Alguns sinais de que você está sendo bem recebido no Canadá

Published

on

Considerado um dos países que melhore recebem estrangeiros no mundo, o Canadá é figurinha carimbada na lista dos destinos preferidos dos brasileiros na hora de fazer um intercâmbio. As vantagens de se passar uma temporada por lá são muitas e vão desde o aspecto financeiro até o alto nível de qualidade das instituições.

Em linhas gerais, o dólar canadense é um pouco mais barato do que o dólar norte-americano, o que torna os custos menores para os brasileiros. As instituições de ensino frequentemente são vistas nas listas das melhores do mundo e em parte do país há dois idiomas oficiais: o inglês e o francês. Isso abre também mais possibilidades para os estudantes.

Contudo, por mais que o país seja receptivo, ainda assim é um outro país e por conta disso é natural que alguns comportamentos deles sejam diferentes dos nossos. Alguns podem estranhar as reações mais “frias” ou menos expansivas dos canadenses se comparados aos brasileiros, mas é só o jeito deles de demonstrar.

Algumas coisas fazem com que eles reajam melhor do que outras e com as nossas dicas você vai se ligar logo de início que eles estão sim satisfeitos com a sua presença. Listamos aqui alguns sinais para que você possa perceber isso.

1 – Convite para visitar a casa deles

Não confunda o fato de os canadenses serem muito solícitos e educados com uma amizade da noite para o dia ou com recepções mais calorosas. É da natureza dos canadenses eles serem mais reservados e discretos. Portanto, ao cumprimentar alguém, não estranhe se não receber beijos e abraços – eles simplesmente não têm o hábito de fazer isso

Entretanto, se por ventura você receber um convite para ir até a casa de um deles no final de semana, saiba que esse é um sinal que você já ganhou muitos pontos com eles. Normalmente, eles procuram dividir bem a vida “pública” da vida pessoal, ou seja, não há muito essa história de reunir todos na casa de alguém no final de semana.

Essa, aliás, é mais uma razão pela qual utilizar o sistema de host families em um intercâmbio é tão importante. Mesmo passando um mês ou mais no Canadá, são poucas as oportunidades que você terá para ver de perto como vive uma família canadense. Já com o host families você tem uma verdadeira imersão cultural.

2 – Valorize a sua privacidade

Você se lembra que mencionamos o fato de que é importante separar a vida pessoal da vida profissional, correto? Para os canadenses isso é levado muito a sério, seja no trabalho ou nos estudos. No começo, muitos estrangeiros na tentativa de agradar adotam o comportamento de ficar até mais tarde no trabalho e fazer horas extras.

Isso não é muito bem visto. Na cabeça deles, é importante que você tenha os seus momentos de privacidade e não que você se torne um escravo do trabalho. Sob o ponto de vista deles, é importante que você dê conta do recado no tempo que tem disponível para fazer suas tarefas e, no restante, você possa valorizar o seu lazer.

Em resumo, se você convidar um canadense para sair depois do horário de aula, por exemplo, não encare um não como um gesto de falta de educação. Eles se sentem muito mais confortáveis em dizer que preferem ir para casa cuidar dos seus afazeres do que apenas ir a algum lugar “para agradar os amigos”. Trata-se de uma forma de respeito por si mesmo e também por você.

3 – Conheça e demonstre entendimento das regras deles

Assim como nativos de outros países, os canadenses ficam muito felizes em ajudar você mesmo que seu inglês ou francês ainda não seja dos melhores – afinal, você está ali justamente para aprender, não é mesmo? Porém, o medo de errar faz com que muitos brasileiros se fechem em “panelinhas” onde só se fala português – e eles não gostam muito disso.

A dica é não ter medo. Solte a sua voz e fale sempre no idioma deles, mesmo que você não o conheça tão bem assim. Eles vão fazer o possível para entendê-lo e em hipótese alguma ficarão rindo por você pronunciar algo errado. Eles reagem muito bem quando veem o seu esforço por entender o cotidiano deles.

Isso quer dizer que, por exemplo, você deve evitar a todo custo o “jeitinho brasileiro”, uma vez que eles são muito corretos. Furar fila ou beber em um local que não é permitido, portanto nem pensar. Afinal, as regras estão lá para serem cumpridas por todos, não é mesmo?

Gentileza gera gentileza

Em linhas gerais, são raros os casos de pessoas que voltam do Canadá reclamando do comportamento dos canadenses. Pelo contrário. A gentileza está presente em cada pequeno gesto do dia a dia para a maioria deles, portanto prepare-se para ser bem-recebido onde quer que você for.

O melhor conselho é: aproveite! Você terá muitas oportunidades de conversar bastante com eles e voltará para o Brasil com um segundo idioma ainda mais afiado – e com uma grande vontade de espalhar toda essa gentileza por aqui.

Aproveite todas essas dicas e não deixe de aproveitar nada em seu intercâmbio no Canadá. É um país maravilhoso para quem quer cultura, conhecimento e aprender inglês.

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *