Viajando de avião por dentro da Europa

Published

on

Na Europa, os países são todos relativamente pertinho um do outro e a maioria dos viajantes acaba optando por conhecer mais de um país durante sua estadia no continente. É isso que eu fiz e super recomendo planejar sua viagem para mais de um país.

Viajei de Nova York para Barcelona pela United Airlines. O segundo destino da minha viagem pela Europa foi a cidade portuguesa de Porto. Fui de avião pela RyanAir de Barcelona para Portugal. De Portugal para Berlim fui pela Easy Jet. Lá, encontrei com o pessoal do Contiki e juntos fomos para todos os outros destinos da viagem, de Berlim a Budapeste, com o ônibus do Contiki mesmo.

O vôo internacional pela United foi super tranquilo. A aeronave era nova e tinha até televisão individual atrás dos bancos. O único avião da viagem que pude assistir alguns filmes de minha preferência. Porém, a RyanAir e a EasyJet são as melhores opções de preços para viajar dentro da Europa de avião.

A RyanAir é uma das companhias aéreas que oferecem passagens super baratas. Mas tem que se tomar muito cuidado, pois eles cobram barato na passagem, mas extra em TUDO! Se você fizer check-in online eles cobram uma taxa, mas se você fizer o check-in no aeroporto a taxa é ainda maior. Eles não oferecem lugares marcados no vôo, para escolher o seu lugar você têm que pagar. Para ter preferência na hora de entrar no avião, você tem que pagar. Caso você queira ter uma refeição ou um snack, ou mesmo refrigerante, também terá que pagar a parte sobre o serviço. Lembre-se de levar uma bolacha, barrinha de cereal ou salgadinho para comer.

 

Até aí, tudo bem… O pior é quando se trata das malas. Pela RyanAir, você tem que ‘comprar’ com antecedência para despachar sua mala. O preço varia, dependendo do peso da mala: até 15kg custa $15 Euros e $20 para malas de até 20kg. Mas compre com antecedência, pois no aeroporto é MUITO mais caro.

Eu recomendo comprar logo a capacidade máxima – de 20 kilos – e regular as compras durante a viagem, ao contrário, a brincadeira acaba saindo muito mais cara. Eu fiz a besteira de comprar apenas 15 kilos e, quando fui pesar, minha mala estava com 18 kilos. Eles não têm tolerância, se sua mala tiver um pouquinho mais pesada do que deveria, você terá que pagar. Como era muito caro para pagar o extra (acho que $20 Euros o kilo extra), achei melhor abrir minha mala ali mesmo no aeroporto, tirar os kilos extras e colocar na minha mochila que levei junto comigo no avião.

 

Na EasyJet você não precisa comprar uma mala para despachar, já vem com a compra da passagem. Porém, eles também são super rígidos quanto ao peso das malas. Também vale a pena se prevenir, regulando as compras no começo da viagem – antes de pegar avião para outros países europeus – para não se arrepender com o peso da mala no aeroporto.

Na real, é mais rápido viajar de avião, mas muito mais desgastante também. Ter que passar por check-in, controle de bagagem, segurança, fila para entrar no avião, etc, etc…

Eu fiquei MUITO feliz de encontrar com o pessoal do Contiki no tour ‘Berlim a Budapeste’ e saber que o resto da viagem seria de ônibus e eu não teria que me preocupar com nada disso novamente! Aí sim pude fazer minhas comprinhas e curtir a viagem sem peso na consciência de estar ‘enchendo a mala’.

Existem diversas opções de viagem por dentro da Europa: trem, alugar um carro, ônibus e, claro, a mais rápida, avião. Porém, lembre-se dessas dicas se for optar por viajar de avião!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile