Como é prestar o IELTS na Inglaterra?

Published

on

Ufa, que alívio! Nem acredito que estou escrevendo esse post, finalmente sem o peso de ter que estudar e praticar todos os dias para o tão temido IELTS!

No meu caso, eu decidi meio que em cima da hora que iria prestar o IELTS para conseguir tirar o visto Tier 4, que é aquele visto de estudante que nos permite estudar no Reino Unido por mais de 6 meses e, se necessário, estender o tempo de visto sem ter que voltar para fazer isso no Brasil. De qualquer forma, para tirá-lo, eu tenho que ir para o Brasil. Mas antes disso precisava ter uma nota mínima no IELTS, para provar que meu inglês é bom o suficiente para estudar em alguma faculdade daqui. As faculdades normalmente exigem o nível intermediário de inglês, mas se você tá afim de estudar algo relacionado a escrita, tipo jornalismo ou algo assim, o nível de inglês exigido é mais alto. A nota normal exigida para cursos em universidades é 6 ou 6,5. E para uma pós-graduação por exemplo, já sobe para 7 ou mais.

A nota no IELTS varia de 0 a 9 e ele é composto por 4 partes: Listening, Reading, Writing e Speaking. Ou seja: eles testam todas as nossas habilidades no inglês, e a nota final é uma combinação de todas elas.

Para se preparar para o IELTS, não basta ter um nível bom de inglês. Você precisa gastar um pouquinho mais investindo num curso preparatório pro IELTS, pois o que importa mesmo é saber as técnicas necessárias que precisaremos usar no teste. Além do inglês, o IELTS analisa a nossa capacidade de formular ideias, organizar tempo e nível de interpretação. Existem 2 tipos de prova: o Acadêmico e o General. Acadêmico para quem quer estudar em alguma universidade e General para quem quer apenas saber seu nível de inglês ou precisa da nota para trabalhar ou algo assim.

Como decidi de última hora, eu só tinha 3 semanas restantes de General English na Kings Colleges, então fiz um upgrade e paguei por um curso de 3 semanas com aulas a tarde sobre IELTS. Acho que se não tivesse feito esse curso, teria ido super mal no IELTS porque no curso a gente aprende todas as técnicas e o jeito que os examinadores querem ver nossas respostas. É engraçado que tem vários truques para otimização de tempo e escrita, que eu nunca ia pensar em fazer na hora da prova, mas que me ajudaram muito a me virar quando estava fazendo.

As regras no dia da prova são super sérias e eles são bem severos na hora de aplicar. Nada de levar bolsa, celular, estojo e outros objetos para a sala do exame. Lápis, borracha e passaporte na mão E FIM. Eles separam os alunos e você tem lugar certo para sentar, sem muita proximidade com os outros alunos para não facilitar a cola. O Listening vem primeiro, seguido do Reading e Writing, e o Speaking é feito só mais tarde, de acordo com o horário que eles te dão quando você faz sua inscrição.

para sair de casa, você tem que tirar a neve do carro

É um sábado perdido, pois eu tive que chegar lá as 8:30 da manhã e meu Speaking foi marcado para as 16:30 da tarde, ou seja… Nada de marcar compromissos no dia! Acordei de manhã bem cedinho, -1 grau aqui em Londres e tivemos que perder um tempinho tirando o gelo do carro, que estava literalmente congelado!

Mas afinal, como foi a minha prova?

Listening: essa parte é composta por 4 módulos, onde cada um contém uma conversa diferente. Eles dão 30 minutos para ouvirmos tudo e escolhermos a resposta, mais 10 minutos para preencher o gabarito. Acho que foi a parte que me dei melhor. Tenho certeza que acertei pelo menos 90% das perguntas, e estava super segura enquanto fazia. Eles dão a folha de pergunta e passam os áudios de uma vez só, então você tem que ir acompanhando na folha e prestar muita atenção, porque se não ouviu, já era. Mas calma! No começo de cada módulo eles dão um tempinho pra gente ler as perguntas e respirar, então acho que dá para seguir os passos tranquilamente, sem se desesperar.

Reading: dura 30 minutos e é composto por 3 textos de assuntos diferentes. Acho que fui bem, mas não da para ter certeza. Ás vezes as perguntas podem ter pegadinhas e se eu achar que acertei, talvez esteja meramente enganada. Nessa parte a gente tem que preencher o gabarito enquanto fazemos, pois não temos tempo adicional para preencher depois. Uma das coisas que a gente aprende no curso de IELTS é como organizar nosso tempo para conseguir ler os textos rápido e achar as respostas no meio de tanta informação.

Writing: 60 minutos. 20 para a primeira task e 40 para a segunda. Como a segunda é mais longa e vale mais pontos, eu comecei por ela e deixei a primeira para o final. Pena que acabei excedendo meu tempo e não consegui terminar o texto da task 1, espero que isso não me prejudique muito. A task 1 consiste em fazer um texto de análise de gráficos e números, e na task 2 eles introduzem um assunto que a gente tem que falar se concorda ou não e os motivos disso, com uma conclusão final.

Speaking: de 11 a 14 minutos, a gente entra numa salinha com um examinador e tem uma conversa que gira em torno de um tema. O meu tema foi ‘vizinhança’ e as 3 etapas do teste giravam em torno desse assunto. A primeira parte eu tive que me apresentar e falar um pouco de onde eu morava no Brasil. Vantagens, desvantagens etc. A segunda parte, ela pediu que eu contasse sobre um vizinho meu, e me deu um tempo para fazer algumas anotações sobre o que eu ia falar, já que nessa parte eu precisava falar por mais ou menos 2 minutos sem parar. Na terceira, ela perguntou qual era a parte ruim de viver em comunidade, tipo num bairro pequeno onde a gente conhece todo mundo. Apesar do Speaking ter 3 partes, eu mal percebi o começo de cada parte pois a conversa foi fluindo naturalmente. O único problema foi quando esqueci a palavra privacidade, que em inglês é ‘privacy’ e me deu um branco tão grande que não conseguia nem lembrar a palavra em português! hahaha mas né, acontece.

No geral, acho que fui razoavelmente bem. Agora espero os resultados que devem chegar em 2 semanas. Desejem-me sorte, pois quero que dê tudo certo para eu conseguir o visto e voltar pra cá, para ficar mais tempo. Se tiverem alguma dúvida sobre o IELTS, deixe aqui nos comentários do post!

E me siga no Twitter para acompanhar minha viagem em tempo real! @rebiscoito

UPDATE: acabei indo super bem no IELTS, estava esperando uns 6 mas consegui 7,5! Estou super feliz pois com essa nota posso fazer até uma pós graduação bem bacana por aqui. Esses foram os meus resultados:

Listening: 7,5 Reading: 7,5 Writing: 6,0 Speaking: 8,0 NOTA FINAL: 7,5

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.