Waitangi Day – Descubra o Feriado da Nova Zelândia

Published

on

Kia Ora Kiwis!

Hoje é o feriado mais importante da Nova Zelândia, conhecido como Waitangi Day.

O dia, comemorado anualmente em 06 de fevereiro, celebra a assinatura do Tratado de Waitangi, em 1840, entre representantes da coroa britânica e diversos chefes Maoris da Ilha do Norte.

É considerado o documento fundador da Nova Zelândia como país e estabeleceu a paz, ao menos teoricamente, entre os britânicos e as tribos maoris indígenas à Nova Zelândia. 

O tratado estabeleceu que a Nova Zelândia teria um governador britânico e que os Maoris seriam protegidos pelo exército britânico e continuariam a ter direito a propriedade em diversas terras ao redor do país. O tratado ganhou várias versões e foi assinado por cerca de 550 chefes maoris por todo o território da Nova Zelândia.

 

Waitangi Day
 
Waitangi Day – Beautiful Sea

 

Hoje, há uma constante discussão sobre os reais termos do tratado e sua validade. Alguns acreditam que os Maoris não entenderam o que estavam assinando e que a tradução do documento foi mal feita. Também, há variantes do acordo à medida que este circulou pelo país e pelas diferentes tribos.

Alguns grupos aproveitam para incentivar a identidade Maori do país e desvincular a influência britânica, sugerindo até mesmo uma nova bandeira para o país (vejam as fotos com a bandeira com símbolo ondulado, vermelha e preta).

 

Waitangi Day
 
Waitangi Day

 

Politicagem a parte, o Waitangi é a celebração que está na raiz da atual Nova Zelândia: país que une muito bem a cultura Maori e a cultura britânica, em um mix que os nossos estudantes costumam chamar de Kiwi Style.

São os descendentes dos britânicos, andando no shopping descalços, os Maoris curtindo as baladas de Auckland e ouvindo música americana e os times esportivos que fazem a Haka (ver meu primeiro post) antes de jogos importantes. O acordo de Waitangi pode ser polêmico, mas ele está vivo no estilo de vida único dos kiwis.

 

Waitangi Day
 
Waitangi Day – Otehei Bay Resort

Para a celebração, fomos ao Balneário de Paihia, que fica ao lado da praia de Waitangi, onde o tratado foi assinado pela primeira vez. Melhor lugar para a celebração, impossível.

 

Waitangi Day – Canoas Maoris
 
Waitangi Day – Canoas Maoris em Paihia

Conferimos a feira de exposição e também a saída das canoas Maoris, com um lindo cântico na língua deles – que é oficial da Nova Zelândia, apesar de seu aprendizado não ser obrigatório. E então saí para o passeio de barco mais lindo que já fiz até hoje.

Sem sensacionalismo, a região de Bay of Islands é um lugar que encanta. Combina com grupo de jovens e de idosos, solteiros, ou casais em lua de mel. Estudantes que estejam em Kerikeri, Whangarei ou Auckland, o passeio é imperdível! Então, se você estiver em seu intercâmbio na Nova Zelândia, não perca essa oportunidade! 

Waitangi Day – Comandante do Navio
 
Waitangi Day – Hole in the Rock

 Enfim…as fotos falam por si. Happy Waitangi Day, mates!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile