AU REVOIR, LES ENFANTS

Published

on

por Hermés Galvão, de Paris.

De tudo que me foi ensinado na vida, só não aprendi a dizer adeus. O último dia de aula na France Langue foi mais emocionante que final de novela das oito (pelo menos para a ala latina da turma) e com desfecho tão apoteótico quanto aquelas festas nas quais todo o elenco aparece reunido no salão, o mocinho abraçando o vilão, chuva de balão caindo sobre as cabeças… Pois bem, c’est fini la folie e o grand finale foi digno de folhetim. A seguir cenas:

IMG_7510-1024x768.jpg

Professor Philippe chegou à sala de aula com os resultados das avaliações. Sim, todos passamos com louvor e o fervor era notório – até as supertímidas chinesas Anaïs e Maije deram seus gritinhos de alegria, ao passo que Kitti, a sueca que demorou três semanas para sorrir, soltou um “yuppie” que parecia preso na garganta desde a vitória do Abba no Eurovision! Já a ala latina da turma … bem, eu e a mexicana Tânia dançamos um mix de salsa, merengue, rumba, samba, forró, xaxado e cucaracha de tanta alegria! Até Irmã Purificación, aka Puri, agradeceu aos céus (e a mim, por tê-la ajudado a entender a função e a razão do “y” na infernal gramática francesa) pela graça alcançada e, antes de se despedir da turma e voltar para sua Espanha natal presenteou a todos com biscoitinhos conventuais de manteiga e amêndoas (divino, comemos sem culpa!) e um terço que brilha no escuro – as chinesas acharam lindo e colocaram no pescoço sem fazerem ideia do que se tratava!

Foram quatro semanas intensas, intensivas, exaustivas, definitivas; 80 horas de aula e um milhão de lembranças que jamais sairão da minha cabeça – espero que todo francês aprendido também não saia! Acabou-se o que era doce.

IMG_7516-1140x1520.jpg

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.