DICAS

3 CURIOSIDADES SOBRE O HALLOWEEN

Published

on

Típica nos Estados Unidos e no Reino Unido, a festa de Halloween ficou famosa no resto do mundo graças ao cinema americano e esconde muitas histórias, simbolismos e tradições. Quer conhecer algumas delas? Então se liga nessa lista!

                     Faça um intercâmbio nos Estados Unidos e conheça a tradições do Halloween de perto!

1. A origem do Halloween   

As raízes do Halloween remetem a cultura celta, que teve seu auge durante o século III a.C. na região das Ilhas Britânicas.

Segundo historiadores, estes povos tinham o costume de realizar um ritual para comemorar o fim da época de colheita e homenagear o “Rei dos Mortos”. A festa, farta de comidas e bebidas, durava três dias e tinha início no dia 31 de outubro.

Os celtas acreditavam que, neste dia, os espíritos desencarnados voltavam à Terra e aproveitavam sua presença para fazer premonições sobre o futuro em volta de uma enorme fogueira.

 2. O nome da festa

giphy-1

Mais tarde, o ritual foi proibido pela Igreja Católica, que condenou a adoração de deuses pagãos, apelidou a data de “Dia das Bruxas” e instituiu uma versão cristã da comemoração: o Dia de Finados.

Para amenizar o clima “amaldiçoado” da festividade celta, a Igreja também criou o Dia de Todos os Santos, que passou a ser comemorado logo após o Halloween, no dia 1º de novembro.

Aliás, é daí que vem o nome da festa como conhecemos hoje: uma contração dos termos “All Hallows’ Eve”, que significa “véspera do dia de todos os santos”.

3. As lanternas de abóbora

A abóbora é um dos principais símbolos do Halloween americano, mas o hábito de esculpir rostos macabros nos legumes também veio do Reino Unido.

A diferença é que, por lá, os irlandeses usavam o nabo para construção das lanternas – em referência a uma lenda do folclore local, conhecida como “Jack O’Lantern”.

O conto fala sobre a história de Jack, um alcoólatra que encontrou e enganou o diabo diversas vezes durante suas noites de bebedeira. Dizem que, após a sua morte, Jack foi proibido de entrar tanto no céu quanto no inferno – tendo sido condenado a passar o resto da eternidade vagando pelas noites escuras.

Para iluminar o caminho, contava apenas com uma brasa de carvão e, com o objetivo de fazê-la durar mais, esculpiu um nabo em formato de lampião e guardou a brasa ali dentro.

Para afastar o espírito de Jack, os irlandeses começaram a esculpir rostos assustadores em nabos e batatas na noite de Halloween em alusão a esta lenda. Depois, quando chegaram à América, adaptaram o costume e passaram a fazê-lo em abóboras, legume que é mais abundante no país.

Descubra como é o Halloween pelo mundo. Faça um intercâmbio com o STB!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.