DESTINOS

CONHEÇA O THE HIGH LINE PARK EM NOVA YORK

Um parque com 2,5km de extensão.

Published

on

Reaproveitar espaços obsoletos em uma cidade superlotada não é tarefa fácil. Além da logística, há também toda a análise do impacto ambiental – e legado – que uma obra de grande porte pode provocar. Afinal, nossos filhos e netos herdarão o que construirmos hoje.

No início da década de 1930, os governantes de Nova York viram a necessidade de criar uma via elevada para que linhas de trens pudessem circular longe do tráfego e de cruzamentos rodoviários. Analisando hoje em dia, a High Line pode parecer pouco harmoniosa de acordo com os nossos padrões atuais, mas foi muito importante por quase cinco décadas, transportando animais, laticínios, cereais e todos os tipos de mantimentos que abasteciam a cidade.

Trilhos antigos da High Line

Contudo, nos anos 1980, a estrutura caiu em desuso e foi abandonada, fazendo com que surgisse a pergunta inevitável: “e agora, o que vamos fazer com isso?”.

Foi aí que surgiu, em 1999, o grupo “Friends of the High Line”, que desejava reaproveitar o espaço com algo atrativo e diferente na cidade. A proposta foi polêmica e gerou muito debate na época, mas três anos depois a prefeitura autorizou e lançou um concurso para escolher o projeto. Participaram 720 equipes, de 36 países. James Corner Field Operations e Diller Scofidio + Renfro, ambas equipes americanas, ganharam.

prédios de NY vistos do High Line Park

Assim nasceu de forma concreta o The High Line Park, com 2,5 km de extensão! A primeira parte foi entregue em 2009, a segunda em 2011 e a última em 2014. Com oito metros de altura, as 19 quadras de extensão percorrem três bairros da cidade.

O mais interessante é que há uma verdadeira simbiose entre o verde do parque e toda aquela agitação de Nova York ao redor. Não é daqueles parques em que você esquece a cidade. No passeio, você encontra artistas, barraquinhas, músicos e muita gente curtindo uma volta ao ar livre a pé ou de bike!

Plantas do parque com prédios ao fundo

A iniciativa é reconhecida mundialmente pelo sucesso em reaproveitar um espaço público abandonado. Quem mora em São Paulo conhece o Minhocão, uma via elevada que é fechada aos finais de semana para carros, abrindo espaço para as pessoas curtirem um momento de lazer. Já há a discussão para transformar a área em um parque em moldes semelhantes aos do High Line (cada um com a sua particularidade, claro). Nós aqui do Tripbox apoiamos a iniciativa! E vocês, o que acham?

 

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.