Quer dar aula de inglês para adultos, mas não estudou letras ou nunca recebeu nenhum treinamento do tipo? Aprenda tudo o que uma aula deve compor?
Precisa de um excelente certificado? Quer viajar e poder dar aula de inglês em diversas cidades do mundo? Quer provar para você (e para o mundo) suas aulas estão dentro dos padrões considerados os melhores e mais aceitos?
Bom, o seu curso chama CELTA (Certificate in English Language Teaching to Adults), uma qualificação internacional que permite ensinar inglês como segunda língua em diversos países. O mais renomado certificado da área e, também, o mais exigente!
Estou na metade do curso e já posso responder várias questões pra vocês.
Primeiro: como prestar para o CELTA?
Esta fase tem duas etapas. Uma é escrita: preenchi vários formulários com perguntas sobre informações pessoais, de estudo e experiência profissional. Depois fiz uma prova sobre gramática e um texto.
A segunda é oral: após 10 dias, recebi um e-mail da escola com mais detalhes sobre o curso e solicitando um agendamento de entrevista por telefone (é, benhê, ligação internacional mesmo).
Foi neste material que recebi o primeiro aviso de que o curso seria bem puxado – e bla bla bla (confesso que foi bem isso que pensei enquanto lia) – e mais um teste para ser discutido na ligação.
A entrevista inclui perguntas sobre a sua carreira e como você faria certas coisas em aula. Assim que a felicidade de ter passado tomava a minha pessoa, mais um aviso: você só terá tempo para se dedicar ao curso (e duvidei, de novo).
No fim da entrevista também recebi um material pré-curso para me preparar (umas 40 páginas de exercícios).
Aula de Inglês: dentro do CELTA!
A International House é uma escola superorganizada, bem estruturada (fica num prédio gigante, tem lousa interativa e biblioteca) e com uma localização fantástica (no centro, perto de vários pubs, do British Museum e ao lado da estação de metrô).
A turma tem até 15 alunos (a maioria nativos, oba!), todos felizes ao vislumbrar um futuro promissor. Tudo azul.
Mas o céu azul dura pouco. Mais especificamente até a professora começar a falar o que você vai ter de fazer durante o curso. A aula termina com a turma inteira de queixo caído e olhos esbugalhados (aconteceu mais de uma vez, rs).
Parece exagero, mas a verdade seja dita: o curso realmente será seu amigo, seu amante, sua família, seu treino e sua Londres por vários dias.
Mas, não era isso que você queria, Maria? Então sacode a poeira e arregaça as mangas, porque o curso vale cada tostãozinho e tempo dedicado: os professores são excelentes, as grades curriculares são bem pensadas e o resto da turma está lá com você. Todo mundo a fim de aprender e colaborar.
O intercâmbio é muito prático, as aulas são interessantes e interativas. Lembra quando você tinha que ficar em casa enquanto suas amigas saiam e sua mãe dizia: ‘É para o teu próprio bem?’. Ou seja, você vai sair melhor do que entrou, então vai valer a pena!
CELTA, will you marry me?
Então aí vai o contrato dos seus 10 primeiros dias de casamento:
– Trabalhos: até agora foram 2 (de 4 ao todo) textos de 750 -1000 palavras. Um deles foi uma análise de exemplos de gramática e vocabulário, mais o esclarecimentos dos pontos problemáticos daquela área para os alunos e suas soluções. Depois você faz os próprios exemplos e os analisa.
O segundo texto foi um estudo de caso sobre um aluno, que você terá de ensinar na primeira semana. Você precisa fazer uma entrevista, analisar o estilo de aprendizado do aluno e seus maiores problemas de linguagem. A seguir, deve discorrer sobre quatro deles.
Para dois problemas também é necessário propor atividades que colaborem com o aprendizado do aluno e explicar como você as utilizaria.
– Supervisões: acontecem todos os dias e servem para discutirmos o que será feito com os outros trainees, que dividem a mesma aula e tiram dúvidas com o tutor.
– Parte teórica (input): teoria de diversas abordagens para trabalhar as habilidades (reading, listening, speaking, writing), a linguagem (gramática, lexis e pronúncia), class management (tempo x prioridade, comportamento) e preparação de materiais.
– Aulas práticas (TP): as aulas são dividas em 3 níveis (pré-intermediário, intermediário e intermediário avançado) e os trainees são divididos em grupos de 5 pessoas. Logo, os grupos de trainees e alunos trocam em pouco mais de uma semana.
Também somos avaliados por 3 professores, um em cada estágio. As notas são ‘not to standard’, ‘to standard’ e ‘above standard’. A cada duas TP’s, novas habilidades serão exigidas. Depois de cada aula, acontece um feedback por escrito, um oral e uma auto-avaliação escrita, além do preenchimento de mais formulários.
– Lesson plan (LP) ou plano de aula: para cada aula temos que fazer um lesson plan. O objetivo é te ajudar a seguir um esquema lógico de aula e documentar o que foi feito e avaliado. O plano tem várias seções (objetivos gerais e por etapa, problemas e soluções relacionados ou não com a linguagem, materiais, gramática, lexis e procedimentos).
– Observação: reserve outras 6 horas para observação e análise de outras aulas.
– Feedback individual: depois de duas semanas de aula, acontece uma sessão de feedback individual, para discutir se você está seguindo os critérios de Cambridge e o que deve ser mudado nos próximos dias.
Ou seja… Meu balanço desses 10 dias de CELTA foi: cerca de 160 horas estudando. Parece brincadeira, mas não é!
Semana que vem volto com algumas dicas de sobrevivência para quem está pensando em fazer o curso.
Até lá,
Fe Surian