INTERCÂMBIO

O QUE É NECESSÁRIO PARA ENTRAR EM UMA FACULDADE NOS EUA?

Saiba o que é preciso para preparar uma candidatura de sucesso para um faculdade americana

Published

on

Estudantes internacionais frequentemente subestimam a quantidade de tempo necessária para preparar sua candidatura para uma universidade nos Estados Unidos. No entanto, é possível evitar dores de cabeça com um bom planejamento.

A maioria das instituições americanas têm uma data limite para a inscrição que pode chegar a até dez meses antes do início das aulas.  Por isso, é preciso estar atento aos prazos e checar as provas, exames e a documentação que devem ser providenciadas antes da candidatura. Conheça algumas dos principais:

Questionário da universidade (Application Forms)

Os Application Forms são o primeiro passo para as universidades conhecerem melhor os estudantes que estão pleiteando uma vaga, incluindo informações como o seu desempenho dentro do ambiente acadêmico e também seus interesses fora da sala de aula.

Nestes questionários, serão pedidos dados cadastrais e possivelmente uma lista das atividades extracurriculares feitas durante o ensino médio. É importante  que o estudante responda tudo com muito cuidado para que o formulário não fique incompleto, algo que não é visto com bons olhos pelas faculdades.

Testes de conhecimento

A maioria das universidades dos Estados Unidos exige que os estudantes comprovem as habilidades adquiridas durante o ensino médio por meio de testes de conhecimento geral. Semelhantes ao ENEM brasileiro, as provas mais comuns são o SAT (Scholastic Assessment Test, Teste de Aptidão Escolar, em português) SAT II e o ACT

Desenvolvidos para avaliar as habilidades de alunos de diferentes origens educacionais, sua pontuação tem papel fundamental na admissão para a maioria das escolas nos Estados Unidos. A nota mínima exigida pode variar de acordo com a instituição.

Testes de idioma

Além de avaliar os conhecimentos gerais, as universidades americanas exigem que o estudante comprove fluência no inglês . Os testes de proficiência mais comuns são o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e o IELTS (International English Language Testing System), que têm alto nível de exigência e podem ser feitos no Brasil.

Para garantir um bom resultado na prova, muitos estudantes optam por fazer cursos preparatórios para exames de proficiência. “Ter uma experiência prévia no exterior pode ajudar o estudante a conquistar a segurança necessária para se sair bem em uma entrevista, além de ser fundamental para que ele consiga transmitir ideias com clareza em uma redação, caso seja necessário”, afirma Carlos Eduardo Madeira, gerente do STB | Universidades. 

Estudantes internacionais que foram educados em escolas secundárias dos Estados Unidos ou em escolas que oferecem o currículo IB em outros países, em geral, não precisam comprovar proficiência por meio de testes de idioma.

VOCÊ PODE GOSTAR: DIFERENÇA ENTRE TOEFL e IELTS 

Essay e Carta de recomendação

Os essays são redações que servem para que o estudante se apresente para as universidades e conte mais sobre a sua trajetória e aspirações. “O essay é uma das etapas mais importantes do processo de aplicação. É por meio dele que as instituições vão conhecer o aluno além da métrica apresentada pelas notas do ensino médio e dos testes de conhecimento”, explica Madeira. De acordo com o especialista, para se sair bem é fundamental ser criativo e honesto. “Muitas universidades pedem para que o aluno escreva algo que considere importante ou, ainda, sobre as experiências que viveu até ali e porque escolheu aplicar para aquela universidade específica”, explica.

Enquanto o essay – ou personal statement – é uma redação que deve ser escrita pelo próprio estudante, descrevendo-se e explicando os motivos pelos quais merece ser admitido pela instituição de ensino, as cartas de recomendação demonstram quem você é por meio da opinião de alguém que o conhece em um âmbito acadêmico ou até mesmo profissional.

Os melhores referees (como costumam ser chamadas as pessoas convidadas para escrever a carta) são professores do ensino médio, orientadores ou, para quem já tem experiência profissional, um supervisor ou chefe.

Histórico escolar: GPA

Embora seja muito importante para a avaliação final do estudante, as universidades sabem que o currículo escolar pode variar muito de acordo com o país – não só no que diz respeito ao idioma: do sistema ao método de ensino, muita coisa pode ser diferente de acordo com o país.

É aí que entra o  GPA, desenvolvido para medir o desempenho dos alunos que se aplicam para a universidade em uma escala única. O GPA funciona como um histórico acadêmico, computando uma média geral de todas as matérias do ensino médio. Cada instituição de ensino tem um nível de exigência diferente, mas é possível afirmar que, quanto mais competitiva a universidade, maior será o GPA requerido para a inscrição.

MATÉRIAS RELACIONADAS: SAIBA O QUE É E COMO CALCULAR O GPA

Entrevista

A entrevista é uma oportunidade oferecida para o estudante conhecer alguém que representa a faculdade ou universidade, uma ótima maneira de demonstrar interesse em fazer parte dela.  Essas entrevistas costumam ser feitas em inglês por um ex-aluno ou outro representante da instituição.

No momento da entrevista, é importante que o aluno reforce tudo o que já provou nas outras etapas e demonstre ter conhecimento sobre a instituição, pois serão avaliados pontos como a adequação do perfil do estudante ao da universidade.

A importância de ter a ajuda de um especialista

O processo de seleção das universidades americanas pode gerar muitas dúvidas, principalmente em estudantes estrangeiros que ainda não estão familiarizados com o sistema de ensino americano. Por isso, ter o auxílio de um profissional especializado em intercâmbio e com conhecimento sobre o sistema de ensino superior nos Estados Unidos pode fazer toda a diferença no processo de inscrição em uma universidade americana e no seu respectivo sucesso acadêmico

MATÉRIAS RELACIONADAS: COMO FUNCIONA A CONSULTORIA PARA ENTRAR EM FACULDADES NO EXTERIOR

Conheça o STB | Universidades e descubra as soluções que oferecemos para quem sonha em cursar a faculdade no exterior! 

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile