Baunilha na Europa: Roteiro Lisboa, Parte II

Published

on

Ainda visitando a capital portuguesa (veja o post I de Lisboa), tive a oportunidade de conhecer diversos outros pontos da cidade. Antiga e moderna, Lisboa é o destino perfeito para o brasileiro que está fazendo uma viagem intensa na Europa e precisa fazer uma parada para se sentir em casa. As ruas, edifícios, arquitetura, trânsito, culinária e, claro, a língua: TUDO é uma lembrança de um Brasil ‘um cadinho’ diferente.

 

Lisboa é uma mistura de pedacinhos do Brasil

 

Continuando meu roteiro, fui jantar no Bairro Alto.

Os melhores dias para visitar o Bairro Alto, são quinta, sexta e sábado à noite. Mas quando o clima está bom e quente, toda noite é cheia de gente! Uma área ótima, cheia de restaurantes, com preços muito bons e bares diversos.

Você consegue comprar cerveja por apenas $1 Euro por lá. A vida noturna em Lisboa é acompanhada pelos seus famosos shots e um dos lugares mais badalados para ir (apesar de não ser o ambiente mais bonito) é o Mezcal.

Mas se você estiver procurando um bar mais bacana, arrumadinho e completamente diferente de tudo o que você já viu, não perca o Pavilhão Chinês! Ao mesmo tempo que é um bar, o local também vira quase um museu de brinquedos e antiguidades.

 

A porta de entrada do Mezcal junto ao interior do Pavilhão Chinês. Chiado e Bairro Alto são as pedidas da noite.

 

No dia seguinte era hora de fazer umas comprinhas mais bacanas. Assim, fui com minha mãe no Centro Comercial Colombo, o melhor shopping da região. São centenas de lojas, das marcas mais famosas como Zara, H&M e Lacoste, como também diversas marcas portuguesas. Uma facilidade é que o shopping fica bem em cima da Estação Colégio Militar do metrô.

A Basílica da Estrela é uma bela igreja barroca que nasceu de uma promessa. No século XVIII, D. Maria I fez voto que construiria uma igreja se tivesse um filho para herdar o trono. Com o desejo satisfeito, a promessa foi cumprida com o início da construção, em 1779. Porém, dois anos antes do término da construção, a criança de 2 anos veio a falecer.

Fachada barroca da Basílica da Estrela

 

Uma outra parada gostosa para fazer durante a tarde é o Jardim das Amoreiras, um parque agradável com mesinhas para sentar e admirar a paisagem. O jardim fica colado ao Aqueduto das Águas Livres, sobre a Mãe d’Água, um lugar histórico que até hoje fornece água à cidade de Lisboa. Lá você poderá visitar o Museu da Água.

 

O Aqueduto das Águas Livres de Lisboa lembra DEMAIS os Arcos da Lapa do Rio de Janeiro

Por dentro do Museu da Água: um lugar bem diferente!

 

De lá, segui para a Praça do Comércio passando pelo Bairro do Chiado. A Praça do Comércio é rodeada pelo centro histórico de Portugal e um excelente local para tirar fotos e observar a arquitetura dos prédios antigos. A praça, que foi destruída no Terremoto de 1755, assim como grande parte de Lisboa, foi completamente reconstruída logo em seguida, sob ordens do Marquês de Pombal.

 

Com o final da tarde chegando, a estatégia é procurar um local elevado para acompanhar o pôr-do-Sol em Portugal, que é um pequeno espetáculo. Para isso, nada melhor do que ir para o Castelo de São Jorge, que conta com uma das mais belas vistas da cidade. Para chegar lá suba com o bonde direto da Praça do Comércio e desça na Mirador de Santa Luzia, o castelo vai estar do lado esquerdo.

 

Magnífico Castelo de São Jorge

 

Deixei de ir, mas coloco a dica aqui assim mesmo… Na região da Expo, um bairro novo (um pouco mais afastado de todo o resto que eu falei) está o segundo maior Oceanário do mundo e por lá tem também um teleférico.

Esse foi meu último dia na terrinha, junto aos meus pais que seguiram viagem para Amsterdam e eu, sozinha novamente, segui viagem para Berlim para finalmente encontrar o grupo Contiki!

 

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.