Apartamento de estudante ou casa de família em Londres?

Published

on

Agora que já estou há algum tempinho aqui, já entendi a diferença entre morar em apartamento de estudantes ou casa de família, então vou explicar para vocês na esperança de que fique mais fácil na hora de escolher.

Aqui na Kings Colleges, a maioria das pessoas fica em casa de família vinculada com a escola. A média de idade dos alunos é um pouco mais baixa, com normalmente entre 17 e 22 anos. Conversei com eles sobre onde eles moram e deu para ter uma ideia da diferença entre ter uma host family e morar com outros estudantes em um apartamento.

Eu escolhi apartamento de estudante pois achei que teria mais liberdade para ir e vir, e não ia precisar prestar satisfações a ninguém. Peguei um apartamento com cozinha e um quarto single, assim eu poderia ter meu espaço e gastaria menos com comida, comprando tudo mais barato no supermercado e cozinhando o que eu estivesse afim de comer.

Casa de família

Geralmente costuma ser mais barato do que um apartamento de estudante mas você não pode escolher a sua família nem o endereço exato. Mas óbvio, se for vinculado com a escola, a casa da família vai ser mais ou menos perto da sua escola. Estudantes de 16 anos pra baixo tem horário para chegar em casa e as regras da casa geralmente mudam de família para família. Algumas tem horário para tomar banho, outras, uma regra específica em relação às refeições… Nunca se sabe o que teremos que encarar. Mas quando se é mais velho, geralmente eles dão mais liberdade tipo dar a chave da casa se se sentirem confortáveis com isso.

Sua host mother faz as refeições. Café da manhã, almoço ou jantar. Dependendo da casa você pode escolher 2 entre essas 3 opções. Outra coisa boa é que você pode conversar bastante com a sua host family para praticar seu inglês. Eles vão te explicar como as coisas funcionam na sua cidade e qualquer dúvida que você tiver, pode perguntar a eles. Um dos estudantes também me contou que sua host mother lavava as roupas dele cobrando um adicional ao preço da sua estadia.

Apartamento de estudante

Eu estou em um que, apesar de ser mais caro, é bem bacana. Ele é mais caro pois não é vinculado com a escola (o que era vinculado com a escola não tinha mais vagas), mas aqui eu tenho um quarto single, super confortável, apesar de ser pequeno, e divido a cozinha e o banheiro com mais 4 pessoas. Posso trazer visitas a partir das 10h da manhã até às 23h, ou seja: meus visitantes não podem dormir aqui mas, ao contrário da casa de família, posso chamá-los para uma visita, para fazermos um almoço juntos, etc. Sinto que as pessoas que moram aqui são mais maduras, são estudantes que já estão fazendo faculdade ou alguma pós graduação, e já são mais independentes.

A parte boa é que tenho mais liberdade. A parte ruim é que tive que me virar sozinha desde o começo da viagem e agora tenho que me preocupar com muito mais coisas, tipo: fazer mercado, cozinhar, lavar minha roupa.. Mas estou encarando isso como um grande crescimento pessoal, pois vou voltar pro Brasil sabendo fazer muito mais coisas do que já sabia fazer antes. Nunca tinha morado sozinha!

Tirei algumas fotos do apartamento de estudante que eu moro, chama-se Britannia City Student Living. Olha só que fofo:

Esse é o portão de entrada do prédio. Fica colado numa delegacia, então é ótimo pois tenho certeza que estou bem segura aqui. Se bem que Londres é uma cidade muito mais segura que São Paulo, então não me preocupo muito com isso. A parte ruim é que fico ouvindo sirenes o dia inteiro! hahaha! Mas o pessoal daqui foi super receptivo comigo e a primeira impressão foi bem boa.

Esse é meu singelo quartinho. Posso dizer que depois de algumas semanas aqui, já sinto como se ele fosse a minha casa. Tive que comprar mais 2 travesseiros porque achei que esse era muito pouco, mas de resto é tudo perfeito. Eles limpam e trocam a roupa de cama uma vez por semana e o espaço é perfeito para guardar minhas coisas. Tenho aquela cômoda ao fundo com gavetas e um armário que fica naquela portinha branca ao lado da janela. O fato de ser pequeno até que é bom, pois não tenho muito espaço para fazer bagunça!

Esse é o student lounge. Agora que tenho amigos aqui no prédio, posso falar com orgulho que é o lugar mais legal! É aqui que fazemos esquenta para ir para as baladas ou simplesmente ligamos a tv e ficamos conversando uns com os outros. Tem aquecedor e cobertorzinhos (com certeza vamos usar muito no inverno) e esses sofás bem confortáveis para se esparramar e jogar conversa fora.

E aí, ficou com alguma dúvida sobre qual tipo de moradia escolher? Basta perguntar aqui nos comentários que eu respondo! Para saber notícias da minha viagem em tempo real, siga-me no twitter: @rebiscoito ;D

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.