Como aprender inglês viajando em casal?

Published

on

Quando decidimos viajar, uma das grandes questões que surgiu foi como fazer para aproveitarmos o máximo para treinar inglês.

O combinado era falar em inglês todo o tempo. Mas gente, sério, não deu. O único momento que eu e meu marido nos víamos era à noite (eu normalmente com a cara no notebook, fazendo algum trabalho) e qualquer coisa que facilitasse a comunicação era bem-vinda. Dentre elas, falar português.

No entanto, tanto eu como o Má achamos que o inglês dele melhorou muito. Aí vão boas dicas:

Fazer cursos em horários alternados
No início foi estranho, principalmente nos primeiros três dias, porque o curso de inglês geral tem bem menos horas do que o CELTA e o Má ficava com mais horas livres. Com o passar dos dias e conhecendo mais gente, a comunicação em inglês acabou por virar rotina dentro e fora da escola, a maior parte do dia para ele e para mim.

Conhecer o máximo possível de pessoas de outras nacionalidades é mais que imprescindível
Que é difícil fugir de brasileiro a gente sabe. Mas se você estiver em um grupo heterogêneo vai precisar falar inglês para todo mundo se entender, mesmo que tenha algum outro brasileiro. Além disso, vai aprender outras culturas e viajar envolve isso também.

Meet-up

O site meetups.com promove encontros entre estudantes em pubs, praças, parques. A ideia é conhecer gente nova e colocar seu inglês em prática, sem ser dentro da escola, estudando. Maridão super aprovou.

Eventos pela escola

A International House também promove encontros entre alunos e passeios para locais turísticos de Londres (sem custo). Neste caso tem uma pessoa da escola que explica sobre o lugar e algumas vezes tem até atividades em grupo e gincanas para estimular todo mundo a falar em situações reais.

Referências/ localizações

Se perder e se encontrar em Londres parece ser coisa comum, inclusive com nativos. É uma ótima forma de aprender a se virar em inglês.

Compras

Ir ao mercado, às lojas, pesquisar produtos… Isso tudo é necessário e útil. Uma sugestão é fazer a lista em casa, procurar as palavras e a pronúncia em inglês, se preparar para perguntar onde os produtos ficam e usar a fala o máximo que der (em vez de mímica ou escrita). Vai ficando cada vez mais fácil falar (e gastar, rs).

Televisão e rádio

Ficamos aqui durante a copa. Tivemos a chance de ver os jogos narrados em inglês (pasmem, os narradores não gritam gol), além de filmes, desenhos e programas de rádio. Um ótimo jeito de aprender mais sobre a cultura e a língua!

Jornal

Todo dia, perto das estações de metrô, são distribuídos os jornais da manhã e da tarde. Mais um jeito barato e fácil de aprender. Uma coisa bem legal é tentar sublinhar ou encontrar palavras e estruturas que você aprendeu em aula. Também dá para escolher um texto para ler mais detalhadamente e contar um para o outro, anotar as palavras novas, etc.

Ou seja: dá para fazer o investimento valer viajando em casal, sim! Basta fazer pequenas adaptações e se jogar no idioma!

Bon voyage!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.