Durante o ensino médio, o estudante vive uma série de transformações físicas, mentais e psicológicas. E é justo nesse período que deve fazer escolhas que serão fundamentais para determinar o futuro. Poder vivenciar uma experiencia universitária antes mesmo de entrar na faculdade pode ajudar a trabalhar o autoconhecimento, descobrir habilidades e ter mais segurança para tomar decisões.
O aluno que opta por um intercâmbio de interesse acadêmico tem a chance de viver uma imersão cultural focada na profissão escolhida e pode fazer networking com pessoas de todo o mundo. Agora, imagina fazer isso em instituições prestigiadas globalmente?
Ciência Forense, Finanças, Gastronomia, Negócios e Arquitetura são algumas das áreas que o estudante pode explorar durante o pre-college. Abaixo, separamos 7 programas para conhecer mais dessa modalidade:
Jornalismo no The New York Times
Com um currículo focado na educação experiencial, o The New York Times reúne jornalistas experientes para guiar os alunos em abordagens inovadoras nos mais diferentes temas.
Opinião, cultura, moda e relações internacionais são algumas das temáticas que podem ser trabalhadas pelos alunos no curso. Por meio do diálogo e pesquisa, promovem a equidade social, incentivam a curiosidade analítica e o pensamento crítico.
Moda na Vogue
Com um currículo focado na experiência prática, o aluno que escolhe a Vogue tem a chance de experimentar vivencias reais em uma revista de moda, conhecendo expoentes da indústria, grandes empresas e um aprendizado que vai muito além da sala de aula.
Unindo expertise editorial e uma estratégia de negócios afiada, a instituição atua na promoção da diversidade, levando em conta diferentes perspectivas, reconhecendo o papel e a importância da moda em contextos culturais, econômicos, globais, locais e comunitários.
Arte na Sotheby’s
O estudante que escolhe a Sotheby’s vivencia Nova York de maneira diferente, não só como turista, mas imerso em um ambiente de cultura global, experimentando uma aprendizagem integrada e que promove a criatividade.
Nesse programa, os facilitadores são curadores, donos de galerias e articuladores de negócios da arte, focados em transmitir desde conceitos históricos a habilidades empresariais do ramo. Junto a experientes educadores, o aluno pode cursar disciplinas como arte contemporânea, negócios de luxo, logística, direito da arte e até mesmo finanças.
Leia também: Intercâmbio nas férias: diferenças entre programas individuais e em grupo
Gestão Esportiva no Manchester City
O currículo do curso explora o mundo do esporte de maneira ampla, muito além dos campos de futebol, oferecendo uma imersão prática no setor. Ministrado por educadores e gestores, trabalha todos os aspectos do ecossistema esportivo, incluindo torcedores, mídias, agentes, atletas e clubes.
Com workshops e atividades em grupo, incluindo um tour pelo Etihad Stadium e acesso aos bastidores, disponibiliza uma estrutura de aprendizado única, que promove o crescimento pessoal integrado ao profissional.
Produção Cinematográfica na UCLA
O estudante que escolhe a UCLA vivencia o mundo do cinema em Los Angeles, a capital mundial do entretenimento. Além de conhecer os princípios básicos e técnicas inovadoras, tem a chance de criar seu próprio curta-metragem e receber uma avaliação do projeto.
A grade acadêmica conta com conceitos que vão desde pré-produção como pitch de vendas, criação de roteiro, narrativa, elenco e orçamento, além de aspectos técnicos como práticas de operação de câmera, filmagem, formatação, composição, técnica de iluminação, design de som, edição e pós-produção.
Medicina em Georgetown
O aluno que pensa em seguir carreira na área da saúde pode vivenciar na Georgetown University a rotina de um verdadeiro acadêmico do setor, com aulas ministradas pelos professores da instituição. Uma das universidades mais antigas dos Estados Unidos tem entre os egressos figuras notáveis como o ex-presidente americano Bill Clinton e o ator Bradley Cooper.
Com visitas ao Georgetown Hospital e o Pasquerilla Health Care Center, trabalham os conteúdos por meio de palestras, apresentações e discussões em sala de aula. Além disso, são apresentados a disciplinas como pediatria, medicina de família, obstetrícia e ginecologia, enfermagem, cirurgia plástica, medicina de emergência, odontologia, pesquisa e ética.
Relações Internacionais em Cambridge
Com uma abordagem teórica, o estudante é levado a refletir sobre questões globais e analisar conflitos, em uma das instituições mais prestigiadas do mundo. Os professores de Cambridge promovem o questionamento e discussão em sala de aula, dando as ferramentas necessárias para que o aluno desenvolva o pensamento crítico.
Além disso, a grade conta com análise dos diferentes modelos de política internacional e a prática da diplomacia. O aluno também recebe orientação profissional, participa de seminários, recebe insights do setor, visita aos diferentes campi e eventos sociais para uma experiência completa.
Bônus: Liderança em Harvard
A mais prestigiada instituição de ensino do mundo também recebe estudantes para o curso de liderança. A Global Achievers Academy utiliza as dependências de Harvard para capacitar futuros líderes que desejam trabalhar com causas de impacto global. Nesse programa, o aluno pode utilizar todos os espaços da instituição, prédios históricos, bibliotecas, vivendo no mesmo espaço que os acadêmicos da universidade.
Desenvolvido pela EC/Embassy, o curso explora diversos aspectos da liderança estratégica, empreendedorismo, ética e resolução de conflitos, com palestrantes que são especialistas no setor. Além disso, promove visitas a atrações mundialmente famosas, museus e galerias, buscando formar cidadãos globais e conscientes do papel que exercem mundo.
Para saber todas as disciplinas oferecidas nas instituições, converse com um Especialista STB!