Desbravando o Nepal

Published

on

Um dos países mais escondidos da Terra fica ali, encravado no Himalaia, entre a Índia e o Tibet. A turma costuma chegar por lá para escalar o Everest, a partir da capital Kathmandu. Mas a nossa dica é seguir para o norte, inóspito e misterioso. O destino final é a cidade sagrada de Lo Manthang, capital da província de Mustang, onde até hoje vive-se como nos tempos do Reino de Lo  (isso em 1380!). De lá para cá pouca coisa mudou. Mesmo: não há eletricidade, nem telefone –  apenas agricultores e monges (o último censo, de 2001, contou 876 moradores no vilarejo). Conexão direta só se for com o divino!

Monges

Mulher orando

Montanhas coloridas

E o que tem para fazer? Nada de natureza mundana, é bom alertar. Mas o que vale mesmo é a caminhada de quatro dias até lá (a pé ou de bike) a partir de Jomso. Dureza? Pode ser, mas como no Caminho de Santiago e na Trilha Inca, o que está em jogo não é a disposição física, mas a intenção espiritual.

Homem andando de bike

Celebração no Nepal

A aventura atravessa montanhas, neve e deserto, e pela trilha aparecem pequenas cidades medievais com seus monastérios e habitantes alegres e tão coloridos no vestir. É zen total, contagia. Cercado de silêncio por todos os lados, mas não se sentindo absolutamente só, a gente tem a sensação de estar mais vivo do que nunca, incrivelmente vivo. Impossível não ficar em paz quando se está mais perto do céu.

Festival no Nepal

Pastor com suas ovelhas no Nepal

Tem que ir, ok? Quando? Março e abril, outubro e novembro. Importante lembrar que é preciso visto para entrar no Nepal e outro visto com permissão para trekking na região.

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.