ENSINO MÉDIO

COMO O HIGH SCHOOL PODE AJUDAR A ENTRAR EM UMA UNIVERSIDADE NO EXTERIOR

Fazer o ensino médio no exterior pode trazer muito mais vantagens do que você imagina

Published

on

O tema faculdade é praticamente onipresente na vida de quem está no ensino médio. Provas, atividades extracurriculares, dúvidas sobre a futura profissão e muitas outras questões costumam fazer parte desse momento.

No entanto, algumas decisões podem tornar o caminho até a universidade um pouco mais fácil. Uma delas é fazer o ensino médio (ou parte dele) no exterior – dica valiosa especialmente para quem tem o sonho de estudar em uma faculdade internacional.

As universidades no exterior costumam valorizar estudantes que têm uma base sólida de conhecimentos, com o objetivo de desenvolvê-los e potencializá-los durante a graduação. E o High School é o programa perfeito para quem quer desenvolver essa base.

Além de ampliar as possibilidades curriculares dos estudantes brasileiros e ser uma excelente oportunidade para adquirir fluência em outro idioma, fazer uma parte do ensino médio no exterior pode facilitar a transição para a vida universitária e aumentar as chances de ser admitido em uma boa instituição.

A FLEXIBILIDADE DO ENSINO NO EXTERIOR

O High School nos Estados Unidos é um exemplo de como o ensino médio no exterior pode somar ao currículo do estudante. Conhecido pela flexibilidade de seu ensino, que privilegia a vivência e incentiva o estudante a refletir sobre suas escolhas escolares, o programa permite que os estudantes explorem áreas que poderão fazer toda a diferença na hora de escolher a faculdade ideal.

Aulas extracurriculares de música, culinária, teatro e fotografia, além de atividades esportivas podem compor a grade curricular oficial, que oferece as matérias tradicionais como matemática, inglês e história e outras específicas, como design de interiores e marketing.

VOCÊ PODE GOSTAR: AS MATÉRIAS MAIS INCRÍVEIS DO HIGH SCHOOL 

Participar dessas atividades e diversificar o currículo acadêmico ao longo do ensino médio também pode ajudar no processo de admissão na faculdade, afinal, as instituições internacionais avaliam o aluno como um todo e valorizam muito essas experiências. O departamento de admissões de Harvard, por exemplo, afirma que estudantes que aproveitam oportunidades de aprendizagem de todos os tipos têm mais chances de serem admitidos na universidade.

Conheça mais alguns benefícios que o High School pode trazer para quem pretende estudar em uma universidade no exterior:

Enfrentar novos desafios durante o ensino médio pode ajudá-lo a se preparar para os desafios da universidade

Há muito mais na faculdade do que a vida acadêmica. Por isso, fortalecer a sua mente durante o ensino médio pode impactar positivamente a sua experiência universitária, ajudando em sua vida social, na procura por estágios e até mesmo na integração com clubes e fraternidades com as quais você tem sinergia.

Desenvolver uma boa relação com professores na escola pode ajudá-lo a se destacar no futuro

Construir um bom relacionamento com os professores no ensino médio é uma prática interessante para levar adiante no anos universitários. Isso porque as recomendações de professores são tão importantes no ensino médio quanto na universidade. Cada aula que você faz é uma oportunidade de construir networking, por isso, certifique-se de que está apresentando ao professor a melhor versão de si.

Construir relacionamentos é importante, por isso, aprenda a fazer amigos em diversas situações!

Trabalhar em grupo no ensino médio pode ser desafiador – e a tendência é que as coisas se intensifiquem na universidade. O High School é um excelente ambiente para quem deseja desenvolver suas habilidades de comunicação, liderança e até mesmo de trabalho em equipe. Trabalhar essas habilidades no ensino médio, definitivamente alimentará sua autoconfiança durante a universidade.

Envolver-se com atividades extracurriculares no High School, equilibrando uma agenda lotada, pode ajudá-lo com a gestão de tempo na universidade

Durante o High School, as aulas costumam acontecer em um período das 7 da manhã até às 4 da tarde. Equilibrar uma carga de estudos desafiadora no ensino médio com atividades extracurriculares é uma excelente introdução ao tipo de agenda que o estudante terá de seguir na faculdade. Ao aprender desde cedo a gerenciar a sua programação, você definitivamente poderá viver uma experiência universitária menos estressante.

Quer saber mais sobre o High School no exterior? Clique aqui!

No site do STB, você pode encontrar a loja mais próxima ou entrar em contato direto com um consultor de intercâmbio pelo WhatsApp.