IRLANDA

Tudo sobre intercâmbio na Irlanda

Entenda o que é preciso para estudar e trabalhar na Irlanda

Published

on

A Irlanda é um dos países mais buscados pelo público brasileiro quando se fala em estudo e trabalho no exterior. Com uma população de pouco mais de 5 milhões de habitantes, 12% destes não irlandeses, o país oferece de forma facilitada o visto de residência temporária para alunos de vários países do mundo.

Com um bom custo de vida, oportunidades de emprego e comodidades de um país europeu, a Irlanda se torna atrativa para muitos estudantes. Veja tudo o que você precisa saber sobre o intercâmbio na Irlanda:

Conteúdo relacionado: Principais vantagens de estudar e trabalhar na Irlanda

Quais as opções de intercâmbio na Irlanda?

Alunos internacionais podem optar por diversos tipos de intercâmbio, desde cursos de idioma, preparatórios para exames como IELTSe Cambridge, cursos com foco profissional, e até cursos de nível superior.

O tradicional programa de estudo e trabalho na Irlanda tem a duração de 25 semanas de curso + 8 semanas de trabalho. Para os que optam por cursos de inglês, existem também opções a partir de uma semana.  Porém nessa alternativa, não é possível conciliar com o trabalho no país.

Cada tipo de curso tem regras específicas em relação à aplicação do visto e permissão de trabalho. É essencial que o estudante consulte um especialista para entender as normas específicas do programa escolhido.

Quais as vantagens de estudar na Irlanda?

Com uma grande diversidade de nacionalidades, o aluno terá uma experiência de imersão enriquecedora, desenvolvendo o idioma consideravelmente mais rápido, o que pode ampliar ainda mais as oportunidades de conseguir um bom trabalho tanto na Irlanda, como ao retornar ao Brasi.

Aliás, o aluno que escolhe a Irlanda tem a oportunidade de trabalhar enquanto estuda no país, podendo inclusive se manter e custear o próprio intercâmbio com o salário recebido. Além disso, conta com uma localização privilegiada, flexibilidade para a obtenção de vistos e custo de vida competitivo em relação a outros países da Europa, com o adendo de que o inglês é um dos idiomas oficiais da ilha.

Quais as exigências para fazer o programa de estudo e trabalho na Irlanda?

Ter mais de 18 anos, disponibilidade para ficar por pelo menos 25 semanas no exterior e a permissão de trabalho em mãos. Qualquer pessoa pode estudar e trabalhar na Irlanda, desde que tenha em mãos a permissão de trabalho. No caso desse programa de intercâmbio, o aluno ingressa como turista e fica responsável por fazer o processo de visto temporário após entrar no país. 

Como é o processo de visto?

Normalmente, ao passar pela imigração, é pedido o passaporte, passagem de ida e volta e carta da escola. Podem solicitar também o extrato bancário, seguro saúde e carta de acomodação, mas não há uma regra. Nesse momento, o passaporte é carimbado com 90 dias de permanência (visto de turismo).

Pelo Tratado de Schengen, não há a necessidade de visto para brasileiros estudarem na Irlanda por até 90 dias. Assim, é possível entrar no país como turista e, sem ter autorização para trabalhar. O aluno então fica responsável por fazer o processo de visto temporário após entrar no país.

Este visto pode ser renovado por duas vezes, estendendo o tempo de permanência do estudante internacional na Irlanda por até 24 meses. Para conseguir renovar o visto, é fundamental que o estudante mantenha pelo menos 85% de frequência nas aulas, pois terá de comprovar essa informação.

Posso conseguir um trabalho mesmo sem falar inglês?

Sim. Existem diversas oportunidades de trabalho, desde quem tem conhecimento básico até os mais avançados. Quanto maior o conhecimento do idioma, maiores serão as chances de conquistar vagas disputadas.

Qual a melhor cidade para morar na Irlanda?

Em geral, a capital Dublin é a cidade mais buscada por alunos internacionais. Conhecida por seus pubs, castelos e museus, tem uma população acolhedora e multicultural. Mas outros destinos, como Galway, também estão no radar dos estudantes. Famosa cidade estudantil na costa oeste da Irlanda, é capital cultural do país, com diversos festivais durante todo o ano.

Veja algumas opções de cursos na Irlanda:

Curso de Inglês com Trabalho em Dublin

Todos os alunos seguem o curso English for Life, garantindo que adquiram habilidades de comunicação essenciais para interações diárias em um país de língua inglesa. Localizada no centro de Dublin, a Babel possui dois prédios no coração da cidade, ao lado da O’Conell Bridge, a 200 metros do Temple Bar e 300 metros do Trinity College.

Curso de Inglês em Galway

O Curso de Inglês da Galway Cultural Institute faz com que o aluno se sinta mais confiante para se comunicar no idioma. Os professores utilizam situações comuns do dia a dia para desenvolver na prática as habilidades de escrita, leitura e conversação dos estudantes. A escola está localizada na região costeira de Galway, a 50 metros das águas do Atlântico, onde os estudantes costumam passear na orla, fazer piquenique e nadar.

Curso de Inglês para Negócios em Dublin

Ideal para estudantes que desejam desenvolver habilidades e vocabulário do idioma inglês com foco em negócios. O programa abrange uma variedade de tópicos relevantes, como networking, marketing, comunicação, negociação e linguagem profissional. A Kaplan Dublin está instalada em um charmoso edifício do século XIV, as margens do rio Liffey, localizado na movimentada área do Temple Bar.

Quer saber mais sobre a Irlanda? Fale com um Especialista STB e saiba todas as oportunidades de estudar e trabalhar no país.