DESTINOS

7 MANEIRAS DE VIAJAR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Encontrar maneiras de reduzir o nosso impacto ambiental é uma responsabilidade de todos; saiba como viajar de maneira sustentável

Published

on

A viagem que você tanto planejou está finalmente chegando. Agora, é a hora de pensar em seu trajeto, revisar possíveis itinerários e tudo o que de mais empolgante envolve o seu roteiro. Tudo isso, sem deixar a sua consciência ambiental em casa.

Nos últimos anos, o mundo experimentou uma mudança significativa na forma como nos relacionamos com o meio ambiente. Nunca se falou tanto sobre sustentabilidade e um dos maiores desafios da atualidade é, justamente, encontrar maneiras de reduzir os impactos que o nosso estilo de vida produz – inclusive, quando o assunto é viajar.

Por isso, neste texto, listamos algumas maneiras de tornar as viagens mais sustentáveis. Muitas vezes, pequenas mudanças podem ter um impacto incrível. Confira!

PENSE LOCALMENTE

Durante uma viagem, definitivamente, você vai encontrar muitos novos lugares para desbravar. E a melhor coisa que pode ser feita para ajudar o meio ambiente e ainda apoiar a economia em outras regiões é comprar de produtores locais, o que inclui comida, souvenires, passeios etc.

Visite mercados locais e, se você estiver em acomodações que possibilitem cozinhar, aproveite para descobrir novos sabores e criar pratos incríveis. Você também pode visitar restaurantes especializados em alimentos da região que está viajando.

A compra de alimentos produzidos localmente é benéfica para o meio ambiente, pois significa que ele não terá viajado centenas de quilômetros até o seu prato. Dessa forma, você colocará o dinheiro de volta na comunidade, apoiará o comércio da região e experimentará comidas e lugares autênticos.

ATENÇÃO AOS SOUVENIRS

Só porque você está de férias não significa que precisa trazer para casa algumas lembranças da região, como estátuas de marfim de elefante, dentes de crocodilo ou bolsas de pele. Muitas áreas tentam vender esses produtos para os turistas que procuram por souvenires autênticos, mas existem outras formas de trazer uma recordação para casa.

Procure versões mais sustentáveis de produtos da região, como pinturas e itens tecidos à mão, como cobertores de lã. Procure galerias de arte locais ou barracas de artistas independentes e tenha ótimas surpresas com as peças que vai encontrar.  

MUDE SEU MEIO DE TRANSPORTE

Sabemos o quão grande pode ser o impacto ambiental de um voo. Portanto, é fundamental encontrar formas de compensar os danos causados por esse meio de transporte ainda inevitável.

Quando chegar ao seu destino, procure maneiras mais ecológicas de se locomover, como bicicletas e transportes híbridos. Faça passeios a pé e seja criativo – além de ajudar o meio ambiente, com certeza você encontrará uma forma muito divertida de descobrir um destino diferente.

Uma alternativa interessante para quem quer mensurar o quanto a sua jornada está deixando “pegadas de carbono” no meio ambiente é utilizar o site Carbon Footprint, que não apenas informará qual é o seu impacto, mas recomendará maneiras de compensá-lo.

CONSUMA MENOS CARNE

Muito tem se falado sobre os benefícios que a diminuição do consumo de carne pode trazer para o meio ambiente. De acordo com um recente relatório da ONU, estima-se que o sistema alimentar carnívoro representa entre 25% e 35% dos gases de efeito estufa.

Portanto, além de ajudar a diminuir o impacto ambiental, apostar em refeições veganas e vegetarianas durante a sua viagem pode adicionar inúmeras possibilidades e novos sabores à sua dieta para o resto da vida.

APROVEITE A BAIXA TEMPORADA

O turismo excessivo é uma das grandes preocupações de destinos extremamente populares, como Veneza. Os habitantes dessas regiões se queixam da superpopulação, principalmente nos meses de verão, quando o consumo aumenta e consequentemente a produção de lixo também.

Viajar na baixa temporada pode ajudar a aliviar esse problema, tornando o turismo muito mais sustentável, o que significa essencialmente que os visitantes conseguem diminuir o impacto sobre o ambiente, preservando-o para a população local o maior tempo possível.

REUTILIZE

Você sabia que reutilizar toalhas de hotel é uma das melhores maneiras de reduzir o desperdício de água? Pendurar as toalhas para mostrar que você pode reutilizá-las é muito melhor do que deixá-las no chão para serem coletadas e lavadas diariamente.

No entanto, esta não é a única coisa que você pode reutilizar. Carregar uma garrafa de água reutilizável é outra maneira incrível de reduzir o uso de plástico. Outra boa ideia é levar uma sacola reutilizável para que você não precise usar sacolas plásticas ou de papel quando estiver fora do hotel ou da sua residência estudantil.

PEGUE LEVE NA MALA

Pense sobre isso: quanto mais pesada a sua bagagem, mais pesado será o avião, o que significa que mais energia será necessária, resultando em maiores emissões de carbono.

Além disso, evitar comprar muitas roupas durante a sua viagem pode trazer outros benefícios, como a redução de resíduos têxteis – outro grande problema enfrentado pela indústria da moda.

A gente sabe que é muito tentador comprar itens diferentes durante as suas viagens, mas é importante lembrar que a chamada fast-fashion pode ser bastante prejudicial ao meio ambiente.

Por isso, lembre-se de consumir conscientemente, prefira produtores menores para que você saiba a origem do que está comprando. Outra ótima dica é aproveitar para conhecer novos brechós e feiras de antiguidades, além de colocar a energia para girar, existem grandes chances de você encontrar uma peça única e atemporal.

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *