Baunilha na Europa: Lugares ‘locais’ para visitar em Barcelona

Published

on

Com tantos STB Friends na Europa esse ano, Barcelona se tornou um destino quente e seguindo as dicas dos meus colegas de blog, essa cidade espanhola foi a minha primeira parada da viagem.

Fui de Nova York passar o início das minhas férias em Barcelona. Nos primeiros dias, fiquei hospedada na casa de um amigo que mora lá (ótimo que ele mesmo me apresentou outros amigos e seus lugares favoritos da cidade), depois quando meus pais chegaram, fui para o Ayre Hotel Gran Via.

Barcelona é uma cidade maravilhosa que eu me apaixonei e é uma das poucas cidades que eu posso afirmar ‘eu moraria aqui’. Percebi muitas similaridades entre Barcelona e Nova York, é uma cidade viva, agitada, com uma arquitetura ímpar, uma grande cidade de pequenos bairros, onde as pessoas são super criativas, fashion e as coisas funcionam. Barcelona é segunda maior cidade da Espanha com uma população de mais de 1.6 milhões de habitantes.

A capital do estado da Catalunha, tem como idioma oficial tanto o espanhol catalão, como o espanhol castelhano. Lendo, o catalão é até parecido com o castelhano, com um pouco de francês, porém não tente entender alguém falando catalão… É impossível! De qualquer maneira, todo mundo por lá fala o espanhol que estamos acostumados e se você não fala espanhol, mas manda bem no portunhol, não irá ter problema algum!

Os primeiros dias fiz alguns passeios turísticos, mas também fui em bares e restaurantes onde os locais vão. É bacana manter essa média, mas quando você não conhece uma cidade, é bem difícil saber o que é ‘turístico’ e o que é ‘local’, só perguntando para alguém da cidade mesmo.

Em uma viagem eu prefiro ser turista na hora de visitar os pontos principais da cidade, museus, monumentos, fazer city tour e ter uma ideia boa sobre a história do lugar e sua arquitetura. Mas na hora de comprar, comer e sair para bares, eu largo o turismo de lado e gosto de descobrir onde os locais vão.

Bairro ‘Gràcia’

Esse é o bairro onde meu amigo mora e eu adorei ficar por lá. O bairro é super popular entre os jovens e é mais como uma vila, com ruas pequenas e poucos carros, ótimo para caminhar. É uma delícia andar por lá e se perder propositalmente. Você descobre novos cafés, restaurantes, praças e lojinhas super bacanas. O distrito de Gràcia era uma cidade independente até 1897 e até hoje você consegue ver diversas bandeiras separatistas nas janelas dos apartamentos por lá.

Bar Bodega Quimet

Lá no Bairro Gràcia, esse foi um dos meus bares favoritos. Não para ir à noite, mas assim como no Brasil, para apreciar uma cervejinha Moritz tipicamente catalã (o chopp lá é conhecido como ‘caña’!) com aperitivos. Os preços são ótimos e a comida é deliciosa: tapas, jamon (presunto de parma), torrada com molho de tomate (couvert super comum que fica uma delícia com outros aperitivos). Outra coisa bem típica é o vermouth, uma bebida à base de vinho e absinto.
Endereço: Carrer de Vic, 23 – Gràcia, Barcelona.

Bo Restaurante

Ainda no Bairro de Gràcia, ‘Bo!’ é ótimo restaurante. Ele fica na ‘Plaça de la Vila de Gràcia’ e é um costume super bacana dos restaurantes do bairro colocarem mesas na praça para você aproveitar a vista, lá no Bo! é assim também.
Endereço: Plaça de la Vila, 11 – Gràcia, Barcelona.

Os restaurantes mais locais de Barcelona têm o que eles chamam de ‘menu’ (que é o nosso menu do dia) e a ‘carta’ (que é o menu completo, a la carte). Se você escolher o ‘menu’ (menu do dia), você pagará por volta de $10 a $15 Euros por uma entrada, prato principal, sobremesa e, dependendo do restaurante, bebida.

Também não é obrigatório ‘gorjeta’ em restaurantes, mas é apreciado. Tem gente que deixa, tem gente que não. Não sinta-se pressionado e de 10% a 15% de gorjeta é o recomendado.

JazzSì Club

Se você gosta de lugares alternativos e jazz, esse lugar é ideal. É bem escondido e no meio do nada no bairro do Raval. Super pequeno, mas aconchegante, parece que você está em um ensaio de amigos na garagem, super recomendo! Paga para entrar, mas é baratinho. Eles também fazem concertos de flamenco no local, dependendo do dia. Veja a programação Aqui!
Endereço: Carrer de Requesens, 2 – El Raval, Barcelona.

La Champagnería – Can Paixano

Um dos lugares mais incríveis de Barcelona, super popular e lotado! Os sanduíches são absolutamente perfeitos, as porções deliciosas e, o melhor, super barato. Mas tem que ter sorte de conseguir um lugarzinho no balcão. Sentar? Nem pensar! Não existem mesas ou cadeiras. Se procura conforto, vá em outro lugar. Se procura uma experiência diferente, não perca ‘La Champagnería’. Apesar desse nome, o lugar é conhecido por sua deliciosa cava (uma bebida como champagne, porém rosa e bem docinha). Fique avisado, lá não é permitido beber sem comer!
Endereço: Carrer de la Reina Cristina, 7 – Barceloneta, Barcelona.

Algo que você irá notar nesse e em outros bares é a quantidade absurda de guardanapo no chão. É quase que um costume dos locais de jogar o guardanapo no chão após terminar seu sanduíche. Um bar como esse com muito guardanapo no chão significa que o lugar é tradicional, a comida é boa e popular. Mas cuidado, alguns bares novos estão ‘sujando’ seu chão com guardanapos para enganar os desavisados!

Restaurante Campechano

Se enquanto estiver fora de casa, passeando por Barcelona, você sentir falta da comida brasileira, do samba, forró, caipirinha, o restaurante Campechano é o lugar. Feijoada com roda de samba e muita dança todo domingo! O dono do lugar é o brasileiro ex-jogador de futebol Mazinho e a comunidade futebolística do Barsa sempre está por lá, o Ronaldinho Gaúcho, por exemplo, costumava tocar na banda de samba do restaurante!
Endereço: Carrer de Valencia, 286 – Dreta Eixample, Barcelona.

L’Ovella Negra

Minha última dica de lugares menos turísticos para conhecer é o pub L’Ovella Negra, um lugar mega agradável para ir com os amigos. O pub é como uma taverna, de estilo antigo com um quê de medieval. Lá você pode provar a tradicional sangria, pedir jarras gigantes de cerveja e petiscos locais! Para se divertir, jogue uma partida de bilhar ou dardos e, não se esqueça de tirar uma fotografia básica com cara de ovelha.
Endereço: Carrer de les Sitges, 5 – El Raval, Barcelona.

Livraria Norma Comics

Algo que me deixa muito decepcionada é que não é fácil encontrar coisas dos quadrinhos do Tintin, que eu sou louca de paixão. Andando por Barcelona, eu entrei nessa livraria de quadrinhos e fiquei maravilhada com a seleção deles. O melhor: diversas coisas do Tintin!
Endereço: Passeig de Sant Joan 7 – Barcelona.

 

Se você tiver alguma outra dica bacana local de Barcelona, deixe para a gente nos comentários!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile