Canada - GettyImages-494122309

COMO MORAR NO CANADÁ COM A FAMÍLIA?

O Canadá continua a ser um dos líderes quando o assunto é intercâmbio. Gigante territorialmente, o país conta com uma população superpequena proporcionalmente, o que significa que toda mão de obra qualificada é bem-vinda por lá.

Não por acaso, inúmeras pessoas buscam o destino como alternativa para investir em qualificação profissional e – por que não? – mudar de vida. Conhecido por sua educação de qualidade, o país oferece boas oportunidades para quem quer fazer um curso superior no exterior.

Além da possibilidade de conquistar um diploma internacional, o país se torna um destino ainda mais competitivo quando se põe na balança vantagens como a permissão de trabalho para estudantes internacionais e a possibilidade de levar a família para o exterior.  No entanto, esses benefícios estão condicionados aos cursos de nível superior.

Abaixo, você confere mais detalhes sobre como morar com a família no Canadá.   

Quais cursos permitem a estudantes internacionais trabalhar no Canadá?

Estudantes matriculados em cursos de higher education ou até mesmo vocacionais com duração a partir de 24 semanas, como os certificados oferecidos pelo Greystone College, têm a possibilidade de trabalhar por até 20 horas por semana durante o período do curso e integralmente durante as férias.  

Entre os cursos de educação superior também se destacam as pós-graduações, que podem ser separadas em dois tipos: especializações e mestrados. A especialização é oferecida tanto por Universidades quanto por Colleges e, em geral, são desenvolvidas pelas instituições como resposta às demandas do mercado.

“As instituições recebem muitos incentivos para desenvolver os cursos, não só do governo, mas também de empresas. Eles têm interesse em formar profissionais qualificados, por isso investem muito em educação. O mercado canadense não abre mais vagas do que realmente tem, por conta disso, praticamente absorve todos os profissionais que se formam”, diz Camilla Gouveia, especialista de Higher Education do STB.

Quais as vantagens de fazer um curso superior no Canadá?

Além da possibilidade de trabalhar legalmente, estudantes internacionais matriculados em cursos de formação superior podem desfrutar da possibilidade de levar a família para morar no país. Conjunges casados no civil ou em união estável têm o direito de trabalhar por até 40 horas semanais durante o período de estudos do/a parceiro/a.  

Casais com filhos também podem embarcar em família. Muitos distritos oferecem escola gratuita para crianças maiores de cinco anos. Além disso, as chamadas day care (creches canadenses) são superacessíveis, pelo preço e por estarem localizadas em regiões privilegiadas – muitas, inclusive, ficam dentro das escolas, permitindo que os pais estudem com  tranquilidade.

“O Canadá entende que é importante abrir as portas para famílias como um incentivo para o estudante ir junto. No entanto, é válido lembrar que essa permissão está sempre vinculada ao estudante”, acrescenta Camilla.

Qual o tempo de planejamento indicado?

Mudar de país com a família exige planejamento. Além da comprovação financeira, necessária para que os trâmites burocráticos e de imigração sejam aprovados, viver um longo período no exterior requer cuidados relacionados à moradia e saúde.

“É recomendado que o estudante comece a planejar o seu intercâmbio com, no mínimo, um ano de antecedência”, sugere Camilla. No entanto, a especialista ressalta que, quanto antes começar o planejamento, melhor. “Os cursos de nível superior no Canadá estão ficando cada vez mais populares, mas as vagas não estão aumentando com os anos. Por isso, a concorrência é cada vez maior e quanto antes iniciar o processo, maiores são as chances de sucesso.”

Quer saber mais sobre como morar com a família no Canadá? Neste webinar (link), o diretor de vendas do STB, Rui Pimenta, bate um papo com a especialista Camilla Gouveia sobre as possibilidades para quem quer fazer um intercâmbio no Canadá!

No site do STB, você também encontra mais informações sobre os programas de estudo no Canadá e em outros destinos pelo mundo.

STB

STB

Fundado em 1971, o STB Student Travel Bureau é líder no segmento de educação internacional no Brasil, oferecendo as opções certas para cada fase da sua vida. Quem você quer ser? Conte-nos onde quer chegar e nós traçamos o caminho.

Deixe um comentário

BUSCAR RESULTADOS PARA: