DICAS

CERTIFICADOS NO EXTERIOR: COMO SÃO OS CURSOS?

Quem não dispõe de muito tempo para fazer um intercâmbio pode apostar nos certificados

Published

on

As melhores universidades do mundo conhecem o benefício de construir uma rede de alunos internacionais engajados no mercado de trabalho. Por isso, instituições como a University of California oferecem programas de formação em curto prazo que são perfeitos para quem deseja adquirir novos conhecimentos e alavancar a carreira.

Comércio Exterior, Gestão de Projetos, Marketing, Empreendedorismo, Direito, Tecnologia e Finanças são as áreas de estudo mais populares entre os estudantes que optam por fazer curso de extensão universitária no exterior.  

Confira a lista de cursos oferecidos pelo STB  

Mas como funcionam esses cursos?

Os Certificados e Cursos de Extensão Universitárias no Exterior são programas de curta a média duração que atendem às necessidades de recém-formados e profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos na área que atuam ou até mesmo expandir horizontes após um período no exterior. 

Foi o caso de Maria Paula Bicalho, 25 anos, que escolheu curso IDP Marketing na UC Berkeley para complementar a sua formação como administradora. “Tinha acabado de me formar e estava com muita dificuldade para conseguir emprego. A crise estava no seu auge e eu queria ter mais experiência de trabalho. Sabia que seria valorizada. Por isso, escolhi estudar oito meses em Berkeley”, conta Maria Paula.  

Durante o programa, ela teve a oportunidade de estagiar por quatro meses em uma empresa de tecnologia em pleno Vale do Silício. “Gostei muito de estar nessa região, tudo acontece lá! Você tem contato com as mais diversas oportunidades e eventos sobre os assuntos mais variados. Realmente vale a pena.”  

Atualmente trabalhando com consultoria de branding e pesquisa de mercado no Brasil, a administradora afirma que a experiência fez toda a diferença em sua carreia. “O mercado brasileiro valoriza uma experiência no exterior, principalmente em uma universidade como a UC Berkeley”, diz.

VOCÊ PODE GOSTAR: COMO FAZER UM CURSO DE EXTENSÃO NA CALIFÓRNIA

Há cursos de certificados e extensões universitárias como o que Maria Paula Fez em países como Austrália, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra. A duração costuma variar entre quatro semanas a até dois anos, dependendo do curso escolhido pelo estudante. 

“Foi uma das melhores experiências da minha vida até agora. Conheci pessoas do mundo inteiro e tive experiências inesquecíveis. O tempo de duração do curso foi ideal para mim também, já que não era tão longo, mas mesmo assim foi intensivo e pude absorver muito conteúdo”, conta a administradora, cujo curso na UC Berkeley teve duração total de oito meses (quatro deles conciliados com estágio). 

Um diploma internacional de Gestão de Negócios na Greystone College, por exemplo, é conquistado em 96 semanas; já a UC Irvine, parte da University of California, oferece cursos como o ACP Marketing com até 12 semanas de duração. 

Quais os requisitos para conquistar um certificado no exterior?

Os requisitos de entrada variam de acordo com o curso e instituição de ensino pretendida. Em geral, as instituições solicitam que os estudantes estejam, no mínimo, cursando o quarto semestre da faculdade, além de terem idade mínima de 18 anos.  

O fato de estudantes universitários poderem participar do programa é um dos grandes diferenciais entre os cursos de certificado e extensões universitárias e os outros cursos de pós-graduação.  

No caso das pós-graduações, como o próprio nome diz, os estudantes têm de obrigatoriamente ter concluído um curso de nível universitário. Entre os cursos de pós-graduação mais populares estão as especializações, mestrados e MBA, entre outros.  

Quer saber mais sobre os certificados e extensões universitárias no exterior? Fale com nossos consultores!