ESTADOS UNIDOS

Como fazer faculdade nos Estados Unidos?

Fizemos um guia sobre como é fazer faculdade nos Estados Unidos, para te ajudar a planejar os estudos

Published

on

Fazer faculdade nos Estados Unidos pode ser um sonho para muitos estudantes. Apesar de ser um processo longo, não é impossível. Para facilitar o acesso de alunos brasileiros ao ensino superior no exterior, o STB oferece assessoria completa por meio do STB | Universidades. Nesse texto, separamos informações essenciais sobre as faculdades nos Estados Unidos. 

Por que fazer faculdade nos Estados Unidos? 

Com mais de quatro mil instituições de ensino superior, os Estados Unidos estão entre os países que mais recebem estudantes universitários internacionais no mundo. As três principais razões que fazem com que os alunos escolham as faculdades americanas são: 

Qualidade: de acordo com o ranking educacional “Times Higher Education’s World University Rankings”, 43 das 100 melhores universidades do mundo ficam nos Estados Unidos. Em qualquer estado do país é possível encontrar instituições de prestígio e ótimas oportunidades acadêmicas. 

Flexibilidade acadêmica: o sistema de ensino superior americano é flexível e permite que os alunos explorem diferentes áreas de estudo ao longo da graduação. Além disso, há mais de 1.700 cursos oferecidos, que vão desde os mais procurados, como engenharia e administração, até os menos comuns, como ciência do surf e psicologia da saúde.  

Estilo de vida universitário: estudar em uma universidade americana permite ao estudante internacional viver novas experiências e se aprofundar na cultura americana. Além disso, vivendo no campus, o estudante tem a oportunidade de participar de clubes, fraternidades e times esportivos, que possibilitam desenvolver habilidades pessoais, realizar atividades extracurriculares e conhecer pessoas de diversos países.  

Com o objetivo de viabilizar a entrada de estudantes brasileiros em universidades americanas de forma prática e acessível, o STB oferece programas que permitem o ingresso universitário por meio do processo tradicional (Entrada Direta) e de um programa totalmente focado no estudante internacional (Primeiro Ano Internacional). 

Entrada direta 

É o processo tradicional de ingresso nas universidades pelo qual os estudantes americanos e internacionais são submetidos. A admissão em instituições americanas é diferente do processo seletivo das universidades brasileiras, uma vez que analisa o percurso acadêmico e pessoal do aluno de maneira holística. Desempenho acadêmico nos últimos quatro anos da escola, resultados em provas de conhecimento como SAT e ACT, comprovação de proficiência na língua inglesa, atividades extracurriculares, além de cartas de recomendação e redação compõem as habilidades necessárias para que o aluno seja aprovado em uma universidade nos Estados Unidos. 

Primeiro ano internacional 

O Primeiro Ano Internacional é o passo inicial para alunos estrangeiros que desejam estudar em uma universidade americana, mas ainda não correspondem aos requisitos para a Entrada Direta. Trata-se de um processo simplificado oferecido pelas universidades, que permite ao estudante internacional se matricular em uma instituição de ensino nos Estados Unidos sem que precise apresentar os atributos de um processo de aplicação tradicional. 

A essência do programa é que, durante o primeiro ano de ensino, o aluno seja preparado, de acordo com os critérios acadêmicos de cada instituição, para enfrentar a graduação no exterior, com o objetivo de chegar ao segundo ano com as habilidades acadêmicas mais desenvolvidas e adaptadas ao sistema de ensino internacional. 

Você pode se interessar: Conheça o STB Universidades  

Onde fazer faculdade nos Estados Unidos? 

Universidades 

São instituições de ensino superior tradicionais, que podem ser públicas ou privadas, que oferecem cursos de bacharelado (quatro anos de duração) e de mestrado (dois anos de duração). Há diversos tipos de universidades nos Estados Unidos, que se diferenciam de acordo com a filosofia de estudo (Liberal Arts Colleges e Research Universities, por exemplo) e em relação à forma como são financiadas (Privadas ou Públicas). 

Community Colleges 

São instituições americanas de origem pública que visam apenas o ensino dos dois primeiros anos de graduação, resultando em um Associate Degree. Nas Community Colleges, o estudante completa os seus dois primeiros anos de estudo com o objetivo de transferência para uma universidade, para terminar o seu bacharelado. Por isso, a maioria das Community Colleges têm acordo de transferência preestabelecido com as universidades públicas dos Estados Unidos. Para garantir a transferência, é necessário que o aluno atinja todos os requisitos acadêmicos da universidade durante os dois anos de estudos. 

Se você tem interesse em conhecer melhor o processo de graduação nos Estados Unidos, fale com um especialista STB Universidades e tire suas dúvidas!   

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile