela diversidade, além de ser um importante centro de design, moda, música e arte. 

O que estudar em Berlim? 

Curso de Alemão 

O objetivo é que o estudante trabalhe a comunicação em alemão, com foco no uso prático do idioma para situações cotidianas, como trabalho e estudos. Além de contar com uma infraestrutura diferenciada, a escola organiza semanalmente em torno de 3 a 4 atividades na cidade, incluindo um seminário gratuito sobre a cultura alemã e uma viagem de fim de semana para cidades vizinhas, como Potsdam e Leipzig.   

10) Montreal 

Multicultural e multilingue, Montreal é conhecida como a “capital cultural” do Canadá, sendo uma cidade de língua francesa inserida em um país que fala o inglês. Com estilo de vida tranquilo e ambiente estudantil acolhedor, se destaca por oferecer aos alunos a segurança, boas opções de mobilidade urbana e vida cultural intensa. 

O que estudar em Montreal? 

Curso de Idioma + Gastronomia 

Nesse destino, é possível combinar um curso em inglês ou francês com sessões de gastronomia, programa ideal para o aluno que tem interesse na arte de cozinhar e deseja conciliar aulas de culinária com o intercâmbio. Além disso, a escola oferece atividades extracurriculares e tratamento VIP a todos os estudantes com o “Orange Carpet Experience”, com acesso à plataforma de ensino online, reuniões com staffs da escola para garantir a evolução e formatura informal no último dia de aula. 

Já escolheu a sua cidade preferida? Fale agora com um Especialista STB e conheça todas as oportunidades disponíveis!