UNIVERSIDADES

7 MOTIVOS PARA FAZER A FACULDADE NA HOLANDA

Descubra porque a Holanda é um dos melhore países do mundo para cursar a faculdade

Published

on

Mais de 122 mil estudantes de 162 países estão atualmente matriculados em um programa de graduação na Holanda. Com qualidade de ensino entre as melhores do mundo, as universidades holandesas oferecem muitos benefícios que atraem estudantes internacionais, com cursos ministrados em inglês e preços acessíveis – especialmente se comparado a destinos como Inglaterra e Estados Unidos.

Em termos de classificação em rankings educacionais, as instituições de ensino holandesas ocupam posto fixo na lista das 20 melhores da Europa, sem mencionar aquelas que estão entre as 100 melhores do mundo. E esses são apenas alguns dos motivos para escolher o país como destino de seu intercâmbio. Abaixo, listamos 7 motivos para fazer a faculdade na Holanda. Confira!

1.     MUITOS PROGRAMAS MINISTRADOS EM INGLÊS

A Holanda tem a maior variedade de programas de língua inglesa da Europa, o que significa que quase todas as universidades do país têm uma versão em inglês dos programas ministrados em holandês. Atualmente, são oferecidos mais de 2 mil cursos no idioma, cobrindo uma ampla gama de áreas de  bacharelados, mestrados, doutorados, diplomas ou certificados.

Em geral, os professores são bilíngues e conseguem interagir facilmente com os alunos internacionais que falam inglês. Além disso, mais de 90% da população holandesa fala inglês, o que faz com que os estudantes não tenham dificuldade para se comunicar no país.

Por isso, é indicado que estudantes internacionais tenham um bom desempenho em provas como TOEFL, IELTS ou em testes de inglês semelhantes antes de aplicar para instituições de ensino holandesas.

2. CUSTO DE VIDA ACESSÍVEL

A Holanda oferece um custo de vida incrível se comparado a países como a Inglaterra e os Estados Unidos. O mesmo é válido para os cursos, que contam com valores bem competitivos para educação superior.

Isso acontece porque o ensino superior holandês é subsidiado pelo governo, o que também faz com que os estudantes possam aplicar para os mais diversos tipos de bolsas e descontos voltados para alunos internacionais.

Outro ponto que chama a atenção é que a moradia estudantil na Holanda é uma das mais acessíveis da Europa. Em Amsterdã, por exemplo, existem campi de estudantes diversos e descolados, com casas feitas em contêineres, formando uma super comunidade internacional e com um ótimo custo-benefício. 

3. MODERNIDADE NO ENSINO

As universidades holandesas são conhecidas por serem algumas das instituições mais inovadoras e modernas do mundo, e isso inclui o método de ensino bem particular adotado pela maioria delas.

Por lá, o trabalho em equipe e a prática é tão valorizado quanto as matérias acadêmicas. O ensino é tradicionalmente interativo e os estudantes são incentivados a desenvolver muitos projetos coletivos.

As turmas também são menores, justamente para estimular essa interatividade, inclusive entre alunos e professores. Além da ênfase em boas relações interpessoais, muitos elementos práticos fazem parte dos cursos de graduação, o que faz com que as universidades tenham diversas parcerias com empresas holandesas para programas de estágio, por exemplo.

4. LÍDER MUNDIAL EM CURSOS TÉCNICOS

Entre as 20 maiores economias do mundo, a Holanda conta com marcas nacionais que são potências globais, entre elas Heineken, KLM, Shell, ING, Philips e Unilever, o que permite aos estudantes muitas possibilidades de trabalho após a graduação.

Além disso, o país é líder em áreas como agricultura, gestão de água, dragagem, energia sustentável, logística, arte e design, entre outras. Isso significa que estudantes internacionais têm a oportunidade de estudar a fundo esses assuntos no país – imagina que incrível fazer um curso sobre gerenciamento de água ou construção de diques em um país no qual um terço de seu território fica abaixo do nível do mar?!

5. UM DOS MELHORES PAÍSES ESTUDANTIS DO MUNDO

Amsterdã é um dos principais destinos estudantis da Holanda. Multicultural e mente aberta, a cidade é lar de mais de 100 mil estudantes de diferentes partes do globo.

No entanto, as possibilidades vão muito além do destino. Muitas cidades holandesas são repletas de estudantes internacionais das mais diversas origens, o que torna bem provável que constantemente você conheça alguém que está na mesma situação que você.

Como boa parte da população holandesa fala inglês, a comunicação não tende a ser um problema. Inclusive, os holandeses são reconhecidos por serem pioneiros em inclusão e defensores da diversidade, o que pode tornar a adaptação muito mais tranquila para um estudante internacional.

6. FACILIDADE DE VIAJAR PELA EUROPA

Por ser um país da Europa central, a Holanda tem os ingredientes para ser a porta de entrada perfeita para viajar pela Europa. Cidades como Paris, Berlim, Bruxelas ou Luxemburgo estão literalmente a uma viagem de trem. 

Sem mencionar todos os ótimos lugares que você pode visitar dentro da Holanda com apenas um mapa e sua bicicleta – fica a dica: talvez não exista no mundo um destino melhor do que a Holanda quando se trata de rotas de bicicleta fáceis e acessíveis.

7. DIPLOMAS RECONHECIDOS MUNDIALMENTE

A pesquisa científica nas universidades holandesas é altamente valorizada em nível nacional e internacional. Dessa forma, um diploma de uma universidade holandesa pode ser muito útil para uma carreira de sucesso em qualquer lugar do mundo.

As universidades mais reconhecidas na Holanda incluem a Vrije Universiteit Amsterdam, a Tilburg University e a Erasmus University Rotterdam. Mas existem muitas outras possibilidades com destaque em áreas diferentes.

Quer saber mais sobre as universidades holandesas e sobre como ingressar em uma faculdade na Holanda? Converse com um dos especialistas do STB | Universidades e descubra possibilidades que vão mudar o seu futuro!