Como Tirar visto americano de estudante

Published

on

Aos poucos estou respondendo as dúvidas da galere sobre intercâmbio e Nova York no Formspring do STB, mas diversas pessoas estão perguntando sobre vistos, especificamente, como funciona o visto de estudante (também conhecido como visto de intercâmbio) para os Estados Unidos.

Quando comecei a pensar em fazer intercâmbio também não sabia como funcionava e a burocracia é meio chatinha, então às vezes é um pouco difícil de entender.

Como tirar visto americadno? Vou tentar explicar melhor – de forma mais didática – o que você precisa fazer para conseguir e como ele funciona.

O visto de estudante é o chamado F-1, então quando estiver fazendo sua solicitação para o visto, lembre-se disso.

Assim como o visto de turismo, o visto americano tem a validade de 4 anos. O que não significa que você tem 4 anos para ficar no país, e sim que você não precisa tirar um novo visto de estudante até daqui a 4 anos.

O que você precisa para tirar o visto de estudante?

Primeiro, ser estudante! Isso quer dizer, você precisa estar matriculado em alguma instituição de ensino nos EUA que seja autorizada a prover vistos de estudantes (nem todas são) e também precisa cumprir uma carga horária mínima de 20 horas semanais.

A partir do momento que seu curso terminou, no momento em que você não estiver estudando mais, você pode permanecer no país por mais 30 dias.

Terminado esse período, você tem três opções:

  1. Iniciar um curso em outra instituição: nesse caso, você deve conversar na nova instituição que preparará um documento de transferência do seu status de estudante da escola antiga para a nova. Você vai com esse documento no consulado e altera o nome da escola, prolongando seu status. Você pode fazer isso quantas vezes quiser, durante todo o período dentro da data de validade do seu visto.
  2. Prolongar seu curso ou fazer um novo curso na mesma instituição: se escolher esse caminho, é só conversar na própria escola. Eles rapidamente prolongam seu status como estudante.
  3. Voltar para o Brasil! Yay!!

Como você consegue o visto americano de estudante?

Bom, você precisa ser estudante… Ou seja, se matricular em alguma instituição de ensino que seja autorizada pelo governo a prover o visto de estudante.

Feita sua inscrição no curso, a escola irá enviar por correio para você um formulário preenchido chamado: I-20.

Você irá precisar desse documento tanto no Consulado Norte-Americano no dia da sua entrevista para requerimento do visto, como na imigração dos Estados Unidos e para mais uma porção de coisas.

É o comprovante oficial que você está matriculado como estudante. O I-20 costuma demorar até 4 semanas para chegar, ou seja, assim que você fizer sua inscrição no curso, já agende a entrevista no consulado (pelo próprio site do consulado) tendo em vista esse prazo (se chegar antes, você pode antecipar, mas já deixe agendado).

Use esse tempo para ir atrás do máximo de documentos que você conseguir para comprovar suas intenções.

O que eu preciso levar no dia da minha entrevista?

Quanto mais documentos você conseguir organizar, menos perguntas e mais fácil será tirar o visto. Você precisa de alguma maneira comprovar:

1- Que você vai para os Estados Unidos SÓ para estudar;
2- Que você tem intenções de voltar para o Brasil assim que acabarem seus estudos;
3- Que você (ou alguém) tem fundos suficientes para te manter no país durante esse período.

Isso porque não é permitido que você trabalhe – sendo remunerado – nos EUA durante esse período de estudos.

As únicas exceções são: algumas instituições permitem que os estudantes estrangeiros comecem a trabalhar como estagiários (internships) a partir do segundo ano de estudos; ou após finalizado uma faculdade ou pós-graduação, algumas instituições permitem que o estudante continue no país durante mais um ano trabalhando na área.

Assim, documentos que comprovam esses 3 tópicos citados anteriormente são:

  1. extrato bancário (seu ou da pessoa que irá arcar com os custos),
  2. comprovante de residência;
  3. declaração do imposto de renda (seu ou da pessoa que irá arcar com os custos);
  4. comprovante do curso que irá fazer nos EUA;
  5. formulário I-20 original;
  6. documento do carro (ou de alguma posse em seu nome, que possa comprovar que você possui bens no país);
  7. carteira de trabalho/comprovante de matrícula (ou boleto) em alguma escola/faculdade brasileira; 
  8. qualquer outra coisa que você considere importante levar que possa ajudar.

Além disso, você deve levar alguns formulários consulares preenchidos e documentos.
Passaporte válido por pelo menos 6 meses a partir da data da viagem;
Cópia de vistos anteriormente emitidos;
Formulário DS-160 preenchido eletronicamente e depois impresso, ele precisa ser preenchido com pelo menos 2 dias de antecedência da data da entrevista (desde o dia 5 de Abril de 2010 esse formulário substitui os formulários DS-156, DS-157 e DS-158);
Uma Foto tirada nos últimos 6 meses (5 cm x 5 cm);
Recibo do pagamento da taxa SEVIS (exclusivo para visto de estudante), o pagamento dessa taxa pode ser feito online com cartão de crédito internacional e o comprovante oficial de pagamento chegará por correio dentro de uma ou duas semanas, mas de qualquer forma, imprima e leve o comprovante de pagamento que você receberá por e-mail.

* Todos os formulários estão disponíveis para download ou preenchimento no site do consulado. 

Exceção – Estudantes que não precisam de visto de intercâmbio para estudar nos EUA:

Os estudantes de medicina não precisam de visto de estudante de intercâmbio ou visto de trabalho para fazer um estágio num hospital universitário americano.

Eles devem requerer um visto de visitante. O mesmo é válido para estudantes de direito (que tenham feito seu primeiro exame) que desejam fazer um estágio nos Estados Unidos.

Como você receberá seu visto de estudante?

Esteja preparado e confiante para responder todas as questões do cônsul, como quanto tempo ficará no país, onde irá se hospedar, quem estará pagando sua viagem, entre outros.

Eu levei diversos documentos comprovando minhas intenções e, mesmo assim, estava bem nervosa na hora.

Mas foi MEGA tranquilo! Tinha preparado todo um discurso gravado na minha cabeça, mas o cônsul só me perguntou que tipo de curso eu iria fazer e quanto tempo iria ficar no país.

Respondida essas questões (em português mesmo), ele já me falou ‘Parabéns! Seu visto foi aprovado!’. Mega sensação de alívio toma conta do seu corpo. Na hora da entrevista você já sabe se seu requerimento ao visto foi ou não aprovado.

Depois disso, você tem que pagar outra taxa (sim, outra) para o SEDEX lá dentro do consulado mesmo.

Isso porque, todos os passaportes são devolvidos pelo serviço de entrega expressa do Consulado. Os passaportes são devolvidos no seu endereço em até 7 dias úteis (normalmente chega antes) após o dia da entrevista.

É isso. Não é complicado não, só parece. Mas é bem tranquilo de tirar o visto de estudante/intercâmbio.

Só precisa correr atrás da papelada e pagar as taxas. O pessoal do STB também dá uma mega força nessas questões, tira todas as suas dúvidas e revisa com você o que está faltando e o que é importante levar.

Agora que você sabe como tirar o visto americano de estudante vai começar a procurar mais informações sobre como funciona o intercâmbio nos Estados Unidos? Aproveita e conta pra gente o que você achou de legal! 

Obs: confira sempre se os procedimentos para emissão do visto continuam os mesmos. Com o passar do tempo, eles podem ser atualizados e modificados pelo governo americano.

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.